Este ano, Timão e Peixe jogaram quatro vezes: uma vitória de cada um e dois empates. Mas o Santos ganhou a decisão do Paulistão
Clique na foto para ampliar
Foto: Santos F. C./Divulgação |
Esta é uma semana de Corinthians x Santos, nessa ordem porque o mando é do time da capital, no Pacaembu.
Na minha opinião, esse é o maior clássico dos clássicos paulistas. Ao contrário dos corintianos da geração mais nova (hoje entre 20 e 30 anos, que têm no São Paulo F. C. o principal rival), para mim e minha geração, como para a geração do meu pai, Santos x Corinthians é o maior clássico paulista*, o mais cheio de histórias. Digo geração de meu pai, e não ele mesmo, porque seu Oswaldo é palmeirense, e não corintiano. Porém, foi ele quem me levou pela primeira vez ao estádio, num dia frio e de garoa de 1971, para ver Santos 1 x 1 Corinthians, com Pelé e Rivelino em campo. Não me lembro de nada, era muito criança, só do deslumbre, a magia de ver o campo verde e enorme.
Mas seu Arnaldo, que tem os mesmos 82 anos do meu pai, tripudiou com júbilo quando o seu Corinthians eliminou o Santos na semifinal do Paulistão 2001, com aquele gol espírita de Ricardinho, maledeto. No bar do Sony, na avenida Alfonso Bovero, no Sumarezinho
Esse (de 2001) é apenas um entre muitos fatos históricos do embate. Tem os 11 anos do Timão sem ganhar do Peixe; o gol de Paulo Borges que quebrou esse tabu; outro tabu, o de Robinho, que nunca perdeu para o rival; os
Mas não quero falar das ricas histórias do clássico dos alvinegros, pois me faltaria tempo hoje. Este post serve mais [para] lembrar os últimos confrontos entre os times, em 2010 e 2011.
Seguem, abaixo, os resultados dos dois períodos. Os linkados remetem às postagens neste blog dos respectivos duelos.
2011______________________________________
Paulistão - Primeira fase
Corinthians 3 x 1 Santos - Post: “Crônica de uma derrota anunciada” (mais um papelão de Adilson Batista, então técnico santista)
Paulistão - Primeira fase
Corinthians 3 x 1 Santos - Post: “Crônica de uma derrota anunciada” (mais um papelão de Adilson Batista, então técnico santista)
Paulistão - Finais
Corinthians 0 x 0 Santos
Santos 2 x 1 Corinthians (Santos de Neymar bate Corinthians e é campeão paulista)
Brasileirão 2011
Santos 0 x 0 Corinthians - Santos e Corinthians homenageiam Walter Abrahão na Vila, um dos piores confrontos entre os times de que me lembro.
Brasileirão 2011
Santos 0 x 0 Corinthians - Santos e Corinthians homenageiam Walter Abrahão na Vila, um dos piores confrontos entre os times de que me lembro.
2010______________________________________
Paulistão – primeira fase
Santos 2 x 1 Corinthians - Santos de Neymar e Marquinhos bate Corinthians de Felipe. Nesta partida, os jogadores do Timão saíram de campo revoltados e reclamando das atitudes dos meninos da Vila, ameaças de revide na próxima partida. Mas o Corinthians não foi nem classificado para as finais. Diante da grita e reclamações corintianas contra as dancinhas dos garotos, o chapéu de Neymar em Chicão com o jogo parado, José Trajano disse na ESPN Brasil: "O Santos está sendo acusado de jogar bonito".
Brasileirão 2010
Corinthians 4 x 2 Santos - “Tem que perguntar pra ele o que Dorival Junior quer fazer”
Santos 2 x 3 Corinthians - Com vitória na Vila Belmiro, Corinthians fica mais perto do título. Como se viu, o Timão chegou só perto do título, no ano do centenário.
*PS (atualizado às 15:25): Para ficar mais claro: para a maioria dos santistas, o clássico com o time do Parque São Jorge é o maior de todos. Para os corintianos, a maior rivalidade, entre as gerações mais jovens, varia. Para uns, é Palmeiras; mas, para a maioria dos corintianos, pelo que vejo, o arqui-rival é o São Paulo. Ao contrário das gerações anteriores de torcedores do Timão, que tinham no Santos o maior rival.
[atualizado à 01:43 de16/09]
8 comentários:
Maretti, minha lembrança em relação a você e ao clássico é aquele terrível Santos 2x3 Corinthians de 2005, o jogo remarcado após a palhaçada do cancelamento das 11 partidas. Lembrança triste, merda, horrível, mas que tem uma pontinha de saudosismo por fazer lembrar do trabalho no Visão.
É, o famoso "jogo que não deveria ter existido".
Era um dia de fechamento, e a cada gol, de Santos ou Corinthians, você dava um murro na mesa que assustava todo mundo na redação.
Inesquecível - haha
Para os corintianos da minha geração, a década de 1990 se encerra com uma grande rivalidade no Derby paulista, que tem episódios marcantes e dolorosos, como a eliminação por dois anos seguidos da libertadores pelo Palmeiras, e aquela pancadaria campal no Paulista de 99 (http://www.youtube.com/watch?v=3rGTA_lfpXU).
Depois se inicia a década de 2000 e o São Paulo coloca um tabu de mais de 4 anos no Majestoso que depois o Corinthians devolve. Aí vem o pretenso gol 100 do "chato pra c*******" (valeu, Neymar e Milton Leite) e agora o recente massacre no Pacaembu. Fora isso tem a disputa fora das quatro linhas, já que o "timinho sem estádio da Marginal sem número" vai sediar a Copa no lugar do "imponente e soberano" Morumbi. A rivalidade do Majestoso me parece que está mais à flor da pele, mas é só um acontecimento futebolístico de peso pra alterar isso tudo. Suponhamos que haja um encontro entre Corinthians x Santos num mata-mata de Libertadores, e aí se coloca a rivalidade no prato do dia de novo.
É interessante que ora o maior clássico de SP é considerado Corinthians x Santos, ora Corinthians x Palmeiras, ora Corinthians x São Paulo. O Corinthians, timinho pequeno sem estádio que é, está sempre no meio. Que coisa interessante. rsrs
A propósito do "chato pra c*******", Felipe, só pra lembrar, eu postei esse vídeo do Milton Leite no blog, em fevereiro do ano passado. Link abaixo...
http://fatosetc.blogspot.com/2010/02/rogerio-ceni-e-chato-pra-car-diz-milton.html
Esse negócio de "o melhor clássico" é relativo. Não sei qual o mais tradicional, mas pra mim o mais empolgante depois de Palmeiras x Santos pode ser qualquer um, desde que o Santos, em 1958, ganhou do Verdão de 7 a 6 e os dois times mataram pelo menos dois cardíacos nas arquibancadas. É assim até hoje, com jogos abertos e imprevisíveis, como o que o Palmeiras, 50 anos depois, bateu o Peixe de Neymar, Robinho e Paulo Henrique na Vila por 4 a 3 depois de tomar 2 a 0, fora de casa, de um time quase imbatível. É curioso como o futebol guarda tradições. Mas domingo sou mais o Peixe, até por querer puxá-lo pra minha brasa.
Paulo, em 14 de março de 2010 eu postei um texto aqui intitulado "Santos x Palmeiras – Clássico de tradição e grandes jogos", a propósito de uma peleja que aconteceria pelo Paulistão no mesmo dia, um domingo:
http://fatosetc.blogspot.com/2010/03/santos-x-palmeiras-classico-de-tradicao.html
O jogo foi aquele 4 a 3 pro Palmeiras, jogo sobre o qual você escreveu um post neste blog:
http://fatosetc.blogspot.com/2010/03/justo-sim-palmeiras-entrou-em-campo.html
Enfim, Santos x Palmeiras é (quase) sempre um jogaço.
Uma vez eu encontrei o Arce, então lateral do Palmeiras, na agência Sumaré da Caixa Econômica Federal. Eu perguntei a ele:
- É verdade que vc tá saindo do Palmeiras?
Ele desconversou, e eu disse:
- Tomara que saia. Você faz gol no meu Santos!
Ele riu meio sem graça. Eu ri meio sem graça.
Mas foi engraçado. Totalmente amistoso e simpático, da minha parte e da parte dele.
Quase sem tempo para uma boa profecia, os coríntios vão ter que segurar, senão a terra vai abrir e a água vai passar e inundar o Brasileiro... porque o peixe vem grande, BABANDO!
Nos anos 90 o clássico entre Corinthians x Santos deu uma esfriada. Mesmo com toda a história, o momento dos times conta muito nessa rivalidade. De 2009 prá cá, Santos e Corinthians foram os unicos paulistas que ganharam e que disputam titulos no momento. Hoje é a mais competitiva dentro de campo, mas a rivalidade entre Corinthians x São Paulo está muito forte entre as torcidas.
O 7x1 não foi só um acidente de percurso. O Corinthians atropelou o Santos (que estava em crise). Tevez e Nilmar acertaram tudo naquele dia.
Postar um comentário