sábado, 13 de agosto de 2011

No Serra Dourada, Santos dá vexame, perde de 2 a 0 e toma "olé" da torcida atleticana


Em sete partidas fora de casa pelo Campeonato Brasileiro de 2011, time da Vila coleciona seis derrotas e um empate

Como após o tricampeonato da Libertadores, continuo achando que a torcida do Santos não tem do que reclamar em 2011, ano em que, como 2010, o time ganhou tudo no primeiro semestre e entrou de férias no segundo. Este ano, o Paulista e a Libertadores; na temporada passada, estadual e Copa do Brasil. Quatro títulos em dois anos não é pouca coisa.

Só que, com todo o respeito, ao levar 2 a 0 e terminar uma partida contra o fraco Atlético-GO tomando “olé” da torcida, após mais uma apresentação abaixo da crítica, vergonhosa mesmo, começa a extrapolar os limites. A derrota do Alvinegro foi a sexta do time de Muricy em sete partidas fora de casa no Brasileiro! Há muito tempo o Santos não tem uma estatística tão ruim. Perdeu de Botafogo, Figueirense, Palmeiras, Atlético-PR, Vasco e Atlético-GO. Longe de seus domínios, o time conseguiu um mísero pontinho, contra o Cruzeiro.



Apatia do time, do craque e do técnico

O que preocupa é a clara apatia do time. “Nós não podemos achar que o ano acabou”, disse o lateral Léo depois do vexame no Serra Dourada. Até Muricy Ramalho está apático, quase o tempo todo sentado no banco, quieto. Por quê? E Neymar, que mesmo quando joga mal joga bem, hoje esteve apagado. Preocupante.

A partida contra o Atlético Goianiense, que marcou muito bem no primeiro tempo e arriscou mais no segundo, foi tecnicamente fraquíssima. Um duelo de segunda divisão. No primeiro tempo, se arrastou enfadonhamente. A bola não chegou a Borges em nenhum momento enquanto ele esteve em campo. Paulo Henrique Ganso continua irreconhecível, sem vontade, errando passes fáceis. Sem armação, o time dependeu da penetração do bravo Arouca, esforçado mas igualmente errando passes de três metros. O volante Henrique nem marcou bem nem apoiou.

Falta de ousadia

Muricy realmente não consegue ser ousado (o que irritava muitos são-paulinos, lembre-se), e por isso tem responsabilidade, sim, sobre a situação constrangedora que vive o Santos hoje. Sem Elano, preferiu encher o meio de campo com três volantes, Henrique, Arouca e Adriano, o que é um "desagero" (como diria minha avó) contra um adversário como o glorioso Atlético-GO. Ponto. E não adianta dizer que Arouca jogou mais avançado, porque não é a dele. Tinha o jovem e talentoso meia Felipe Anderson no banco, e o treinador só o colocou em campo após sofrer 2 a 0. Muricy também não gostava de colocar Alan Patrick em campo, outro meia que, vendido para o Shakhtar Donetsk, foi uma grande perda para o time neste semestre.

Tirar Borges para pôr Alan Kardec foi uma alteração tão infeliz que, simbolicamente, no momento em que a substituição era feita os goianos anotaram o segundo tento (observe isso no vídeo dos gols do jogo, acima). Não que Alan Kardec não mereça chances, é um bom jogador, mas o problema não era Borges, que não apareceu porque a bola não chegou.

Com 15 pontos, o Santos caiu para a 15ª posição, embora ainda deva dois jogos adiados.

Realmente não considero a hipótese de o Santos cair para a segunda divisão. Mas essa situação estranha está começando a incomodar os torcedores mais tolerantes.

Um comentário:

Felipe Cabañas da Silva disse...

É bem absurdo imaginar que esse time do Santos vá ficar nessa. Perdeu peças importantes, os velhos intere$$es, e o Ganso não joga mesmo, há algum tempo, embora eu ache que ele tenha feito uma boa Copa América. Mas devemos lembrar que o Santos passou quase toda a segunda fase da libertadores sem o Ganso, e que em praticamente todos os jogos teve algum desfalque importante.

E apesar de terem saído algumas peças, chegaram outras interessantes, como o Borges, que é bom jogador. Acho que a molecada está mais com a cabeça longe. Neymar diz que fica, mas uma hora ele vai sair, evidentemente, mesmo o mais otimista dos santistas sabe disso.

Acho que o risco para o Santos não é cair para a série B, mas chegar ao mundial e "mazembar"...rsrs... O que eu definitivamente, ainda que corintiano, como os companheiros sabem, não quero que aconteça. Quero que o Santos empate com o São Paulo em libertadors e mundial pra tirar discurso de algumas vozes arrogantes que vêm lá do Morumbi.