quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Santos 2 x 0 Botafogo

Esta semana, alguns santistas lembraram do fatídico título brasileiro ganho pelo Botafogo em 1995, no Pacaembu (eu e outros santistas estávamos lá), quando, com um empate em 1 a 1, sob arbitragem de Márcio Rezende de Freitas, o time carioca ganhou o Brasileirão. Esses santistas não vão jamais perdoar o Botafogo de Túlio e do goleiro Wágner por aquele jogo em que o Santos tinha jogadores que mereciam ser campeões, principalmente Giovanni, Marcelo Passos e o goleiro Edinho.

Outros da nação santista, os mais anticorintianos, chegaram a sugerir esta semana a hipótese de o Alvinegro da Vila amolecer para o time de Caio Júnior, que, se ganhasse, teria chegado à liderança do Brasileirão de 2011 e estaria um ponto à frente do Corinthians, faltando oito rodadas para o fim do campeonato.

Os amigos corintianos, por outro lado, estavam na expectativa: O Santos vai jogar ou entregar?

Como santista, não me identifico definitivamente com nenhuma das duas posições acima (contra o Botafogo ou contra o Corinthians). Porque o Santos hoje (ontem) tinha que jogar. E porque:

1) a culpa do roubo de 1995 não é do Botafogo. Havia um problema político entre Santos FC e CBF, que estava determinada a não deixar o Santos ser campeão. Eu perdôo o Botafogo de Garrincha e Nilton Santos, um time que foi tão grande e ganhou tão poucos títulos nacionais: apenas a Taça Brasil de 1968 e o Brasileiro de 1995, naquelas circunstâncias;

2) eu nunca consegui torcer contra o meu time, independentemente dos interesses de qualquer rival. Não vou torcer para o Santos perder do Botafogo para o Corinthians se dar mal. O problema de Botafogo e Corinthians não tem nada a ver com o Santos. O gol de Neymar hoje (ontem, pois já passa da meia-noite) já vale o ingresso. Gol de craque, de bico.

O Botafogo que resolva seus problemas, mas não na Vila Belmiro.

Veja os gols de Santos 2 x 0 Botafogo (preste atenção ao golaço de Neymar):

12 comentários:

Unknown disse...

Não pude ver o jogo... Dois golaços!! Concordo contigo Edu. Depois daquela "entregada" do Peru pra Argentina que tirou o Brasil na copa nenhum torcedor brasileiro devia pensar nesse tipo de coisa.
Abração, Rice.

João disse...

Maretti, vc pode falar o q quiser mas pra mim q sou parmerense era bem melhor ganhar do gremio e perder do bota... fala serio

Felipe Cabañas da Silva disse...

Não acredito que o Santos tenha ganho pensando em nenhuma das duas alternativas. O Santos jogou porque simplesmente está numa posição desconfortável no campeonato e precisa vencer e somar os pontos necessários o mais rápido possível para nem sequer haver a possibilidade de rebaixamento (que seria um absurdo pra um time desse, como eu já disse aqui) e poder pensar no que realmente interessa: o Barça de Lionel Messi.

Mas de qualquer forma eu não acredito que o Santos faria corpo mole num jogo só para prejudicar um arquirival, não é a cara do Santos. Não vejo esse Santos de Ganso, Neymar, Borges e Arouca fazendo o papelão ridículo que fez o Corinthians em 2009, e o Palmeiras e o São Paulo em 2010. Tenho vários santistas na família, por quem tenho muito carinho, e todos eles já me disseram algo mais ou menos assim: "o Santos tem rivais, não tem inimigos".

Gabriel Megracko disse...

Lamento que a seleção brasileira seja algo tão desprezível. Seria menos desprezível se não atrapalhasse. Difícil aceitar que o Santos esteja nessa posição no Brasileiro. De qualquer maneira, estamos esperando o Barça... Vai ser chocante. Ganhar deverá ser um problema secundário. O jogo em si já é um grande feito. Tudo conspirou para que os dois maiores times dos últimos tempos se encontrassem. Espero que não tropecem nas preliminares.

Luciano disse...

Conforme intimação, segue meu post....hahuahahuhuahua

Fiquei com certo medo do santos entregar sim.... mas qdo parei pra pensar, lembrei q no banco tinha Muricy (carater invejavel).

Concordo tbm com esse tal de Megracko ai.... a seleção atrapalhou mto... mas atrapalhou outros times tbm.... Acho q o santos nao esta na posiçao q deveria... mas isso comprova que sem Neymar (nem terra e nem ar) torna-se uma equipe convencional... mas mesmo assim deveria estar mais acima na tabela.

Com relaçao ao futebol carioca... sem comentarios neh.....

Botafogo 1995
Fluminense (da terceira pra primeira)

Lamento mto...

Domingo o campeonato começa a tomar o rumo para o campeao....

Jogo fundamental para o corinthians eh contra o internacional la em porto alegre... vamos tentar manter a velha freguesia gaucha... rapah! ganhou do internacional ninguem segura mais!!!!

Eduardo Maretti disse...

Intimação não, Luciano, como escrevi no post: "Os amigos corintianos estavam na expectativa: O Santos vai jogar ou entregar?". Queria ver se a galera corintiana tinha algo a dizer depois da desconfiança...

Agora, é incomparável o prejuízo do Santos em relação a outros times... a seleção atrapalha o Santos desde a pré-temporada, com a tal sub-20. E as convocações da seleção principal tem levado não apenas Neymar e Ganso (que se contundiu lá), mas também Danilo, Borges, Rafael... É muita coisa. O Santos é punido por ter o melhor time do Brasil.

Olavo Soares disse...

Concordo com você numa parte do post, discordo da outra.

A concordância é em relação a querer ver o Santos vencer ontem. O time está (estava?) numa sequência ruim, ainda há a matemática ameaça de rebaixamento e tem um Mundial pela frente, para o qual precisa estar em boas condições. Então tem que jogar bola. Além do mais, há muita água para passar por baixo da ponte, e a chance do jogo de ontem acabar por se mostrar irrelevante é muito grande. Talvez se fosse numa última rodada, aquela coisa do se-entregar-o-corinthians-não-é-campeão-e-pronto, eu pudesse mudar minhas convicções.

E a discordância é em relação ao Botafogo. Não vou mentir: tenho raiva sim, e eterna. Estava no Pacaembu em 1995 (com apenas 15 anos) e aquilo jamais será apagado. Não foi culpa deles? Pode ser. Mas eles que materializaram o delito, digamos assim.

Além do mais, me dá calafrios quando vejo alguém dizendo que "o Botafogo rivalizava com o Santos nos anos 60". Mentira. Deslavada. Nos duelos, o retrospecto do Santos era bem melhor.

Paulo M disse...

Não sei se a culpa de 95 também não é do Botafogo. O Túlio, uma semana depois de conquistado o título pros cariocas, apareceu numa capa de revista abraçado com o juiz que apitou o jogo. Infelizmente não sei informar qual era a revista. Mas não tem como saber o que de fato acontece nos bastidores do futebol. Quanto a esse papo de facilitar a vitória de um time pra prejudicar o rival, fico com a posição do Mauro Cezar Pereira, da ESPN, sobre uma suposta entregada do Palmeiras para o Flu, ano passado: o Barcelona certamente não arriscaria a canela pra vencer um adversário que concorresse com o Real Madrid. Assim também entre Milan e Inter ou Inter e Grêmio ou Manchester United e Liverpool ou Galatasaray e Fenerbhace. Querer de outra forma é não entender a rivalidade popular intrínseca ao futebol. O Santos tinha de ganhar do Botafogo pra sair da faixa de risco de rebaixamento e aliviar a ameaça de crise às vesperas de jogar com um Barcelona. Não era hora de festa. Como disse o Megracko, espero que ambos passem pela preliminar. Vai ser um jogão.

Gabriel Megracko disse...

De tanto falar da viúva do Pelé, apareceu Neymar. Agora, pra não aparecer 2!, é melhor ficar um século sem falar! Hahaha!!! Isso é o Santos.

Gabriel Megracko disse...

Foi mal, mas me ocorreu e não dizer seria falta de bom senso humorístico, como observado anteriormente. O Peixe passou o rodo no Bota e ficou só na marola do Brasileirão, assistindo a batalha dos desesperados de cima e dos desesperados de baixo. Ieman

Luciano disse...

O q o PAulinho disse eh gravissimo..... como assim sair na revista com o juiz??? Pra mim.... a final de 1995 foi o segundo maior absurdo q eu vi no futebol brasileiro... perdendo apenas pro pulo do fluminense da terceira pra primeira.

O terceiro, confesso que deve ser o penalty q o argentino marcou pra gente contra a portuguesa.... (mas esse ainda da pra rolar algum tipo de discução)

o futebol carioca ressucitou nesses ultimos tempo..... mas tivemos algumas entregas mesmo....inclusive do meu time.... (alguns vao dizer q nao.... mas acho q soh o FElipe entregou...... mas se eu tivesse no gol entregaria.....soh pq eh o SPFW..... com palmeiras ou santos EU nao entregaria)

Sr. Megracko.... nao tenho certeza absoluta.... mas esse negocio de viuva do PELE eu acho q surgiu do corinthians... nao sei se torcida, jogadores ou diretoria (posso estar errado) mas se realmente foi eu acho q foram pelos anos q passamos sofrendo com ele..... como dizia (acho q basilio) se o negao tava em campo nao dava pra gente..... essa eh geracao PELE e COUTINHO.... num dava neh?

A geração ROBINHO e DIEGO castigou todo mundo tbm.... peincipalmente o CORINTHIANS.... aquele brasileirao foi foda..... vcs levaram mas deram uma tremidinha.... o Fabio Bosta foi bem demaissss.....

MAs agora..... geração NEyMAR e GANSO, pise no freio pra falar..... o unico time no Brasil capaz de ganhar (e convencer) eh o CORINTHIANS (assim como ja fizemos....e tbm perdemos)... mas fico feliz em ver santos e corinthians como principal classico do futebol paulista (pelo menos) e to mtttoooo triste em ver o Palmeiras na situção que está..... (santos, spfw e CORINTHIANS perdem com isso)

Edu..... queria sugerir um topico!!! vamos ver qual a opiniao da galera a respeito da volta do octagonal....? vi q isso tava rolando pelos bastidores e tal........

(ps: intimação sim senhor...... o Sr. disse q nao iria pra minha nova HOUSE..... rsssssssssss)

Eduardo Maretti disse...

Luciano, antes do fim do Brasileirão vou acatar a sugestão de falar sobre o octogonal.

Sobre os maiores roubos da arbitragem eu incluiria aí a final Grêmio e Flamengo em 1982. Teve um lance que o flamenguista Andrade tirou uma bola de dentro do gol com a mão. o juiz não deu nem gol nem pênalti >>

http://www.youtube.com/watch?v=68peqVs3XzA

Outro escândalo foi o título do Flamengo contra o Atlético-MG em 1980, quando a arbitragem literalmente operou o Galo de uma maneira absurda.

Para mim aquele Corinthians x Inter de 2005 tb entra na lista.