quarta-feira, 6 de abril de 2011

O primeiro discurso de Aécio Neves é de opositor civilizado e tucano até a alma

A mídia estava ansiosa pelo primeiro discurso de Aécio Neves (PSDB-MG) na tribuna do Senado nesta quarta-feira, tendo como mote os primeiros 100 dias do governo Dilma Rousseff. O Uol deu a chamada “Em estreia na tribuna do Senado, Aécio critica Dilma e pede ‘choque de realidade’”. Pergunto: que realidade?

O senador e ex-governador mineiro usou a velha ladainha, mais batida que bife de coxão-duro, de que as mudanças que proporcionaram o avanço do país devem muito às “mudanças estruturais do governo Fernando Henrique”. Como o quê? Como as privatizações, disse Aécio. Muito bem. A Vale ter sido entregue a preço de banana foi uma mudança estrutural, de fato. “Ao contrário do que alguns querem fazer crer, o país não nasceu ontem”, ensinou o parlamentar, repisando a ideia de que talvez o governo Lula nada teria sido se não fosse o Príncipe FHC, além de Itamar.

Aécio discursou usando a imagem que querem grudar nele a qualquer custo, a do opositor civilizado: “Estarei como homem do diálogo, como sempre fui, que não teme o enfrentamento e o debate nem as oportunidades de convergência”. Desajuste fiscal, risco de desindustrialização e a ameaça da inflação foram os temas usados por ele para ilustrar o fato de que o Brasil precisa de um “choque de realidade”.

Para um discurso tão aguardado, deve ter sido decepcionante, embora houvesse os que, para consumo público, tenham visto um grande estadista na tribuna.

Nos próximos três anos vai ser assim: um processo ininterrupto na (tentativa de) desconstrução da figura de Lula, de separação do ex-presidente da atual chefe de Estado Dilma (o que os editoriais dos jornalões já vêm fazendo). Por outro lado, será feito o esforço sistemático de se construir a figura de Aécio como o homem predestinado a reconduzir o Brasil ao seu destino.

Não tem como não reconhecer que Aécio é mais civilizado e menos truculento do que José Serra. O problema é saber o quanto dessa civilidade é apenas aparência.

Leia também sobre a importância do estado de MG em 2014.

4 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Inflação: vamos tirar a patuléia do consumo porque a disputa pelas mercadorias está levando os preços às cucuias. Esse é o projeto tucano para conter a inflação.

Desindustrialização? É piada dizer que isso é preocupação demo-tucana, já que comandam SP há 16 anos e não fizeram nada vezes nada para conter a desindustrialização do ABC.

Victor disse...

Eles tentaram o choque de "jestão" do Serrágio, agora mudaram o choque é de realidade, quem precisa deste choque acho que são os tucanos, são eles que estão fora da realidade. Tão civilizado que bateu na namorado em plena festa de acordo com informações do Juca Kfouri. Vi o Serra na TV dizendo que quando falaram dele ele ficou ansioso e chateado por não pode responder...deviam ter deixado ele falar, é tanta besteira que ele falaria que ia piorar a situação. É o que resta para os tucanos por enquanto, mas o cuidado maior é com a mídia de mercado, ou seja, o PIG.

Mayra disse...

Não querem "desconstruir" o Lula? Então, vamos "desconstruir" o Aécio e mostrar como ele funciona verdadeiramente pra além da imagem de bom moço mineiro, competente etc.Lembra daquele vídeo que a gente viu no youtube sobre o jornal dele lá em Minas? Guarda esse como material de ataque!

Eduardo Maretti disse...

É, aquele vídeo impressiona mesmo.