segunda-feira, 11 de abril de 2011

Domingo difícil para comentar futebol: você não sabe se dorme ou se vê o jogo

No “minuto de silêncio” pelas vítimas da chacina na escola em Realengo, no Rio, foi constrangedor a bateria da torcida (realmente não sei se do São Paulo ou do Noroeste) insistir em fazer barulho enquanto os jogadores dos dois times faziam uma roda para homenagear os mortos. O Luciano do Valle chamou a atenção para essa grosseria tosca.

Sobre futebol propriamente dito, um domingo difícil para comentar.

O campeonato paulista está numa fase que você não sabe se dorme ou se vê o jogo. Eu sempre defendi os estaduais, mas com 23 datas (19 na fase de classificação mais quatro nos mata-matas) é insustentável. Com a nova fórmula mediocrizante em 2011 de se classificarem oito times (e não quatro, como nos anos anteriores) para as fases finais, a Federação Paulista de Futebol conseguiu afastar até pessoas que defendem o estadual.

Os times grandes paulistas expõem a integridade de jogadores como Neymar e Lucas (para citar os dois melhores) em 19 rodadas que, na prática, não valem nada. Os clássicos são o único atrativo, agora que o sistema de disputa é feito para que Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo se classifiquem. São Caetano (8°, 26 pontos), Paulista (9°) e Portuguesa (10°), ambos com 25, disputam a última vaga no G-8. As outras sete equipes já estão definidas, até esta penúltima rodada, nessa ordem: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Oeste, Mirassol e Ponte Preta. Torço para que a 8ª vaga seja da Lusa, que conseguiu importante vitória contra o Paulista em Jundiaí no sábado por 1 a 0, desde que, havendo um duelo com o Santos, o xerife Domingos não esteja em campo.

Uma palavra sobre cada um dos grandes:


Muricy e Neymar na estreia/ Foto: Divulgação SFC

Da estréia de Muricy Ramalho pelo Santos não se poderia esperar muito, tanto pelo contexto acima quanto pela situação do time hoje, que luta na quinta-feira, 14, contra o Cerro Porteño pela permanência na Libertadores, tendo que vencer lá no Paraguai. O 0 a 0 fora de casa com o Americana (esse time de aluguel que era Guaratinguetá e se mudou de endereço e de nome) não muda nada na programação do Peixe, que jogou com time misto. Começou no 4-3-3 variando para o 4-4-2 no segundo tempo. Não ver o volante Adriano em campo já foi significativo. Vai ser mais difícil com Muricy o Santos continuar tomando gols absurdos em contra-ataques mesmo vencendo o jogo, como aconteceu nos dois jogos com o Colo Colo, principalmente o da Vila.

O Palmeiras segue em vôo de cruzeiro no Paulistão. Com a vitória tranqüila sobre o Grêmio Prudente, sábado, por 2 a 0, lidera o campeonato. Resta saber se o time vai corresponder ao que espera a torcida palestrina, que não agüenta mais, nos últimos anos, ver o time perder na hora em que de fato a onça bebe água. Na quarta-feira, o time de Felipão pega o Santo André pela Copa do Brasil.


Adriano: marketing arriscado/ Foto: Reprodução
 O Corinthians só tem o Paulistão no semestre. Perdeu do São Caetano de 2 a 1 neste domingo e luta com o Santos pela 3ª ou 4 ª vaga na última rodada do Paulistão. O que não significa nada. Ficar em 1° ou 4° dá na mesma. O azar vai ser do time grande grande do G-4que pegar a Ponte Preta nas quartas, porque vai ter que jogar um pouco mais. No Timão, a notícia do dia, além da derrota para o Azulão, foi a apresentação de Adriano, que tem tudo para emplacar a alcunha Gordo 2. Acho que esse casamento Gordo 2 e Corinthians não vai dar em nada.

E o São Paulo também segue em vôo de cruzeiro, no Paulistão (mas passou pelo Santa Cruz no sufoco, pela Copa do Brasil), o que a fácil vitória sobre o Noroeste em Bauru, por 3 a 1, confirma. No dia 20, o Tricolor enfrenta o Goiás no Serra Dourada pela CB, o torneio que Rogério Ceni um dia disse que não se imaginava jogando, mas está jogando, e dando duro, pra ver se encurta o caminho à Libertadores.

Atualizado às 21:54

2 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

A minha primeira reação sobre o Adriano no Corinthians foi negativa. Em primeiro lugar, por estar em fim de carreira (sou sempre a favor da molecada, com gás e vontade de vencer, e o Corinthians sempre teve tradição de investir em categorias de base, por isso é o maior campeão da copinha, chegando a 14 finais e vencendo sete delas). Esse negócio de jogador superstar em fim de carreira, para puxar marketing e assim atrair grana para o clube está me incomodando bastante, e, como é óbvio, nem sempre dá bons frutos. O Ronaldo viveu uma fase linda no Corinthians, e depois foi um fiasco, porque dizer que o Ronaldo jogou o Campeonato Brasileiro de 2010 é piada. O Roberto Carlos não deu certo. Jogou meia dúzia de partidas boas no brasileiro e depois morreu.

Em segundo lugar, porque o Adriano tem essa fama de irresponsável. Não me incomoda o que ele faz com o próprio corpo, como ele quer viver a própria vida, se ele gosta de funk ou de travestis. Mas isso não pode interferir no trabalho, e alguns me chamarão de careta (pouco importa), mas jogador de futebol tem sim de manter uma disciplina mínima, porque é um esporte de altíssimo (e cada vez maior) desgaste.

Em terceiro lugar, porque o Adriano não é o Ronaldo, um gênio do futebol que vale a pena ter no time em qualquer circunstância.

Mas agora estou disposto a ver o que acontece, e, sem querer dar uma de paulista arrogante, acho que nos clubes de SP a questão disciplinar é levada um pouco mais a sério, o que faz com que haja uma certa pressão (dirigentes + imprensa) para que o cidadão ande na linha. Se o Adriano perder um pouco de peso e maneirar na balada acho que ele pode ser positivo pro Corinthians. Além do mais, tem o fato de que é o jogador ideal (se estiver em plena forma) para fazer dupla com o monstro Liedson.

Luciano disse...

Felipe...

tenho a impressão que o Adriano vai dar certo sim... mas quem vai se dar melhor mesmo será Liedson...