quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Apesar da CBF, como é bom ganhar
dos hermanos – com todo respeito


Brasil 2 x 0 Argentina

Os gols estão infelizmente na voz de Galvão Bueno (quando o Youtube disponibilizar vídeo com outra narração, eu atualizo):





Sobre o jogo

Não sou um torcedor exemplar da seleção brasileira, digo, balcão de negócios. Mas Brasil x Argentina é um clássico que me faz perder os pudores políticos. No me gusta Ricardo Teixeira e Mano Menezes. Porém, não consigo ficar neutro. A vitória do Brasil sobre os hermanos por 2 a 0 no Mangeirão, em Belém do Pará, numa disputa entre dois times jovens, teve o sabor da vitória do futebol brasileiro, independentemente das mazelas que regem a burocracia desse gigantesco negócio chamado futebol, pelo qual responde, em nosso país, a entidade que atende pelo nome de Confederação Brasileira de Futebol, vulga CBF.

Tirando a parte desagradável, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, com seus balés e dribles desconcertantes; Cortês, do Botafogo, agradável surpresa na lateral esquerda, que tem jogado bem pelo Botafogo e demonstrou personalidade ao manter o padrão na seleção; Danilo do Santos pela direita (nenhuma surpresa); e o excelente goleiro do Botafogo Jefferson, que para mim é o nome a pôr fim à dinastia de Julio Cesar, são os nomes da primeira vitória digna de nota de Mano Menezes como treinador do time após mais de um ano de comando.

Os gols brasileiros foram muito bonitos, ambos em contra-ataques, bem ao estilo gaúcho de Mano Menezes. No primeiro, Lucas recebeu passe magistral de Danilo e soube definir unindo velocidade e precisão; no segundo, Cortês fez toda a jogada a partir da defesa, até tocar para Diego Souza que, de primeira, cruzou para Neymar executar o goleirão Orión, nome de constelação.

Obervações:

- a dupla de zaga Rever e Dedé me agrada. Chega de Lúcio;

- sem Paulo Henrique Ganso, falta criatividade ao meio de campo, hoje (ontem) com os muito discutíveis Ralf e Rômulo. Gaúcho não é um armador. Mas acho que, se estiver com vontade, Ronaldinho tem que estar nesse time, digo, balcão de negócios.

PS (às 12:46): Uma observação necessária. Ganhar da Argentina é muito bom, pela rivalidade esportiva. Mas, âmbito esportivo à parte, adoro Buenos Aires e tenho amigos argentinos. Pronto, deixei claro.

2 comentários:

Olavo Soares disse...

Maretti, depois veja lá o que eu escrevi. Acabamos concordando. A taça é uma boa ideia e o jogo de ontem foi bem bacana.

alexandre disse...

Um brilho a mais nessa jovem seleção com Cortês, na lateral esquerda e Diego Souza. É a primeira vez, nessa gestão Mano Menezes, que vejo a seleção jogar, mas vi mesmo só o segundo tempo. haha. tá melhor. E nas tabelinhas, neymar, ronaldo gaúcho, isso é só pra nós brasileiros. Só tem boleiro aí ó.