segunda-feira, 25 de abril de 2011

No Paulistão só deu a lógica: Santos x São Paulo e Palmeiras x Corinthians na semifinal

O Campeonato Paulista chega à semifinal tediosamente lógico. Com a fórmula de classificar oito times para as finais, proporcionou 19 rodadas inúteis. Assisti aos quatro jogos das quartas de final. Apesar dos resultados apertados, nenhum dos quatro grandes teve maiores dificuldades e os resultados deixaram as zebras longe:

Santos 1 x 0 Ponte Preta
Corinthians 2 x 1 Oeste
São Paulo 2 x 0 Portuguesa
Palmeiras 2 x 1 Mirassol

As semifinais estão definidas com dois confrontos de quatro grandes no próximo fim de semana, 30 de abril e 1° de maio:

Santos x São Paulo (sábado, 30/04 - Morumbi - 16h)
Palmeiras x Corinthians (domingo, 1°/05 - Pacaembu - 16h)
*Atualizado às 15:32.

Reproduzo neste post, abaixo, os dois gols que me pareceram os mais bonitos entre os nove assinalados nas quatro partidas das quartas: o de Neymar e o de Valdívia.

Santos 1 x 0 Ponte Preta

O Santos bateu a Macaca por 1 a 0 sem sustos, a não ser uma bola na trave de Rômulo aos 34min do segundo tempo. Muricy Ramalho resumiu assim a evolução do time nos últimos jogos: "Não estamos tomando contra-ataque, isso está chamando atenção. Antes era um time que só atacava e não marcava. Hoje é um time que ataca e marca também".

O zagueiro Edu Dracena, muito criticado, inclusive por este blogueiro, analisou: “A colocação dos jogadores na frente da defesa melhorou bastante. Hoje todos os jogadores sabem o que fazer dentro de campo”. Em outras palavras, antes (com Adilson Batista e Martelotte) os jogadores não sabiam o que fazer dentro de campo, certo?

Veja o gol de Neymar contra a Ponte Preta (23/04/2011):




Corinthians 2 x 1 Oeste

O Corinthians massacrou o Oeste, ganhou só de 2 a 1 como poderia ter ganhado de 4 a 1, mas, nesse tipo de jogo eliminatório sem volta, um gol achado pode mudar o rumo das coisas. Se por azar não ganhasse do Oeste, o time do Parque São Jorge ficaria até 22 de maio sem jogar, quando começa o Brasileirão. Mas o Corinthians está à beira da crise. Dizem que nos bastidores a cabeça de Tite é pedida ao molho pardo ou à bolonhesa, de qualquer jeito, mesmo que ganhe o estadual.

O Alvinegro do Parque São Jorge carece de um goleiro à altura de um time campeão. Julio Cesar continua fazendo lambanças. A vitória corintiana só ficou em risco porque o gol do Oeste saiu devido a um erro duplo do arqueiro na mesma jogada, ao sair jogando mal e ainda por cima tomar o gol defensável no chute de Fábio Santos no fim do primeiro tempo, quando o time de Itápolis empatou. O atacante William substituiu Dentinho na segunda etapa e fez o gol da vitória, um belo gol, aos 20min.

São Paulo 2 x 0 Portuguesa

A vitória do São Paulo de 2 a 0 sobre a Lusa foi a mais fácil dos quatro jogos. A Portuguesa se mostrou um time inofensivo, a não ser por jogadas ocasionais que Rogério Ceni defendeu, tornando ainda mais justa a vitória tricolor, pelo detalhe de ter um goleiro que decide. Assim como tem decidido Dagoberto, que fez o segundo gol contra a Lusa.

Ilsinho foi o destaque são-paulino. Jogou com o peso de substituir Lucas (com problemas musculares, segundo se divulgou) e foi decisivo, marcando o primeiro e dando o passe para Dagoberto fechar a conta.

Palmeiras 2 x 1 Mirassol

O Mirassol deu certo trabalho ao Palmeiras na vitória de 2 a 1 do time de Felipão no Pacaembu, jogo marcado pelo golaço de Valdívia abrindo a contagem aos 10min do primeiro tempo. O Mirassol empatou no fim da primeira etapa, e a partida ficou muito parecida ao jogo Corinthians x Oeste, em que a avalanche do favorito não evitou a ameaça do pequeno.

No caso do Timão, a ameaça surgiu a partir dos erros grosseiros de Julio Cesar; no do Palmeiras, por falha coletiva da defesa. Mas a vitória palmeirense foi mais do que justa, apesar de o árbitro Guilherme Ceretta de Lima ter facilitado as coisas ao expulsar Xuxa, do Mirassol, dando o segundo amarelo com rigor exagerado e matando qualquer possibilidade de reação do time interiorano.

Abaixo, o gol de Valdívia:

4 comentários:

Victor disse...

Não acho que 1 x 0 do Santos na Ponte tenha sido fácil, justamente por causa daquela bola na trave. Se fosse fácil teríamos goleado. Graças ao Neymar passamos essa, porque esperar do Keirrison e do Love estaria zero a zero até agora. O time está cansado, só espero que as contusões não brotem e nem o destempero em função do stress e cansaço. Avante Peixe, terça será mais um dia de vitória ! Os 20% da comissão técnica estão sendo feitos.

João disse...

agora o Mago começou a jogar e junto com o Gladiador... Mago + Gladiador = terror pras defesas. o curintia pode se preparar...

Paulo M disse...

A Federação Paulista de Futebol parece querer se juntar ao coro de quem quer o fim dos estaduais. A competição é infindável, pra acabar entre os quatro tradicionais. Que marasmo! Agora, nas duas últimas semanas, vai começar de verdade.
Pra Santos e São Paulo, sou mais o Santos, tá mais coeso e o Lucas vai fazer falta. Palmeiras e Corinthians é mais imprevisível. A diretoria palmeirense deveria ter ouvido Kleber e Felipão quanto à escolha do campo. Decidiram pelo Pacaembu sob a burocracia da burrice e do ar-condicionado. O Pacaembu é casa do Corinthians, sim. Mas dá Verdão, nos pênaltis. E a final vai ressuscitar o Palmeiras e Santos dos anos 60.

Victor disse...

Hoje o Ronaldo Fenômeno disse que seu palpite para a final do Paulistão será entre Santos e Corinthians. Justificou o Santos pelo Neymar. Parece que em quase todos os palpites está o Santos, mas nas enquetes dos sites está o São Paulo. Os especialistas apostam no Santos e os torcedores no São Paulo, acho que desta vez os especialistas estão certos...rs