sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma semana impressionante (ou expressionante?) para o futebol brasileiro

Não me manifestei antes sobre a “trágica” quarta-feira, 4 de maio, para os times brasileiros na Libertadores porque às quintas estou muito ocupado.
Fred: retrato da eliminação
Foto: Rafael Moraes/Photocamera

Não sou do tipo de brasileiro que segue Galvão Bueno, que diria ontem: “O Fluminense (Cruzeiro, Inter ou Grêmio) é o Brasil na Libertadores!”. Esse ufanismo barato – que está em vias de extinção – não convence nem o brilhante Tiago Leifert, da Globo do Galvão.

Por outro lado, penso que para o Santos era melhor pegar o Cruzeiro do que o Once Caldas. Uma viagem a Belo Horizonte de avião é mais rápida do que ir da zona oeste à zona leste de São Paulo. Já Manizales, onde o Peixe pega o time colombiano na próxima quarta-feira, é um pouco mais longe e a cidade está a 2.200 metros acima do nível do mar. No meio disso, a final com o Corinthians pelo Paulistão.

A queda do Cruzeiro foi inesperada e espetacular. Zebra histórica. Ficou provado que o campeonato mineiro e nada é a mesma coisa. Vi nos últimos tempos alguns comentaristas de TV a cabo dizerem, com pose de autoridade, que o Cruzeiro “é o melhor time do Brasil atualmente”. A Raposa, melhor equipe da fase de grupos da Libertadores, não passou das oitavas. Como o Corinthians em 2010, eliminado na mesma fase pelo Flamengo.

Nunca acreditei que o Cruzeiro fosse tudo isso, mas até achei que Santos x Cruzeiro seria um grande jogo, o jogo que não será, porque o time de Cuca, o homem do cotovelo, apanhou em MG do Once Caldas por 2 a 0. Once Caldas que, em 2004, ganhou a Libertadores batendo Santos, São Paulo e Boca Juniors na sequência.

Se passar pelo tal Once Caldas, o Santos fará uma semifinal contra o vencedor de Jaguares e Cerro Porteño. A final seria com o vencedor da chave 2 (abaixo).

Inusitado Futebol Clube

Só pra não passar batido, nesta quinta-feira de uma semana impressionante, o Inusitado Futebol Clube continuou fazendo vítimas. Depois de o Inter ser eliminado pelo Peñarol, o Fluminense pelo Libertad, o Cruzeiro pelo Once Caldas e o Grêmio pelo Universidad Católica, o Palmeiras está virtualmente fora da Copa do Brasil ao apanhar de 6 a 0 (no tênis, seria um “pneu”) do Coritiba. E o Flamengo perdeu de 2 a 1 do bravo Ceará no Engenhão e precisará jogar com gana para reverter o placar muito desfavorável, em Fortaleza.

Abaixo, as chaves da Libertadores e os gols de Coritiba 6 x 0 Palmeiras*. Da chave 1 sai um finalista; da chave 2, o outro.

Quartas-de-final

Chave 1
Once Caldas x Santos
Jaguares x Cerro Porteño

Chave 2
Libertad x Vélez Sarsfield
Peñarol x Universidad Católica

Veja os gols de Coritiba 6 x 0 Palmeiras (*atualizado às 13:48)

15 comentários:

Luciano disse...

Edu!!! fala do PALMEIRAS!!!!

To Louco pra ler o comentário do Alexandre!!!

Não podemos esquecer qdo ele cravou:
"Beleza, Edu, o Corínthians é uma piada entre os grandes."
Resposta: HA HA HA HA HA HA (6x ta?)

"Jogou como time pequeno, não tem tática não tem jogo, não tem raça, não tem nada."
Resposta: HA HA HA HA HA HA (6x ta?)

"Que se cuide pro brasileirão."
Resposta: HA HA HA HA HA HA (6x ta?)

"Vcs se esquecem que Felipão tem títulos, Libertadores e campeão pelo Brasil, dando alegrias ao Brasil"
Resposta: HA HA HA HA HA HA (6x ta?)

PS: Toods os 6 gols foram ilegais, ou seja, o arbitro roubou o Palmeiras (como sempre neh)

ALEXANDRE!!! vai chorar na cama q eh mais quentinho!!!

Paulo M disse...

Mas o Coritiba jogou muito. O tal do Rafinha é o capeta. O Palmeiras, além de estar mal, não contava com um futebol de gala do Coxa. É o time a ser batido. Agora, o
Marcos vacilou no primeiro gol e na entrevista pós-jogo, acusando os companheiros gravemente. Fez história, ajudou a ganhar títulos, inclusive a Libertadores (viu, Luciano?, HA HA HA HA), e é eterno, mas é um cabeça de bagre também.
É isso. Abrs.

Xico Santos disse...

Oh!... Delícia!!!

Manchete: "Coxa elimina o jogo de volta!"

Ai!... Ai!... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

Edu Maretti disse...

Só vou meter a colher aqui pra discordar do Paulo quando diz que "o
Marcos vacilou no primeiro gol e na entrevista pós-jogo". Pode até ter falhado no gol, mas na entrevista, por quê? Além de ter crédito inesgotável, o cara é palmeirense. O comportamento do time foi vergonhoso.

O Antero Greco disse: "O bicampeão paranaense fez 6 a 0 com tanta facilidade que não parecia jogo de verdade, mas treino". O 5° gol do Coxa foi patético. Pra mim a defesa deixou. Vejam lá, que eu atualizei o post colocando porque afinal é um resultado histórico.

abraços

Felipe Cabañas da Silva disse...

Aparentemente, se o Santos passar pelo Once Caldas vai ser finalista.
Aparentemente porque em Libertadores nunca se sabe. Quem iria imaginar que o Once Caldas iria bater Santos, São Paulo e Boca Juniors e ser campeão da Libertadores?? - portanto, Jaguares ou Cerro Porteño sempre podem surpreender, mas o Cerro já mostrou nessa libertadores que é um timinho. Mas os times também crescem durante a competição, caso do próprio Santos.

Agora, em relação à final, acho que o Peñarol, depois do que fez com o Inter, é um time que exige muitíssimo cuidado. O Vélez é sempre o Vélez. Mas depois dessa rodada a Libertadores está claramente caindo no colo do Santos...

Sobre a queda do Cruzeiro, me parece que rolou um salto alto. Como pode um time meter oito gols na primeira fase no tetra-campeão Estudiantes, ganhar a partida de ida do Once Caldas em Manizales (que é um caldeirão do inferno) e tomar um sarrafo na volta?

alexandre disse...

Luciano, vc parece que se preocupa mais com o Palmeiras do que com seu time!!Curintiano é tudo assim. Qdo eu disse que o corínthians é uma piada...quis dizer com esse time e o atual técnico, não como clube, ainda que eu não faça muita questão que exista, mas faz parte. Onde iriam botar tanto corinthiano, não é mesmo?..hahahahah.. Mas atualmente é um timinho ruim pra caramba, vai dizer que não? O palmeiras mostrou-se vulnerável qdo jogou com um time mais forte, o Coritiba. E não jogou mesmo. Marcão tem razão. Ninguém jogou nada. Bom, tenho mais o que fazer. Até a próxima. E, Luciano, quero ver seu time ganhar do Santos na bola, sem
o 12º .

Luciano disse...

Alexandre,

Não acho o time do corinthians ruim... acho o treinador péssimo. O Santos hj é favorito contra qlq time no Brasil (e grande parte do mundo). Mas em 1990 o SPFC era favoritissimo e tinha um grande time e perdeu.
Em 1995 o Grêmio tinha um grande time e era favorito... resultado= Corinthians campeão no Olímpico.

PS> vc pode considerar o corinthians um time ruim... mas é bem superior ao Palmeiras (com toda certeza do mundooooo)

É obvio que estou preocupado com o Palmeiras... alguns anos atrás poderíamos dizer que o palmeiras era nosso grande rival... mas isso já passou.... TIME mesmo o palmeiras só teve na era Parmalat... mas o time foi pro brejo neh.... junto com a multinacional italiana. (venhamos e convenhamos... quem se preocupa com os rivais são os palmeirenses, sao paulinos, imprensa e derivados)

Paulinho, de fato o Marcos foi um grande goleiro... hj não dá mais pra ele... já não tem o mesmo reflexo, a mesma paciÊncia, mesma agilidade...etc etc etc

No lugar dele eu aposentaria...


A verdade é: O Palmeiras não ganha um titulo de expressão já faz bastante tempo... e pelo andar da carruagem vai continuar assim...
Pra mim, atualmente, o maior culpado por isso é o Sr. Luis Felipe Scolari... q jah não é mais o mesmo... Xinga a imprensa, briga com jogadores, faz acusações que não pode provar, gestos ridículos....

Na boa mesmo... o Palmeiras parece não ter mais jeito...muda diretor, muda presidente, muda elenco e tudo continua na mesma... falta titulo.

PS> 6x0 foi pouco.... cabia mais...

Paulo M disse...

Luciano, esse papo de "título importante" ou "de expressão" é coisa da mídia. Ninguém "minimizava" a conquista do Paulista até a mídia começar a divulgar essa "ideia". Agora virou moda...
Edu, quanto ao Marcos dizer que não o chamassem pra entrar no barco (até aí, vá, tudo bem) e que os jogadores fizeram corpo mole e que vão "correr" no Pacaembu só pra mostrar serviço pra torcida, não me parece ético. Exceto pela hipótese, nesse caso, de alguns jogadores terem tentado sabotá-lo (muita gente comentou isso hoje, no quinto gol a zaga abriu pro chute do atacante do Coritiba), o mito não justifica todos os erros. O quinto gol e o sexto foram estranhos mesmo, mas àquelas alturas, e antes disso ainda, os jogadores do Palmeiras não sabiam mais pra onde correr. Estavam literalmente fugindo da bola. Vi o jogo, deu uma pane total no time durante os 45 minutos do segundo tempo. Ninguém pediu pra jogar no Palmeiras, o clube é que foi atrás dos jogadores que estão lá. Não acho honesto acusar assim companheiros de equipe diante dos microfones. Por que o Marcos não reclama, por exemplo, quando está de cabeça fria, da direção que faz corpo mole pra contratar melhor? Ele tem peso pra isso, poderia até ajudar, mas encarar peixe grande é sempre mais difícil. Sou fã do Marcos, desde que ele não agrave crises como já fez tantas vezes.

Felipe Cabañas da Silva disse...

O último título grande do Palmeiras foi a Libertadores de 1999 (vão dizer que eles têm e nós não temos; concordo, mas não me importo). De lá pra cá o Palmeiras só ganhou o paulisTÃO (que eu acho um campeonato importante) de 2008. Ah, esqueci, ganharam um mundial fajuto (depois falam da gente) no tapetão e mais 4 títulos brasileiros de tapetão. Está na fila do Nacional há 17 ANOS. E nós que somos a piada...

Eu não gosto de ficar batendo boca sobre futebol. Bate boca sobre futebol é sempre um bate boca infantil e sem vencedores, mas como a reação do Palmeiras à semi-final do paulista foi raivosa (o Kléber chegou a chamar os corintianos de mulambos - depois viu a besteira que tinha feito e apagou a mensagem) e nos chamaram de ladrões e etc, então temos que nos defender.

João disse...

o que concordo com o blogero edu é que pra mim chega de felipão. e nisso concordo ateh com o curintiano aí em cima... esse não eh o parmera q eu gosto de ver jogar.

mas nao gosto de ficar comparando grandezas. o primeiro titulo "grande" do curintia soh chegou em 1990. ateh entao soh ganhava estadual... nao da nem pra comparar... e por falar em grandeza nossa Arena do Palestra vai ficar pronta antes de o "feilzão" ser aprovado na prefeitura. kkkkkkk

Luciano disse...

Paulzinhooooo my brotherrrr!!! saudades de vc viwww...!

CONCORDO PLENAMENTE COM VC!!!!! o campeonato paulista jah teve mtooooo valor.... hj ateh eu acho um campeonato desnecessário....

Confesso tbm... q nao vi esse "corpo mole" da zaga palmeirense... mas tbm nao olhei clinicamente isso.

João.... obrigado pelo reconhecimento de meu comentário... tentei nao "atingir" ninguem... tentei falar a real!.

Qto ao estádio... torço mto para q o PALESTRA ITALIA seja sede da COPA DAS CONFEDERAçÕES... Até pq.... meu "problema" são os BAMBIS

Luciano disse...

PAlmeiras anuncia contratação de noo meia: Dúzia!

alexandre disse...

Não era o momento do Marcos entrar pra esse jogo como que se estivesse entrando o salvador. Isso de certa forma enfraqueceu o goleiro Deola e pôs todo um entrozamento da zaga a se perder. O Palmeiras ficou sem o Cicinho na lateral direita, joga bem esse garoto, Valdívia que não se pode mais contar, o outro expulso, tal de Rivaldo. Soma-se tudo = 6.
E a Libertadores?
Foi uma retirada coletiva dos brasileiros. O Santos ainda tem provas dificílimas pela frente, considerando que Vélez seja o favorito da chave 2, com respeito ao peñarol. O time do Santos ganha mais corpo e está com mais forças, porém o Cerro Porteño é um time envocado. Só vi o segundo tempo de América mx 0 x 0 Santos. O goleiro, tal de Rafael catou bem, parece bom goleiro, mas o jogo mesmo achei feio. parece que fez pelo resultado. Muito chutão pra frente. O Santos se enquadrou rapidamente no estilo Muricy. Sua contratação foi providencial. É isso aí.

Felipe Cabañas da Silva disse...

João, você está mal informado quanto às obras da Arena Palestra Itália. Existe um sério imbróglio entre Palmeiras e WTorre ameaçando as obras do estádio.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk3004201111.htm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk0505201105.htm

Os dois textos são para assinantes. Mas eu acho necessário um pouco mais de cuidado antes de cuspir pro alto por aí. A Arena Palestra Itália corre o risco de ficar sem construtora e, o pior, semi-demolida. Informe-se.

Eduardo Maretti disse...


Poucas pessoas estão observando um time muito perigoso da chave 2 da Libertadores: o Libertad do Paraguai, que eu acho que pode chegar à final. Tenho impressão de que eles vão eliminar o Vélez, não sei por quê.