domingo, 3 de abril de 2011

Palmeiras bate Santos na Vila à moda gaúcha

Com a vitória de 1 a 0 na Vila Belmiro neste domingo, o Palmeiras conseguiu completar seis jogos (dois anos em abril) sem perder do Santos. A vitória foi justa, mas com ressalvas.

A estratégia do Palmeiras foi começar o jogo intimidando na porrada, a conhecida estratégia gaúcha-Felipão de jogar futebol, com direito a três cotoveladas em Neymar em poucos minutos, uma das quais de Kleber; o zagueiro Danilo do Palmeiras defendeu com a mão, dentro da área, uma bola chutada pelo Danilo santista e o árbitro considerou normal. Para o juiz, não houve “intenção”, como diria Arnaldo César Coelho. É como eu sempre digo: não existe mais pênalti com a mão. Virou um festival de cortadas de vôlei dentro da área e nunca há “intenção”. Antigamente a gente dizia “bola na mão” ou “mão na bola”. Hoje se diz “intenção”, e nunca há intenção.

Mesmo com tudo isso, o Santos foi melhor no primeiro tempo e merecia ter ido ao intervalo com vantagem no marcador.

No segundo tempo, Paulo Henrique Ganso continuou não aparecendo no jogo (mal ouvi seu nome durante os 90 minutos). Ganso foi Zero. Neymar fez o que pôde. Mas não teve apoio do meio de campo, que não se apresentou. Sem Ganso, uma nulidade, e sem poder contar com Elano, muito bem bloqueado pelo meio campo verde, o Santos ainda teve outra nulidade no meio campo, o volante Adriano. Apesar de tudo, Neymar protagonizou os lances mais bonitos do jogo, chamando a zaga alviverde pra dançar quando pôde.

Mas o Palmeiras fez o jogo certo. Apostou no erro e venceu de goleada, 1 a 0, com méritos. O pessoal com quem eu vi o jogo ouviu quando eu disse, dois minutos antes do gol palmeirense, que “o Palmeiras está mais perto do gol que o Santos”. E o impressionante Gladiador, que apanhou como Neymar, empurrou pra dentro aos 34min do segundo tempo.

Vitória justa, mas demasiadamente gaúcha, do Palmeiras. O Santos agora tem três dias para se concentrar no Colo Colo, jogo que tem que vencer ou vencer pela Libertadores na quarta-feira.

Veja o gol de Santos 0 x 1 Palmeiras com a narração de Oscar Ulisses (Rádio Globo):

5 comentários:

alexandre disse...

Grande Felipão, que com ele ganhamos a Libertadores com a imprensa metendo pau no modo como ele ganha, em seu estilo de jogo defensivo. Mas vem fazendo um trabalho primoroso, promovendo a galera da base do palmeiras, até então nunca valorizada. O jogo foi violento sim, no primeiro tempo principalmente, dos dois lados. Com um jogo pegado, muito marcado no meio campo, o Elano parecia nervoso em campo, cometendo faltas duras até que tomou cartão amarelo. No lance do "penalt" do danilo, pra mim não foi. Foi um chute a queima roupa e o braço do Danilo está junto ao corpo, e a regra diz que qdo o braço está junto ao corpo, não é penalt. O Palmeiras dominou a partida quase que o segundo tempo inteiro. Gostei do jogo, claro, muito mais pque o Verdão ganhou. O Palmeiras ganhou com um único e belo gol de Cléber, depois de um lindo lance de patrik. Bom jogo digno do clássico.
Dá-lhe Verdão

Paulo M disse...

Grande vitória na Vila. Estou com o Alê, pra mim o Arnaldo Cezar Coelho dessa vez tem razão, he he. Ainda não vi um juiz dar pênalti em um lance semelhante. Jogo pegado, às vezes violento, por parte de ambos, principalmente do Santos, que quase quebrou o Kleber no meio. 1 a 0 ficou de bom tamanho. Abraços esmeraldinos.

Victor disse...

A parte termos obrigação de vencer o Palmeiras por que temos o melhor time ou pelo menos o mais badalado, o campeonato paulista tá resolvido, estamos classificados. O grande problema é a Libertadores, este jogo será de vida ou morte. Vamos ganhar, acho que os meninos sabem disso, não será fácil mas confio na vitória do Peixe.

Eduardo Maretti disse...

Caros palmeirenses, como eu já disse no post, a vitória de vcs foi justa e portanto reconheço os méritos. Mas, por favor, até os 15 minutos do primeiro tempo o Neymar tomou três cotoveladas (três), "fora o frete", sendo que pelo menos uma foi de Kleber. Vejam a foto do Uol neste link:

http://bit.ly/gXnItO

Alguma coisa vcs têm que reconhecer. Enfim, só depois disso os jogadores do Santos reagiram e o jogo ficou violento, porque tb ninguém tem sangue de barata.O Kleber saía do ataque e vinha das pancada em sua defesa, e acabou tomando os pontapés que mereceu. Depois de 15 min tomando cotoveladas e faltas de todo tipo, Neymar reagiu e... quem tomou cartão amarelo? Neymar. Obviamente vocês veem futebol e sabem que o futebol do Santos, principalmente o desse time, está muito longe de se valer da violência em circunstâncias normais, pelo contrário. Quando é violento, é decorrência do adversário. Se o jogo foi duro, eufemismo que alguns preferem, a culpa não foi do time do Santos.

saudações

alexandre disse...

fratello mio, và bene, é vero, ma ancora siamo amici e alora felici. La battaglia é finita..buona fortuna domani
salute...