quinta-feira, 21 de abril de 2011

Santos está nas oitavas da Libertadores e pega América (MEX); Flu faz história na Argentina


"Não é óculos, é máscara!”, diz Neymar ao comemorar gol (muito bom!)


Santos 3 x 1 Deportivo Táchira. O Peixe conquistou a terceira vitória seguida e está nas oitavas-de-final da Libertadores. No Pacaembu, destaque para as atuações irretocáveis de Danilo, Léo, Arouca e Neymar. A classificação santista, que ficou ameaçada após o empate com o Cerro Porteño na Vila em 3 de março, se concretizou com o terceiro gol do Santos, aos 27 do segundo tempo, três minutos depois do temerário gol do Táchira, numa cobrança de falta perfeita de Chacón (pareceu-me que o goleiro Rafael estava mal colocado, foi atrasado na bola e tomou um gol defensável), quando a classificação voltou a estar ameaçada.

Veja a postura do n° 20: como parar Neymar?
(foto: Ricardo Saibun)

Enquanto o Táchira fazia 1 a 2, o Cerro Porteño saía de 2 a 0 e chegava ao 2 a 2 com o Colo Colo em plena Santiago. Naquele momento, com o empate no Chile, se por um desses golpes aziagos do futebol o Táchira achasse mais um gol, o Santos estava fora. Mas Neymar, a jóia, achou um atalho, deixou dois zagueiros na saudade (veja gols abaixo) e mandou para a área, pra Zé Love perder mas ainda conseguir atrasar a bola para Danilo decretar os 3 a 1. Não importa se o Táchira é lanterna do grupo 5, o que vale é o resultado e a classificação. (No fim, o Cerro conseguiu incrível virada pra cima do Colo Colo e ficou com o primeiro lugar, deixando o Santos em segundo.)

A grande surpresa do Santos na atual fase de recuperação é Danilo, que, de lateral direito de origem, se transformou em um segundo volante de grandes recursos. Fez o primeiro gol (um golaço) no Paraguai contra o Cerro num petardo da intermediária de pé esquerdo na vitória por 2 a 1 e participou dos três de hoje contra os venezuelanos, marcando o terceiro.

O destaque negativo foi Elano, que errou muitos passes (deu dois contra-ataques aos adversários) e não acertou a bola parada. Paulo Henrique Ganso foi discreto. Apesar de comentaristas dizerem que não, achei que foi bem no primeiro tempo, embora não brilhasse; mas, na segunda etapa, sumiu.

Com Muricy Ramalho, o time vai rapidamente assumindo uma cara de time. Pode não ganhar o título, mas é um dos favoritos.

"Máscara"
Para mim, que gosto de espetáculo, um destaque foi a cena com Neymar na descida para o vestiário, no fim do primeiro tempo. O repórter perguntou ao camisa 11 o que era aquele gesto dos óculos (feito com os dedos) na comemoração do primeiro gol. Neymar respondeu: “Não é óculos, é máscara!” Muito bom! Entendeu, professor Dorival?

Veja os gols de Santos 3 x 1 Deportivo Táchira:


Fluminense, histórico

O Fluminense fez um jogo histórico e conseguiu uma classificação épica (perdoem o clichê) ao vencer o Argentinos Juniors fora de casa por 4 a 2. Com o empate Nacional (URU) 0 x 0 América (MEX), o tricolor carioca ganhou a vaga dos uruguaios no saldo de gols.

A partida em Buenos Aires terminou em pancadaria. Os jogadores do time argentino, fora de si com a desclassificação, foram para a porrada. Bateram e apanharam, como nos velhos tempos. Mas a derrota maior, os 4 a 2, já estava na súmula. O clima em que terminou o jogo do Flu você pode conferir abaixo. O "pequeno" Conca, argentino que lutou e apanhou ao lado dos companheiros brasileiros, deve ser a partir de hoje um ídolo eterno do tricolor carioca, time do louco e genial Nelson Rodrigues.



Eu não sou daqueles ufanistas que sempre torcem pros times brasileiros na Libertadores, pelo contrário. Mas gostei da vitória do Flu. Os argentinos tiveram que enfiar a viola no saco. E, de mais a mais (como diria minha avó), um Santos x Fluminense é muito mais honesto, bem jogado, bonito e menos violento do que qualquer jogo com esses timinhos latinoamericanos, seja Táchira, seja Argentinos Juniors. Nas oitavas, o Santos pega o América do México fazendo o primeiro jogo na Vila Belmiro.

Veja os confrontos das oitavas-de-final da libertadores:

1. Cruzeiro x Once Caldas (COL)
2. Libertad (PAR) x Fluminense
3. Internacional x Peñarol (URU)
4. Junior Barranquilla (COL) x Jaguares (MEX)
5. Cerro Porteño (PAR) x Estudiantes (ARG)
6. Universidad Católica (CHI) x Grêmio
7. LDU (EQU) x Velez Sarsfield (ARG)
8. América (MEX) x Santos

*Atualizado às 02:52

5 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Argentino não sabe perder. É uma merda.

João disse...

não sabe perder e uns timinhos deles cada vez mais timinhos... até a seleçao...

bom... con licença que agora vou ver o parmera liquidar o timinho do ABC

Victor disse...

Grandes Neymar, Danilo, Léo, Arouca, fizeram bonito no jogo, agora vamos ganhar do América ! A nação santista que lotou o Pacaembu fiou feliz ! Viva o peixe!

Gabriel disse...

Neymar é arte impressionista. O monstro do mar ressurgiu.

Victor disse...

Ganhamos da Macaca graças ao Neymar, é o que acerta o gol...hehe...agora vamos pegar o América perto da cidade do México. Os jogadores começam a ficar cansados, espero que as contusões não atrapalhe o Peixe. Ganso foi mal e o Love também. Santosssssss