domingo, 14 de novembro de 2010

Corinthians tira o Cruzeiro da luta pelo título. Tirando a Fiel, todo o país torce para o Fluminense

O Corinthians virtualmente eliminou um concorrente direto ao título brasileiro e dorme como líder do campeonato. Faltam três rodadas para o Alvinegro e quatro para o Fluminense, que deve vencer o Goiás no Engenhão e reassumir a ponta neste domingo. Se der a lógica, o time das Laranjeiras terminará a 35ª rodada com 64 pontos, um a mais que o rival paulista. Pelo que ouço de amigos e leio por aí, não é exagero dizer que o Timão tem contra si toda a torcida brasileira.

Não vi Corinthians 1 x 0 Cruzeiro. Toda a polêmica em torno do pênalti sobre Ronaldo no fim do segundo tempo me pareceu exagerada. Foi pênalti. Tolo, desnecessário, mas pênalti. O atacante mata a bola no peito no meio da grande área, toma uma entrada pelas costas claramente faltosa do tal do Gil... Fazer o quê?

Veja o pênalti e o gol de Ronaldo:



O que Zezé Perrela, presidente do Cruzeiro, e principalmente o técnico Cuca enfatizam é que esse não foi o único erro. Cuca acusa três impedimentos assinalados erradamente do ataque da Raposa que redundariam em gol ainda no primeiro tempo. Como não vi o jogo nem esses lances, não posso dizer.

Posso dizer que eu não daria nenhum dos dois pênaltis reclamados pelo Cruzeiro a seu favor, ambos muito parecidos, em divididas de Thiago Ribeiro com o goleiro Júlio César (esses eu vi nos melhores momentos). Nas duas jogadas, o atacante foi para o lado errado, adiantou demais a bola e preferiu apostar mais no pênalti do que na jogada. Nas duas divididas, não me pareceu que o goleiro corintiano foi para fazer falta.

De qualquer maneira, seguem comentários que ouvi no meio da polêmica:

Do meia Roger, do Cruzeiro: “Em 2005 eu estava aqui [no Corinthians] e não reclamei. Agora estou do outro lado e não posso reclamar também”. O jogador, articulado, uma exceção no meio dos semi-analfabetos que habitam o futebol, ironizou, dizendo que “a justiça pode vir de outras maneiras”. Não economizou nas palavras: “Tomara que São Paulo e Palmeiras vejam isso e possam ajudar o Fluminense”. Emendou falando do campeonato de 2009, insinuando que o Corinthians teria entregado o jogo para o Flamengo na penúltima rodada (em Campinas, 2 a 0 para o Flamengo, que acabou sendo campeão na rodada seguinte, a última). “O Ronaldo jogou 5 minutos naquele jogo”, disse Roger.

Do comentarista Mauro Cezar Pereira, da ESPN Brasil: “É assustador o número de pênaltis marcados a favor do Corinthians no Pacaembu neste campeonato”. Eu até concordo. Mas, para Mauro Cezar, o pênalti em Ronaldo não existiu. É um comentarista bastante europeizado. Para ele, quase nunca existe pênalti. É um dos comentaristas que mais atacaram o santista Neymar este ano, imputando sistematicamente ao jovem craque santista a pecha de cai-cai. Nem quando é  pênalti o ranzinza acha que é. É um chato.

Já Juca Kfouri, em seu blog, diz que, no primeiro turno, e com o mesmo juiz deste sábado, Sandro Meira Ricci, o Cruzeiro bateu o Corinthians em Minas por 1 a 0 “em jogo em que a arbitragem não deu um pênalti claro de Henrique em Bruno César”.

Próximos adversários dos líderes*:

1° Corinthians (63 ptos - 35 jogos): Vitória (f), Vasco (c) e Goiás (f)
2° Fluminense (61 ptos - 34 jogos): Goiás (c), São Paulo (f), Palmeiras (f), Guarani (c)
3° Cruzeiro (60 ptos - 35 jogos): Vasco (c), Flamengo (f) e Palmeiras (c)

*Atualizado à 01h49

Goleada do Galo

O jogo a que assisti, digno de nota, foi Atlético-MG 4 x 1 Flamengo. Muito bom, disputado, pegado, jogado porém com lealdade, e com o coração. O Flamengo jogou melhor nos primeiros 15 minutos, mas depois o Galo tomou conta.

Com a fanática torcida empurrando e atuação espetacular de Obina (que marcou o primeiro, um golaço, e deu passe primoroso para Renan Oliveira marcar o segundo), o Atlético de Dorival Júnior deu uma sova no time de Vanderlei Luxemburgo e fugiu consideravelmente da zona do rebaixamento. O Galo está no 14° posto, com 39 pontos, uma posição e um ponto atrás do próprio Flamengo.

Amanhã atualizarei o blog com poucas palavras, após Fluminense x Goiás no Engenhão.

4 comentários:

Luciano disse...

Edu, tenho q quebrar meu silêncio...vc conseguiu um efeito suspensivo....rs...
Concordo com vc....pra mim penalty CLARO. O cara veio igual uma jamanta sem freios... Ronaldo dominava a bola no peito...o cara entrou de ombro no meio das costas do Ronaldo no alto.... eh OBVIO que ele ia derrubar não só o Ronaldo, mas como o Faustão, o Jô Soares ou qlq outro pô. Chamo isso de imprudência e burrice.
Houve erros durante o jogo de impedimentos... um deles achei grotesco... os outros foram por centimentros inclusive pro nosso lado.
Qto ao Roger, vamos combinar... é um babaca completo. A unica coisa q fez de bom por futebol foi aquele gol do meio campo contra o SPFC.
Acho difícil o Fluminense perde pontos nessa reta final de campeonato assim como o Corinthians.
Tenho fé e esperança... E quanto ao anti-corintianismo não me preocupa... o Corinthians é mto grande e sabe lidar com pressão.

Edu Maretti disse...

Pô, Luciano, fiquei feliz com o efeito suspensivo...

Agora, não sei se vc sabe, mas nos bastidores circula uma informação quente. Parece que depois do Brasileirão o Fenômeno vai para o Santos.

Segundo os rumores, ele seria contratado para uma função importante: dar um curso de três meses ao elenco santista. Nome do curso: "Como bater pênaltis" - hehe. Neymar teria aulas de reforço, duas vezes ao dia...

Felipe Cabañas da Silva disse...

O pênalti no gordo foi claríssimo... gozado que se a falta fosse fora da área não apareceria um só jornalista pra dizer que não foi falta. Pq dentro da área a falta que é falta fora da área não é falta??

E a histeria cruzeirense foi bastante despropositada, e, digo mais, ficou claro e patente um certo complexo de vira-latas alimentado lá pelos lados de Minas Gerais.

Eu "assisti" o jogo pelo rádio (hehe), e peguei a entrevista do Tiago Ribeiro saindo de campo. Não foram exatamente essas as palavras, mas ele disse o seguinte:

"A gente sabe que os juízes só erram a favor do eixo Rio-São Paulo. É muito mais difícil um juiz errar a favor de times de Minas ou do Rio Grande do Sul".

Bom, como o próprio Juca Kfouri muito bem lembrou, no primeiro turno quem saiu puto de campo com o Sandro Meira Ricci foi o Corinthians.

O Cruzeiro é um grande clube, com uma grande história. Se apequenou com essa histeria. Se encolheu. Se fez de vítima. E, uma pena para a sua torcida, jogou a toalha antes da hora. A prova é que, o Fluminense não ganhando hoje, o Cruzeiro continua no páreo. Tá todo mundo vivo e é impossível fazer previsão. VAI CORINTHIANS!!!

Alex Falcão disse...

O Mauro Cezar é um chato!
Ele fica com essa bandeira de "penalti a brasileira" e fecha os olhos pra tudo. Ta mais preocupado em aparecer.
O zagueiro foi muito infantil.