domingo, 28 de novembro de 2010

Viva o Rio de Janeiro!

Para meu amigo e compadre José Arrabal

A imagem de um menino filmado no alto (não lembro se de um prédio, uma laje, um apartamento) com a palavra Paz pintada em branco em seu corpo, pra mim, resume o momento histórico do dia de hoje, 28 de novembro de 2010. A reação da comunidade do Alemão demonstra, com gestos cabais, que o socorro foi bem vindo.

A união de forças estaduais e federais (PM, Bope, Marinha, Exército e Aeronáutica) revela que a operação de “resgate do território” foi muito bem planejada. O crime achou que o terrorismo praticado contra a população nas últimas duas semanas ficaria por isso mesmo. Deu-se mal.


A operação desencadeada pelo governo do Rio de Janeiro apoiado pelo governo federal foi republicana, e por isso mesmo histórica. Nesse sentido, não tem precedentes. É uma ação definitiva.

Não houve o derramamento de sangue que muitos temíamos.

Claro que, sabemos bem, a questão não está resolvida.

Claro que só com educação e cultura as pessoas (nos morros do Rio ou nas favelas de São Paulo, Salvador, Recife etc) vão ser cidadãs de fato, vão prescindir do crime. Mas esse horizonte, que deve ser perseguido com obstinação, dará frutos no longo prazo. O que acontece hoje é que o Estado não podia recuar. As tropas não foram enviadas por um governo fascista. Foram enviadas pelo governo Lula.


Claro que, como disse Felipe num comentário em post abaixo, "a miséria é uma fábrica de traficantes". Mas Dilma Rousseff ganhou a eleição porque um dos maiores frutos dos 8 anos de Lula foi justamente a sensível diminuição da miséria. A vitória de Dilma foi a vitória da cidadania, que se reflete no que está acontecendo no Rio, algo que há 20 anos muitos de nós, oprimidos pela desesperança, não imaginávamos que fosse possível.

O trabalho é de longo prazo. A consolidação da cidadania está em marcha. É preciso entender que vontade política ganha batalhas. É preciso que as pessoas entendam o que está acontecendo.

Uma batalha foi ganha. A guerra ainda não.

Viva o povo do Rio de Janeiro!

3 comentários:

Victor disse...

Quem sabe a polícia paulista se anime e resolva fazer o mesmo movimento em SP, antes que eles comecem a queimar propriedades, ou seja, carros. Porque aqui em SP o problema existe e é o mesmo. A diferença é que o governador é o Geraldão demo tucano e o prefeito é o Kaxab.

Gabriel Megracko disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gabriel Megracko disse...

Fluxo natural da natureza excessivamente exuberante: o choque. Lá em cima, o crime; lá embaixo, o crime. Lá em cima, o samba; lá embaixo, a bossa. Fogo cruzado. Aí vem a tempestade: guerra interrompida.