quinta-feira, 7 de abril de 2011

Santos vence Colo Colo por 3 a 2, mas situação na tabela não é fácil


Brincadeira é crime para
os defensores da lei e da ordem
 Quando Neymar fez 3 a 0 contra o Colo Colo, um “gol de Pelé” aos 6 minutos do segundo tempo, a torcida do Santos não podia imaginar que o show viraria um drama, com a expulsão de Neymar, Zé Love e Elano e dois gols do Colo Colo (aos 36 e 41 minutos do segundo tempo) que levaram a partida a um inesperado 3 a 2. A vitória dramática manteve o Peixe vivo na Libertadores. Mas a situação está difícil.

Neymar foi expulso por colocar uma máscara dele mesmo para comemorar o golaço. Um gesto que na hora não houve quem não achasse bacana. Já tinha cartão amarelo, tomou o segundo, que virou vermelho. Justo, segundo o defensor da lei e da ordem Maurício Noriega, do Sportv, que mostrou um livrinho com as regras do futebol para concluir que o juiz agiu corretamente, pois Neymar deveria pelo menos conhecer a regra, como Noriega, O Grande, conhece.

Jornalismo inútil
Sinceramente, punir a alegria me parece escroto. Cartão vermelho para Maurício Noriega, péssimo como sempre. Não que eu defenda a indisciplina, a anarquia e o descumprimento das leis. Mas estamos falando de futebol, de gol, de alegria. Um atacante pode levar pancadas durante 90 minutos, mas merece ser expulso por comemorar um gol numa brincadeira que não trouxe nenhuma conseqüência a não ser fazer as pessoas rirem. Um jornalista que nesse contexto concorda em punir a alegria e não questiona “a lei e a ordem”, como Noriega, não serve para nada a não ser semear o conformismo.

Imaturidade
Tirando a alegria punida de Neymar, de modo geral o Santos demonstrou nervosismo, imaturidade e falta de comando, conjugação que na Libertadores costuma ser fatal. A postura do time por pouco não resultou na virtual eliminação nesta quarta-feira mesmo. A expulsão de Zé Love foi justa. Léo poderia ter sido expulso por um carrinho que deu. O time poderia ter vencido de goleada, mas, sem equilíbrio tático e emocional, literalmente sem técnico, porque Martelotte não é técnico, entrou na catimba dos chilenos.

Veja os gols de Santos 3 x 2 Colo Colo.



Mas, digam, o que quiserem, o árbitro uruguaio Sergio Pezzotta operou o time da Vila, na Vila. O matreiro técnico argentino do Colo Colo Américo Gallego fez e aconteceu na beira do gramado, catimbou, foi advertido algumas vezes. De repente, o juiz vai até o banco de reservas do Santos e dá cartão vermelho para Elano, que já tinha sido substituído. A expulsão foi porque Elano jogou uma toalhinha no treinador adversário, que já era pra ter sido expulso. E... Maurício Noriega, o defensor da lei e da ordem, apóia o árbitro uruguaio.

Só resta vencer
Contra o Cerro Porteño, fora de casa, dia 14, quinta-feira, o Santos, desfalcado de Neymar, Zé Love e Elano, vai ser comandado por Muricy Ramalho. Um empate no Paraguai virtualmente eliminará o Alvinegro da Vila na primeira fase. Veja a classificação hoje, na tabela abaixo. Suponha que, na penúltima rodada, o Peixe empate com o Cerro em Assunção e o Colo Colo vença o Táchira (resultado mais do que provável). Assim, na última rodada, Colo Colo e Cerro, com 9 pontos, poderão fazer um jogo de compadres, pois um empate levaria os dois times a 10. O Santos, contra o Táchira, mesmo que fizer 20 a 0, só poderia chegar a 9.

O Santos depende de si próprio, mas não está nada fácil. Tem de vencer o Cerro fora de casa, dia 14, data em que completará 99 anos de existência.



Penúltima rodada

12/04/2011
22h30 - Colo-Colo x Deportivo Táchira
14/04/2011
18h15 - Cerro Porteño x Santos

Última rodada

20/04/2011

19h30 - Colo-Colo x Cerro Porteño
19h30 - Santos x Deportivo Táchira

10 comentários:

Mauro Silva disse...

Caro Moretti
Por partes: concordo, totalmente, no ponto "noriega" e 'comentaristas' da globo em geral. Penso que essa turma influencia as arbitragens no que há de pior. Hoje, os 3 ou 4 melhores árbitros e comentaristas desses impérios midiáticos são "péssimos". E o resto é sofrível.
O técnico do Santos! ..... não sei se é só incompetência. Pareceu-me tática da "terra arrasada": substituír o melhor em campo, Elano, por esse fraquíssimo Maicon Leite! Só que não são poucos "experts" que sentenciam que esse jogador limitado seria um "gênio".
Quanto a atuação da equipe de árbitros do jogo, não descarto um grande esquemão com as mãos sujas de determinados "empresários" e "grupos", para tirar o Santos da Libertadores e facilitar a saída das suas estrelas para a Europa e "realizar o lucro" rapidamente. Haja vista que tirou os melhores para o jogo no Paraguai.
É caso para a Polícia Federal.
Só que ......
Saravá!

Eduardo Maretti disse...

Olha, Mauro Silva, embore eu procure sempre tentar evitar teorias conspiratórias, essa do "esquemão" pra "facilitar a saída" das estrelas... Não tinha nem pensado nisso, mas faz sentido.

Eu diria mais, seria um caso tão sério que não bastaria a Polícia Federal, teria que ter uma ajudazinha do próprio FBI. Isso, claro, se este fosse composto por agentes tão charmosos e honestos como os daquela série Criminal Minds. Mas como não é, acho que estamos num mato sem cachorro, pois tudo que nossa PF faz de bom é desfeito e vira tudo um castelo de areia só!

Enfim, tenho fé que o SFC dê um presente de aniversário a si mesmo e a todos os santistas dia 14 e derrube os paraguaios. Senão já era.

saudações

Felipe Cabañas da Silva disse...

Quanta paranóia.

No primeiro gol que Ronaldo fez ao voltar ao Brasil, contra o Palmeiras, aos 48 do segundo tempo, empatando um jogo perdido e levando a fiel à loucura, levou um cartão amarelo pela comemoração alucinada no alambrado. O alambrado quebrou, a polícia teve de conter os torcedores. Me lembro que o Arnaldo César Coelho criticou o árbitro por "insensibilidade", já que Ronaldo, um grande gênio do futebol brasileiro, estava de volta aos gramados depois de um ano parado e muitos problemas. Mas não pode haver dois pesos e duas medidas. Cabe uma certa disciplina nas comemorações, não em respeito da ordem e dos bons costumes, mas em respeito ao bom andamento do jogo, ao adversário e aos torcedores.

Se é para liberar geral e ter que aguentar aquelas camisas louvando Jesus eu prefiro que seja tudo proibido. Faz dancinha, põe o dedo na boca, samba lelê e volta pro meio do campo pra jogar futebol.

João disse...

o futebol hj é um porre. tudo eh proibido, tudo eh punido e os jornalistas esportivos... um porre sem fim.

aproveito para dizer um oi pro santista pois acabei não comentando nada pela senscional vitoria do parmera na vila.

abs ao santista, com a mascara do kleber!!!!

Gabriel Megracko disse...

¨%*$&¨*&%%&$#!¨*()(*&¨$%#@##$%$¨&$%¨&#¨#¨%$¨&%&¨* Por mim podia jogar esse juiz e seus amigos pra sangrar num ritual satânico no terreno incandescente do inferno e ainda impor-lhes a imortalidade. Não tenho paciência para continências. Casbanha querido, você deu prova de corintianismo, ignorância futebolística ou moralismo... é só escolher... prefiro acreditar no corintianismo, por pior que seja.
To cansado dessa merda... que o futebol vá pro inferno com seus milhões de "palhaços" e dólares. Nessa libertadores, que o Santos está condenado desde o primeiro jogo (caso ninguém tenha percebido, não posso fazer nada), só importa que o Peixe vença e arranque pedaços de pernas de inocentes e culpados. Vejo no noticiário do dia seguinte. Canso de ser "palhaço", sabe... Mas os coríííntia não, são bobo que nem os evangelicu... ontem o Luciano me ligou pra falar que a gente tá fodido no Paraguai por causa das expulsões: serve pra ele as três opções pro Casb. O dinheiro superou o futebol... há tempos... assim como superou a música e destruiu o samba e enfiou a língua dos pagodeiros no meio dos dentes... o Bezerra não cantava como um mentecapto... mas o dinheiro enrola a língua de qualquer um. Assim como o Paulo Coelho é o escritor mais indicado para ocupar o trono dos otários. Pensando nisso, me sinto ótimo! Até na vida... abaixa o craniozinho com um carocinho dentro e fica bonzinho se não não tem móneizinho: Prefiro a morte. Pensando nisso, me sinto ótimo de novo, mas posso me sentir melhor. Não estou nervoso. Inclusive, estou rindo à toa porque sei que não faço parte das merdas boiando no rio. Apesar de ter nascido nas ruínas dum protótipo de Babel, me esforço convulsivamente pra viver sem me sentir um imbecil. Por mim cagava no mato e via o gol do Neymar trinta vezes. Desculpe, só gosto de Arte (por isso sou santista), não gosto de mais nada. Opa, tarde!

João disse...

tá lôko, q falta de humor!

eh como eu falo... tome um prozac -- e nao entre na onda curintiana!

Mauro Silva disse...

Caro Maretti
"Teoria da conspiração" é um rótulo suspeito.
Negócios. Em 2005, o Santos foi operado nos 2 jogos das semi-finais da libertadores contra o Atlético Paranaense pelos gloriosos Wilson de Souza Mendonça e Carlos Eugênio Simon.
A desclassificação desemperrou a saída de Robinho e demais estrelas.
Todavia, insisto que tem mais coisa aí: jogar na retranca contra o Deportivo Tachira, escalar Adriano como titular em todos os jogos e trocar Elano por Maicon Leite, com 1 a menos ainda, são doses que nem corintiano crédulo (um pleonasmo) agüenta!

Eduardo Maretti disse...

Ah, sim, Mauro Silva, aquela operação de 2005 é inesquecível. O Simon fez o serviço direitinho, além da CBF ao convocar os santistas para a seleção em pleno mata-mata da Libertadores.

O jogo de ontem foi muito esquisito mesmo. Mas jogar na retranca contra o Deportivo Tachira foi apenas demonstração da covardia e/ou incompetência do Adilson Batista, o Pardal. E Martelotte não é técnico.

E se o ágil Edu Dracena não tivesse feito aquele pênalti contra o Cerro aos 47, a situação hoje seria outra.

Edu Maretti disse...

PS: ainda sobre a questão da máscara.

Assino embaixo o que disse Muricy na primeira coletiva como técnico do Santos, na tarde desta quinta-feira, 7: "Não sabia do problema do regulamento, mas nenhum juiz vai permitir que você use uma máscara. Não tão permitindo mais nada, nem qdo vc faz um gol pode vibrar, hoje não pode fazer mais nada. Então é isso, o negócio tá chato".

Gabriel Megracko disse...

João, a aparente falta de humor (estava de ótimo humor) foi só porque, às vezes, prefiro não me sentir uma cobaia passiva, mas uma ativa. Mas "soma" eu não tomo, prefiro um trago do bom Bourbon.

Experimente dar um trago do bom Bourbon e ler o comentário com olhos risonhos.

Abraço.