domingo, 21 de novembro de 2010

Fluminense de Muricy põe a mão na taça

Fred comemora 3° gol/Reprodução
Com os resultados da 36ª rodada, faltando duas para o final do campeonato, o Fluminense decididamente se coloca como favorito ao título brasileiro, com uma mão na taça. O Timão ficou no 1 a 1 com o Vitória e, como se esperava, não encontrou facilidades no Barradão, onde bater o Rubro-negro é muito difícil. Tanto que nenhum time de São Paulo conseguiu essa proeza neste Brasileiro. Ronaldo sair ainda no primeiro tempo com uma contusão muscular não foi um bom presságio aos místicos corintianos na Bahia de Nosso Senhor.

Em Barueri, o São Paulo realizou o desejo de sua torcida (que vibrou nos gols do Fluminense) e perdeu por 4 a 1, terminando o jogo com nove cabras em campo (Xandão e Richarlyson foram expulsos no segundo tempo). Conca, com dois gols também na segunda etapa, demonstrou que pode ser mesmo o fator decisivo, o craque do campeonato. O argentino que comanda o meio de campo tricolor tem uma marca impressionante: disputou todos os 36 duelos de seu time no campeonato. E Fred, que fez um gol contra o São Paulo, volta como decisivo justamente na retal final. O Flu está com a faca e o queijo na mão.

Veja os gols de São Paulo 1 x 4 Fluminense em Barueri:


Rodadas finais
Há quem ache o seguinte: Muricy Ramalho não deveria escalar Washington nas duas últimas partidas. Superstição? Para mim faz sentido: eu sempre disse que Washington é um perdedor. É fato: por onde passou, perdeu: Atlético-PR (Brasileiro de 2004), Fluminense (Libertadores de 2008), São Paulo (duas últimas temporadas, quando o Tricolor paulista não ganhou nada).


Com 65 pontos contra 64 do Corinthians, faltando duas rodadas (veja abaixo), será muito difícil que o Tricolor das Laranjeiras deixe de vencer o Palmeiras no penúltimo round, em Barueri**. Por incrível que pareça, o Brasileirão mais disputado dos últimos anos pode até acabar na semana que vem. Basta que o Flu bata o sossegado Palmeiras, que só pensa na Sul-Americana, e o Corinthians não vença o sempre traiçoeiro Vasco da Gama no Pacaembu (a propósito, vou escrever um post durante essa semana para justificar o adjetivo traiçoeiro que apliquei ao Vasco. Histórias).

Se confirmar o título, Muricy Ramalho levantará seu quarto troféu de campeão brasileiro. Ficará a um do recordista Vanderlei Luxemburgo. Muricy foi tricampeão nacional pelo São Paulo (2006, 2007 e 2008). Vanderlei foi campeão com Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004).


Jogos restantes:
1°. Fluminense (65 pts): Palmeiras (f), Guarani (c) 
2°. Corinthians (64 pts): Vasco (c) e Goiás (f)
3°. Cruzeiro (63 pts): Flamengo (f) e Palmeiras (c)


PS(atualizado à 00h59): Com a vitória do Cruzeiro sobre o Vasco da Gama por 3 a 1, a Raposa permanece na briga. Mas depende de uma combinação de tropeços de Corinthians e Fluminense ao mesmo tempo, o que parece improvável.


**A partida Palmeiras x Fluminense no próximo domingo será no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, e não em Barueri. Atualizado às 13h14

6 comentários:

Paulo M disse...

29 de novembro de 2009, Brinco de Ouro da Princesa, Campinas, Corinthians 0 x 2 Flamengo. O time do Parque São Jorge "amoleceu" em campo, tirando definitivamente as esperanças de título de Palmeiras e São Paulo. Um ano depois, ironicamente, ele dependeria da boa vontade dos dois rivais contra o Flu pra se sagrar campeão brasileiro. Agora, um já levou coça, e o outro promete testar jogadores pra próxima temporada. Dizem que quem planta colhe. ENTREGA, PALMEIRAS!!... he he.

João disse...

como parmerense q sou tenho q repetir... ENTREGA, PALMEIRAS!!!!!!!!!! kkkkkkkk

Felipe Cabañas da Silva disse...

O São Paulo nem que quisesse esse ano poderia ganhar do Fluminense, porque o time é ruim de doer. O Palmeiras idem. Mas eu concordo com vcs, ENTREGUEM, porque ganhar campeonato ajudado pelos arqui-rivais eu to fora. Assim vcs colocam mais uma derrota na conta de vcs.


Mas eu já estou cansado de todas as rodadas sempre essa mania de ditar o desfecho das coisas. Na rodada passada era o Corinthians que estava com a mão na taça. Agora todos os jornalistas são unânimes em decretar que pronto, acabou, o Fluminense decididamente é campeão. Se o Guarani chegar à última rodada com chances de se livrar do rebaixamento o Fluminense que se cuide. O Corinthians não vai jogar a toalha, como o sensível Cruzeiro. Vai honrar sua camisa até o fim.

Eduardo Maretti disse...

Bom, Felipe, quanto a mim, eu não disse em nenhum momento, na rodada passada, que "o Corinthians estava com a mão na taça", nem mesmo que, àquela altura, seria favorito.

No post após a 35ª rodada, eu escrevi sobre Vitória x Corinthians: "partida difícil, visto que o Rubro-negro baiano está apenas uma posição acima da zona de rebaixamento"... e... "não dá para dizer quem é favorito entre os três times que disputam o título".

http://fatosetc.blogspot.com/2010/11/corinthians-e-lider-mas-empate-do-flu.html

abraços

Luciano disse...

Já vi o Corinthians ganhar, já vio o Corinthians empatar mas nunca vi o Corinthians se entregar. (Mário Sergio Pontes de Paiva)

Edu Maretti disse...

Mas tá difícil, Luciano. Depender do Palmeiras significa que o campeonato pode estar perdido. Mas não se pode culpar Palmeiras ou São Paulo. Se perder mesmo o título, o Corinthians perdeu ao ficar 7 jogos sem vencer tempos atrás. Ganhou três pontos em 21 disputados. Se tivesse ganhado três a mais desses 21, seria hoje virtualmente campeão.