sexta-feira, 1 de abril de 2011

A simbologia, o fato e a foto

 Este post entra na série "Pensamento para sexta-feira"

Acho essa foto de José Cruz (Agência Brasil) impressionante.


José Cruz/ ABr


Mas não é só o símbolo ou o fato político. É a foto em si. O enquadramento, as personagens flagradas cada uma em sua grandeza particular. O olhar de Dilma Rousseff (o centro da foto, o centro da história) fixo em algo que parece estar na mão do corpo do morto; a composição das três mulheres no quadro, fechando um primeiro plano em que formam um triângulo; a perplexidade diante da morte, congelada nos gestos de todas as personagens; o tempo histórico, que a fotografia incorpora como se fosse um filme.

Faz lembrar A Imortalidade, de Milan Kundera.

Observação: a imagem postada aqui é em baixa resolução e graficamente pequena. Mas ela pode ser melhor entendida se vista em alta resolução aqui, neste link.

Se agências nacionais e internacionais têm flagrantes muito parecidos com esse, não interessa. O fato é que essa, das que vi, é a foto.

3 comentários:

alexandre disse...

realmente edu, essa é a foto. Muito pertinente sua análise. A Foto do Sérgio Lima, da Filha, também é muito boa. Muito forte esse momento político histórico retratado nessa foto. Vamos ver o que vai rolar daqui pra frente.

Edu Maretti disse...

A foto do Sérgio Lima não vi. Não tem um link?

alexandre disse...

A foto da internet está cortada, uma burrice, só no jornal impresso da Folha. Mas enquadra somente os dois, Dilma, Lula aos prantos e o corpo de José Alencar.