terça-feira, 3 de abril de 2012

Com arbitragem caseira, Barcelona bate o Milan e vai às semifinais da Champions League


Vitória do Barcelona sobre o Milan por 3 a 1 no Camp Nou. Porém, o triunfo catalão esteve longe de mostrar o decantado brilho que a imprensa tupiniquim adora enaltecer. Primeiro porque enfrentar o Milan com sua tradição é sempre parada dura, embora o time italiano esteja visivelmente envelhecido e precisando de renovação (Seedorf, por exemplo, é uma pálida sombra do que já foi). Em segundo lugar, porque o “maravilhoso” Barcelona precisou de uma arbitragem claramente caseira do holandês Björn Kuipers para impor o placar.

No começo, a impressão é de que o Barcelona estava o tempo todo na iminência de fazer um gol. Mesmo assim, foi com dois pênaltis que anotou os dois primeiros tentos, cometidos por Antonini em Messi (de modo grotesco, pois a bola já estava dominada pela defesa, que a devolveu ao argentino) e pelo experiente Nesta, de 35 anos, que puxando Busquets pela camisa deu uma de italiano autêntico e ofereceu de bandeja o 2 a 1 aos espanhóis apenas nove minutos após o empate milanista. Mas esse segundo pênalti é o tipo de lance que ocorre às dezenas, e que de vez em quando um árbitro apita. Teria apitado se fosse a favor do Milan, na casa do Barcelona? Creio que não.

Gols do jogo (deixe em mute, pra evitar ouvir o Paulo Andrade*)


Na primeira etapa, que terminou 2 a 1, a péssima atuação do holandês Seedorf no meio campo do Milan – com inúmeros passes errados – comprometeu sobremaneira a ligação com o ataque. Mesmo assim, a defesa catalã não demonstrou muita segurança. Em ótima jogada, Robinho venceu dois marcadores e passou a Ibrahimovic, que mandou para Nocerino tocar com categoria na saída de Víctor Valdés.

Logo no início do segundo tempo, o milanista Ibrahimovic sofreu uma falta dentro da área muito parecida com o penal sofrido por Messi que redundou no primeiro gol do jogo. Mas desta vez o juiz holandês preferiu, na dúvida, beneficiar a defesa, ao contrário do lance do primeiro tempo.

Antes que o Milan, que começou bem a segunda etapa, conseguisse o 2 a 2 que lhe daria a classificação, o Barcelona achou um gol. Messi tentou chutar, mas bateu mascado na bola, que, porém, rebateu e foi cair no pé de Iniesta, livre na frente de Abbiati: 3 a 1. Quando a fase é boa, até a sorte comparece para ajudar. Com esse golzinho mequetrefe e arbitragem caseira, o grande Barcelona vai à semifinal, e deve pegar o Chelsea. Se passar pelo time londrino, fará a final provavelmente contra Real Madrid ou Bayern de Munique.

Como a final será em Munique, torcerei ardentemente para o Bayern chegar à final. Jogando em casa, os bávaros serão uma parada indigesta para o Barcelona amado, que eu quero que vá para o raio que o parta, para não dizer outra coisa.

Melancólica a fase de Alexandre Pato. Ele entrou no segundo tempo no lugar de Boateng,ficou 13 minutos em campo e saiu, novamente lesionado.

*PS: Vi Barcelona 3 x 1 Milan na Band, com Téo José e Mauro Betting, uma transmissão mais parecida com as de antigamente. Na Globo, com Galvão Bueno, impensável assistir. Na ESPN, com o horroroso Paulo Andrade na narração, só mesmo se não tivesse outra alternativa. Alguém algum dia contou ao Paulo Andrade que ele era narrador e ele acreditou. E o pior é que há quem aposte nele, para desgraça dos ouvidos alheios.

Nenhum comentário: