terça-feira, 12 de abril de 2011

PSDB de Alckmin tenta neutralizar "cinturão vermelho" na Grande São Paulo


Foto: Cris Castello Branco 

Por Fernando Augusto
Do Visão Oeste

A busca pelos seis milhões de eleitores das cidades da Região Metropolitana de São Paulo na eleição para prefeitos e vereadores de 2012 já começou. E o governador Geraldo Alckmin (PSDB) joga pesado para tentar reverter a vantagem petista nesses municípios, onde foi formado o que se chama de “cinturão vermelho”.

O partido nascido em São Bernardo do Campo administra treze cidades da Grande São Paulo, incluindo as de maior número de eleitores depois da capital e potências econômicas: Guarulhos e Osasco. Estima-se que 57% do eleitorado da Região Metropolitana está em prefeituras petistas, o que explica a vitória de Dilma Rousseff em 28 dos 39 municípios ano passado.

Alckmin criou em janeiro a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano e deu ao secretário Edson Aparecido a missão de articular projetos com os prefeitos. No dia 30 de março o governador continuou sua estratégia ao lançar a Câmara de Desenvolvimento Metropolitano, colegiado composto por 11 secretarias e presidido pelo próprio Alckmin que tem o objetivo de estabelecer políticas para as cidades vizinhas à capital.

Além disso, nos próximos dias será votado na Assembleia Legislativa projeto de lei que formaliza a Região Metropolitana com 39 municípios e cria um fundo para financiamento de projetos.

Geraldo Alckmin também tem aumentado a presença na região Oeste da Grande São Paulo. Em Carapicuíba esteve duas vezes nos últimos 15 dias. Inaugurou reforma e modernização da estação da CPTM dia 24 e anunciou na segunda-feira, 4, investimento de R$ 21,1 milhões para ampliação da Fatec e obras viárias na cidade.

O prefeito petista Sergio Ribeiro tem comparecido aos palanques e foi ao lançamento da Câmara de Desenvolvimento. Seu possível adversário na eleição do ano que vem, o deputado estadual Marcos Neves (PSC), aliado de Alckmin, também.

PT já se movimenta

A bancada petista na Assembleia Legislativa já reage ao interesse do governador pela Região Metropolitana. Na quarta-feira, 6, em reunião com os deputados estaduais e prefeitos como Emidio de Souza (Osasco) e Sergio Ribeiro, o partido discutiu como vai se posicionar. O PT, que tem a maior bancada na Casa, com 24 parlamentares, deve lançar um projeto substitutivo ao que será votado.

Sobre decisões referentes a políticas públicas para a Região Metropolitana, o deputado estadual osasquense Marcos Martins diz que deve haver mais diálogo com os municípios. “Se for só para ter o nome [Região Metropolitana] e não houver melhorias, não há necessidade”, diz.

Publicado originalmente no jornal Visão Oeste em 08/04/2011, sob o título "Partidos se mobilizam"

Nenhum comentário: