domingo, 28 de agosto de 2011

Corinthians termina primeiro turno como líder. Mas faltam 19 rodadas


Após a rodada de encerramento do primeiro turno, com vários clássicos estaduais, Timão perde o derby mas é líder. Santos e São Paulo ficam no empate. Grêmio bate o Inter e o Galo ruma para o abismo. Veja os gols de Santos 1 x 1 São Paulo e Palmeiras 2 x 1 Corinthians abaixo.


Clique na tabela para ampliar
Print do Cartão Laranja
Pronto, terminou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro no superdomingo de clássicos. O Alvinegro do Parque São Jorge mantém a liderança, embora nesta segunda-feira os corintianos tenham que encarar as gozações inerentes ao fato mais marcante do domingo para a Fiel, a derrota no derby de São Paulo: Palmeiras 2 x 1 Corinthians. O time comandado por Tite continua em sua trajetória descendente, mas para sua sorte o Flamengo estacionou. Mas o Botafogo vem subindo, o São Paulo e o Vasco estão apenas dois pontos atrás.

Santos 1 x 1 São Paulo foi um jogo (o que vi no domingo) menos empolgante do que pareceu que seria no início. Mas isso porque jogar com o São Paulo não é fácil. A tática do time do Jardim Leonor na primeira metade do primeiro tempo foi bater, uma tática de timinho. Tanto que aos 15 minutos do primeiro tempo já tinha dois cartões amarelos, embora merecesse mais. Aos 29, Carlinhos Paraíba já era expulso, por jogo violento (dois amarelos). Mesmo com um jogador a mais a partir daí, o Santos não conseguiu impor o fator casa e, graças ao talento de Lucas, terminou a primeira etapa perdendo  de 1 a 0.

No segundo tempo, quando tudo parecia indicar a vitória são-paulina, Paulo Henrique Ganso – que não jogara rigorosamente nada até então – empatou o jogo num petardo que entrou no ângulo de Rogério Ceni. O 1 a 1 final foi justo.

Grande jogo foi Fluminense 1 x 2 Botafogo, no sábado, que vi. Quinto colocado, apenas três pontos atrás do Corinthians, o time de General Severiano é uma boa surpresa, principalmente porque está não apenas ganhando como jogando um futebol insinuante, rápido e inteligente, com Renato organizando o meio campo e Loco Abreu comandando a linha de frente. Vasco e Flamengo ficaram no 0 a 0, em partida marcada pelo grave problema sofrido por Ricardo Gomes.

Grêmio 2 x 1 Internacional, nenhuma surpresa. Diziam que o Inter era favorito, o que é um equívoco, pois nem mesmo o maior rival do Grêmio pode ser considerado favorito no Olímpico. Deu a lógica.

E Atlético-MG 1 x 2 Cruzeiro também foi lógico, e só mostrou que o Galo caminha a passos largos e resolutos para a segunda divisão.

No clássico catarinense, Figueirense 2 x 3 Avaí. E no clássico nordestino, Ceará 3 x 0 Bahia.

Sobre a liderança do Corinthians ao fim do primeiro turno, uma palavra. Desde que o Brasileiro passou a ser disputado por pontos corridos, em 2003, foram oito campeonatos. Em seis deles os “campeões” da primeira fase garantiram a taça no final: Cruzeiro (2003), Santos (2004), Corinthians (2005), São Paulo (2006 e 2007) e Fluminense (2010).  Apenas São Paulo e Flamengo, campeões em 2008 e 2009, não terminaram o primeiro turno na liderança. Grêmio e Internacional, respectivamente, eram os líderes ao fim da metade inicial naquelas temporadas.

Veja os gols de Santos 1 x 1 São Paulo




Os gols de Palmeiras 2 x 1 Corinthians

Atualizado à 01:00

8 comentários:

João disse...

ganhar do time da marginal sem numero nao tem preço.

"quando surge o ALviverde imponente" o time deles treme... sempre foi assim. e vai ser sempre !

Paulo M disse...

Alguns comentários apontaram o clássico catarinense como o melhor da rodada. Ótimo jogo mesmo. O Sansão ficou devendo algo, mas achei movimentado em alguns momentos, e no final as marcas indeléveis de Lucas e Ganso. O gol do SP foi individual; o do Santos, uma bela troca de passes coletiva na frente da área adversária. No Rio e em BH, nada novo, exceto pela lamentável ocorrência com o Ricardo Gomes. O melhor mesmo, pra mim, ficou para o Derby. Dessa vez nos demos bem, com destaque para o Fernandão (quem sabe uma revelação vinda do Guarani) e do sempre Marcos Assunção. A camisa também pesou he he: o Palmeiras pôs uniforme branco, obrigando o rival a vestir preto sob o calor infernal de Presidente Prudente. Agora é pegar o Botafogo no Rio pra tentar três pontos dificílimos. Abraços e boa semana a todos.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Infelizmente o Palmeiras tem a supremacia no Derby. Mas é uma supremacia apertada, achp que somente 6 vitórias a mais. Mas também tem as indeléveis eliminações em dois anos seguidos na libertadores. Infelizmente, o Corinthians nas últimas décadas se apequena diante do Palmeiras, da mesma forma que op clube lá do morumbambi fica pequenininho frente ao Corinthians. A diferença é que nós assumimos nossas fraquezas...

Felipe Cabañas da Silva disse...

Uma palavrinha sobre o meu timão no brasileirão deste ano. É fato que em pontos corridos essas oscilações são mais que normais. É fato também que não tem ninguém jogando muito mais que a gente. O Flamengo estagnou e o São Paulo não vence há quatro rodadas.

Mas também é fato que jogando o que jogou contra Figueirense e Palmeiras o Corinthians não vai ser campeão. Eu acredito que a entrada do Adriano vai dar outro gás pra esse time, e o Tite precisa arrumar o setor de criação do meio campo, porque o Danilo é muito instável, e Danilo e Alex junto foi um fiasco. Abre o olho Tite...

Eduardo Maretti disse...

Pois é, corintiano, mas uns posts atrás eu falei que a batata do Tite tava assando e vossa senhoria contestou! hahaha. Adenor, o homem da plausibilidade, está longe de ser unanimidade na torcida e no clube Corinthians. Portanto, após perder do Palmeiras, que abra o olho mesmo...

E, caro Paulo M, Botafogo e Palmeiras deve ser um belo jogo. O Botafogo faz um campeonato muito bom com Caio Junior, quem diria! Renato no meio de campo joga muito. (Pena que não voltou pro Santos, onde foi campeão brasileiro em 2002). Mas o Palmeiras de Felipão com certeza vai endurecer. Deve ser um jogo bem interessante e imprevisível.

valeu

alexandre disse...

Verdão de parabéns. De virada é mais gostoso. Ganhamos um jogo importante. Com justiça e com boas atuações de Luan, Fernandão, parece ser um matador, tem pinta, chegou na hora certa. Goleador vindo do guarani, de onde saiu un dos maiores ídolos do Palmeiras,; Evair. Vamos nessa encarar parada dura contra o Fogão, com desfalques. Não vi nada do jogo, poucos comentários.
boa semana a todos e abraços. eu eu eu o corinthians...

Felipe Cabañas da Silva disse...

Não quis dizer pro Tite abrir o olho em relação ao próprio emprego, mas em relação ao time. Alguma coisa nesse time tem que mudar, o que não significa que o Tite vai perder o emprego ou que vamos cair fora do G4... Ainda não vejo ninguém jogando muito mais que o Corinthians, e a queda de produção lá me cima é generalizada: reportagem da Folha hoje mostrou que os três primeiros, nas últimas quatro rodadas, tiveram aproveitamento de rebaixados... Desse jeito não vai dar nem Corinthians, nem Flamengo e nem São Paulo: vai dar é Vasco... rs...

Eduardo Maretti disse...

Ou Botafogo, se não for fogo de palha, mas parece que não é. O Vasco, que já está na Libertadores e ainda mais com esse problema do Ricardo Gomes, acho improvável. Se o Palmeiras ganhar do Botafogo lá, quarta-feira, entra no páreo...