O paulistano, principalmente os moradores da zona Oeste, incluindo alunos, professores e funcionários da Universidade de São Paulo, finalmente terão metrô em horário integral durante a semana, até o sábado.
Estação Luz da Linha 4 a partir do dia 15/ Divulgação |
O trecho entre as estações Butantã e Paulista, da Linha 4-Amarela, começa a operar das 4h40 às 24h, de segunda-feira a sexta-feira e, aos sábados, das 4h40 à 1h de domingo. Aí está a ressalva: aos domingos ainda não haverá operação. Será que é porque, para o governo de São Paulo, paulistano pobre tem que trabalhar, trabalhar e trabalhar, deixando o lazer dos domingos como privilégio de quem tem carro?
Liguei à assessoria de imprensa do Metrô, que negou essa idéia. Segundo ela, aos domingos ainda serão feitas horas de testes restantes e manutenção. A assessoria diz que foi assim com outros ramais inaugurados antes e cita a Linha 5 Lilás, inaugurada em 2002 e que só passou a operar aos domingos em 2008.
De acordo com a assessoria, não há previsão de quando começará a funcionar aos domingos. O ramal tem no momento quatro estações: Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. As estações República e Luz começam a funcionar pela Linha Amarela na próxima quinta-feira, 15. Mas, de acordo com o padrão conta-gotas do governo paulista no setor, vão operar das 10h às 15h, de segunda a sábado.
Linhas Lilás e Verde
A partir desta segunda, as estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2 Verde, passam a funcionar das 4h40 até meia-noite, de domingo a domingo.
Para terminar, um detalhe que vai na direção da minha tese: a linha 5 Lilás, que atende uma região periférica e mais pobre da cidade (Capão Redondo, Campo Limpo, Largo Treze) é a única que não opera até à 1 hora da madrugada do sábado para o domingo, fechando à meia-noite. Quer dizer, pobre da periferia tem que voltar da balada mais cedo?
Confira tabela da Companhia do Metrô com os horários de funcionamento de todas as linhas clicando neste link (ainda não atualizada com novos horários inaugurados hoje).
Leia também:
Governo de SP pode levar de 30 a 55 anos para cumprir meta para o metrô
Imprensa se esquece dos fatos quando fala de metrô paulista
Um comentário:
O Metrô de São Paulo está uns 16 anos atrasado. Por que será? O Ministério Público-SP, há umas três semanas (não sei agora), queria entrar com um processo contra a empresa para obrigá-la a cancelar contratos por supostas fraudes (supostas, hein) nas licitações para a linha 5, lilás, que aliás deveria ter sido ligada à linha azul faz muito tempo. Nem Copa do Mundo ajuda este nosso território estadual. Isso quando as linhas já prontas (faz trocentos anos) funcionam direito... Enfim, tá uma baderna. E você usa o Metrô e ainda é quase que obrigado a ler aquelas propagandas visualmente poluidoras espalhadas por todo canto, divulgando a eficiência na rapidez das obras e a competência do sistema. É muita podreira.
Postar um comentário