segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Se deixarem, o Flamengo escapa e ninguém mais alcança

Demorou, mas o Campeonato Brasileiro começa a pegar, depois de 15 rodadas, com mais de um terço dos 38 jogos previstos já disputados.

Gaúcho, decisivo - Foto: Alexandre Loureiro/VIPCOMM
O Flamengo do redivivo Vanderlei Luxemburgo lidera com 33 pontos, seguido pelo Corinthians com 32. Curiosamente, a esta altura do Brasileirão de 2010, também após 15 rodadas, o líder era o Fluminense de Muricy Ramalho, com os mesmos 33 pontos (o Flu, como se sabe, veio a ser campeão), enquanto o Timão era, como hoje, vice, com 31. Ou seja, o Alvinegro este ano faz, até o momento, uma campanha um ponto inferior à de 2010.

Logo atrás de Flu e Corinthians, entre os times que completavam o
G-4 passadas as primeiras 15 rodadas no ano passado, vinham Botafogo (que terminou em 6°) e o surpreendente Ceará (que estava em 4° e foi parar no 12° lugar ao término do campeonato). Este ano, São Paulo (31 pontos) e Vasco da Gama (27) completam o G-4. Mas, com os mesmos 27 pontos, o Palmeiras, em 5°, iria à Libertadores porque o Vasco vai como campeão da Copa do Brasil*.

A verdade é que, pelo andar da carruagem, o Flamengo se credencia, hoje, como favorito. Não só pela liderança, mas porque o bem armado time de Luxemburgo ainda conta com alguns jogadores que fazem a diferença (o goleiro Felipe, o lateral Léo Moura, o meia Thiago Neves e, claro, Ronaldinho Gaúcho, que tem decidido sistematicamente). Além de tudo, é líder.

Foto: Maurício Val/VIPCOMM
O pior, para os adversários, é que Vanderlei, com o Rubro-negro, reencontrou a chamada química e parece estar mais focado no futebol e no que melhor sabe fazer. Não foi à toa que Santos e Flamengo fizeram o melhor jogo do campeonato (relembre aqui). A zaga de seu time ainda vai receber o reforço de Alex Silva (ex-São Paulo). Se deixarem o Flamengo escapar muito, ninguém mais o pegará.

Seleção esvazia Santos x Corinthians

Por falar em Corinthians, nesta quarta-feira, 10 de agosto, tem o clássico com o Santos na Vila Belmiro. Partida muito importante para ambos, o Alvinegro da capital porque disputa a liderança (um empate lhe devolve o 1° lugar), e o da baixada porque precisa sair do 16° lugar (14 pontos) e subir para mais perto de onde deve estar (com a ressalva de que o Peixe tem três jogos a menos). Reconheço ser difícil a esta altura o Peixe focar o Brasileiro, infelizmente, pois o time de Muricy tinha tudo para brigar pelo título. Seja como for, o clássico  poderia ser eletrizante, não fosse a seleção brasileira.

Desculpem a sinceridade, mas essa maldita seleção mais uma vez tira do Santos suas principais estrelas, num clássico. Neymar e Paulo Henrique Ganso enfrentam a Alemanha na mesma quarta-feira, em amistoso. Elano não foi convocado (pelo menos isso) e pega o Corinthians, do qual Mano Menezes convocou o volante Ralf. É estranho, mas parece que hoje tem muito mais jogos de seleções do que antigamente. Mal acaba a Copa América e já tem jogo dessa
m#*°* outra vez.

Vou torcer para a seleção de Mano Menezes e Ricardo Teixeira tomar um chocolate da Alemanha.

Atualizado às 13:36

Nenhum comentário: