segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Crônica sobre os dez anos da Revista Fórum

A mesmice do noticiário político, esportivo e cultural dos últimos dias e a preguiça justa de quem trabalha diuturnamente, e às vezes precisa de descanso, me impediram de atualizar o blog nesse período.

Esse marasmo foi quebrado pela ótima festa de 10 anos da revista Fórum. O evento foi realizado na Casa Fora do Eixo, no bairro da Liberdade, em São Paulo. Que é, para quem não conhece, um casarão que se ocupa como um território livre. Por esse território livre passaram no sábado, 24 de setembro, além do editor da Fórum Renato Rovai, figuras muito influentes, influentes, pouco influentes, nada influentes, importantes, desimportantes, carismáticas e neutras.

Foi agradabilíssimo tomar uma cerveja com Carmem Machado e Thiago Balbi, da editoria de arte de Fórum.

E com o Glauco Faria da Fórum e do Futepoca, que entra na categoria dos santistas como Gabriel, que, monitorando via rádio o que acontecia na Baixada Santista, informou por fim que o Santos havia perdido do Figueirense por 3 a 2 na Vila. O Victor, do Cartão Laranja, recebeu a informação com incredulidade, mas se resignou. A também santista e prima Sílvia (que tem o sobrenome do avô que não conhecemos), que não conhece a Vila Belmiro, foi informada pelo Glauco que na religião alvinegra praiana não conhecer a Vila é uma falta grave, para não dizer pecado.

O dia/noite foi também de rever o companheiro atleticano Frédi Vasconcelos, que, embora não tenha me confessado isso, está muito preocupado com a possibilidade de o Galo cair pra segundona de novo, e o companheiro fotógrafo Gerardo Lazzari, torcedor empedernido do Estudiantes, da Argentina.

Pelos debates, circularam, entre várias outras, as figuras de Luiz Carlos Azenha, Rodrigo Vianna, Luis Nassif, Maria Frô, Vange Leonel, José Dirceu e Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, que me marcou por um sorriso franco, num cumprimento de longe.

A festa dos 10 anos da Fórum me lembrou um evento de 28 anos atrás, quando eu não tinha nem 23 anos, em 22 de setembro de 1983, e a PUC-SP comemorava ao contrário a invasão de seu campus pelo coronel Erasmo Dias em 22 de setembro de 1977. Naquela data de 1983, brilhavam figuras como Edu, o “Imperador”, José Arrabal, mestre de vários alunos, Eloi Gugelmin, Maravilha, Zanata, Paulo Baroukh e alguns mais, os amigos deles, nós, outros, e todos, dentre os quais alguns eu sei onde estão e o que fazem. Outros não.

Atualizado à 01:15

3 comentários:

Glauco disse...

A festa foi muito legal mesmo, Edu, só faltou o Santos fazer a sua parte na Baixada, rs. E uma energia muito boa no lugar, quem não conhece a Casa Fora do Eixo, precisa conhecer.

Victor disse...

A festa/debate foi ótima, um excelente momento para discutir temas importantes e ver pessoas que a gente gosta e respeita. Edu, o Santos quando perde, nestes últimos tempos, causa incredulidade mesmo, porque além da mídia que levantou muito a bola do nosso time e aumentou as nossas expectativas, eu estava perto de muitos integrantes da "nação santista" e me senti a vontade para recusar a derrota...rs. O importante é celebrar o centenário ganhando o Mundial, este tem que ser nosso !! Quem pode gastar 6 mil dólares, sem o custo dos ingressos, tem que ir para torcer e ver o Neymar entortar o Barça lá no Japão. Será um belo presente de Natal. O torneio acontecerá de 8 a 18 de dezembro.

Anônimo disse...

um abraço, companheiro
Eduardo Guimarães