quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O significado da entrevista de Lula aos blogueiros

A entrevista concedida pelo presidente Lula a blogueiros independentes na manhã desta quarta-feira tem importância mais simbólica do que pelo que ele disse ou deixou de dizer. O presidente falou de maneira descontraída aos blogueiros Renato Rovai, Leandro Fortes, Altino Machado, Rodrigo Vianna, Eduardo Guimarães, José Augusto, Altamiro Borges, Tulio Vianna, Pierre Lucena e Sr. Cloaca (entrevista está linkada no final deste post).

Só o fato de Lula conceder a coletiva aos blogueiros (ao mesmo tempo em que alguns portais da grande mídia também transmitiram o evento) mostra o reconhecimento da importância dos blogs – claro que não apenas os representados hoje em Brasília – pelo presidente e, mais do que isso, sinaliza que o Planalto não ignora que o essencial é a internet continuar livre, ao contrário do que querem os defensores do AI-5 digital, projeto do senador Eduardo Azeredo (PSDB) que pode colocar rédeas na liberdade da rede mundial no Brasil. Sinaliza também para a premência de levar adiante as prioridades tiradas da I Conferência Nacional de Comunicação, há um ano (veja aqui), fundamentalmente a regulamentação dos artigos 220 a 223 da Constituição de 1988, o que nunca foi feito. A luta política em torno da reforma do sistema de comunicação do Brasil será árdua.

Uma passagem da entrevista dá a dimensão do porquê os “coronéis” das comunicações têm pavor da liberdade proporcionada pela internet. Disse Lula: “Ela [mídia] é desmentida em tempo real, tem que se explicar. Acho isso extraordinário (...) Acho que vamos trabalhar para democratizar a mídia eletrônica e vamos trabalhar para que o leitor brasileiro fique cada vez mais sabido, inteligente, eu diria. Controlador da sua própria vontade, e isso está acontecendo no Brasil agora”.

Desde a eleição de 2006 a internet vem sendo decisiva e, naquela ocasião, subestimada pelos simpatizantes da direita raivosa ou cordial, como já notara então Luiz Carlos Azenha num post, em seu blog, intitulado “Poder da internet no Brasil foi desconhecido por analistas políticos” (não tenho o link para esse texto, do blog antigo do Azenha, embora tenha o texto que salvei em Word). Nele, escrevia o autor do blog Vi o Mundo há quatro anos:

Sejam benvindos a um país mais complexo, em que o poder dos coronéis locais, montados em suas concessões de emissoras de rádio e tevê, se esgarça nas franjas.
Se você não sabe o que é uma lan house, nem foi a Parelheiros, não se sinta um idiota - no sentido grego da palavra.
Lan house é internet de pobre.
Um real por hora.
Está lá, em todo bairro pobre de toda cidade brasileira.”

Nestas eleições de 2010, blogosfera e twitter serviram como ferramenta decisiva da militância, permitindo o desmentido dos boatos em tempo real, por exemplo, e foi [a internet] fundamental à eleição de Dilma Rousseff, apesar de não haver estudos ainda sobre em que medida ela possa ter sido mais ou menos decisiva.

Quase no final da entrevista, o presidente lembrou o já célebre episódio da bolinha de papel (lembre clicando aqui), dizendo ter ficado estarrecido (termo não foi esse) com a tentativa de enganar a população por parte da campanha tucana. “O Serra deve desculpas ao povo”, disse Lula.

Atualizado às 14h51

Veja a entrevista (observação: nos primeiros dois minutos, aproximadamente, não há som. Tenha paciência que ele vem. Mas maximize o som no ícone correspondente, embaixo, à esquerda da tela do vídeo)

6 comentários:

Mayra disse...

Pois é, Edu, o reconhecimento da mídia digital sinaliza, acho, que finalmente na história miserável da imprensa brasileira, nós, leitores, vamos ter finalmente uma opção - várias, que alegria! - de fonte informativa que não seja a das elites de direita. Eu, por exemplo, mudei radicalmente meus hábitos de leitura da grande imprensa desde a última cobertura da campanha eleitoral vergonhosa e criminosa da grande imprensa marrom - antes, lia a Folha e o Estadão on-line, agora só vou lá por alguma razão muito precisa, como ver a programação de TV... Tenho lido os blogues bacanas que descobri durante a campanha - além do seu, é claro, o do Rodrigo Vianna, do Luís Carlos Azenha, do Rovai (que já conhecia), do Amorim etc. - e tenho sido rigorosamente bem informada por gente competente e à esquerda. Que alívio: a mídia didital está dando pra gente, finalmente, a oportunidade primeira neste país de ter uma boa imprensa de esquerda em nível nacional.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Edu, venho aqui pra fazer um comentário nada a ver com o post.

Vc não acha que o fiasco alvi-verde diante do esmeraldino goiano merece um post único??? hehehe

Obviamente, o Goiás não é o ASA de Arapiraca, mas que foi um vexame histórico foi.

Além do mais, os alvi-negros, Corinthians e Santos, são os únicos paulistas a disputar a Libertadores-11, o que para mim é motivo de infinita felicidade.

Saudações...

Victror disse...

O admirável presidente Lula deu uma demonstração cabal que segue a cartilha dos valores democráticos. A entrevista foi a sinalização que o Brasil caminha para a democracia de mídia o que reforça que os brasileiros serão cidadãos plenos em muito menos tempo do que se imaginava. Mudando a comunicação, muda tudo. Salve Lula !

Edu Maretti disse...

Felipe, não vou poder satisfazer seu pedido (ou sadismo hehe) por absoluta falta de tempo... Senão teria escrito mesmo. Abs

Mayra disse...

Ah, mas eu jogo um monte de confete no seu blog e coisa e tal e venho aqui pra ver por onde a discussão do post anda e coisa e tal e você só se dignou a responder um comentário totalmente outsider, ao post, futebolístico. Que indesculpável invasão de assuntos...

Edu Maretti disse...

oi, Mayra. Eu adoro confetes! Sobre o futebol, é um tema tão importante, como verdadeira metáfora da vida, que o presidente mais popular da história do Brasil, corintiano, não perde a oportunidade de falar do tema, como aliás falou na entrevista aos blogueiros.

Sobre a entrevista em si, o que achei legal hoje foi algo que tem a ver com ela, um post do Vi o Mundo, sobre Franklin Martins ter dito que o Ministério das Comunicações precisa ser "refundado(importante).

Here:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/franklin-martins-diz-que-e-preciso-refundar-o-ministerio-das-comunicacoes.html