terça-feira, 10 de abril de 2012

Se revista Veja não for convocada, CPMI
não terá sentido


Com as voltas que a vida dá, parece certa a criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para investigar o esquema montado pelo “empresário” Carlinhos Cachoeira e desmontado pela Operação Monte Carlo da Polícia Federal.

Os presidentes da Câmara e do Senado, deputado Marco Maia (PT-RS) e senador José Sarney (PMDB-AP), respectivamente, decidiram pela criação da CPMI, diz a Agência Brasil.

Se esse fantasma que entrou para a história conhecido como mensalão (e que aliás virou uma espécie de histeria coletiva no twitter agora há pouco) vai se esclarecer com todos os pingos nos "is", tudo vai depender de como se conduzirá a CPMI. O que parece é que, a partir do desmonte do esquema Cachoeira, o mensalão já pode objetivamente ser considerado como farsa.

Porém, o que mais importa saber é se os representantes da revista Veja serão convocados a depor. Se não forem, a farsa continuará mal resolvida e a CPMI será para inglês ver. Por isso a notícia mais importante deste 10 de abril é a postada agora há pouco no R7:

“O deputado federal Fernando Ferro (PT-PE) defendeu nesta terça-feira, 10, que o empresário Roberto Civita, proprietário da Editora Abril, seja convocado para depor na CPMI que será instalada no Congresso para investigar as ligações entre parlamentares, integrantes do judiciário e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro pela operação Monte Carlo da Polícia Federal.", diz a matéria.

Isso porque, segundo o deputado, a revista tem de “prestar esclarecimentos sobre essa ligação estreita entre ela e esse elemento. Pretendo ser um dos membros dessa CPMI, e essa é a minha manifestação. É natural que se coloque para falar alguém representando uma revista que teve 200 ligações com esse elemento para que se explique”.

Fernando Ferro se refere aos incontáveis telefonemas (fala-se em 200) de Cachoeira para o diretor da revista da Abril em Brasília, Policarpo Júnior.

Se Veja não for convocada e não ficar no centro do picadeiro onde se acostumou a colocar quem bem entende, a CPI não terá nenhum sentido. Ponto.

A matéria do R7 está aqui.

2 comentários:

Mayra disse...

Provavelmente, então, teremos mais uma CPI sem sentido.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Eu não estou acompanhando os meandros dessa sujeirada toda. Por isso não sei qual é a ligação do "cachoeiroduto" com o "valerioduto". E nem quero saber. Só gostaria de dizer que, desde o tal mensalão, não tem nada mais insuportável na enlameada política brasileira que ver os que sempre "sujaram a mão de merda", como disse certa feita Paulo Betti, posarem de arautos da decência, da honestidade, da lisura e do bom caratismo. E a Veja, pelo bom e velho jogo de interesses espúrios - como fica claro agora -, foi a publicação que mais deu voz a essa gente e seu discurso hipócrita. Por ser de esquerda e ter passado a minha vida inteira convivendo com gente de esquerda, assistindo a todo tipo de discurso e de prática, aprendi a detestar uma figura mais do que detesto o ladrão: o demagogo.

O que é positivo nessa história? Fica definitivamente desmascarada uma das múltiplas tróicas de demagogos que andam pelo Brasil ostentando seus colarinhos brancos.