domingo, 9 de maio de 2010

Brasileirão 2010 começa em marcha lenta

A primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2010 deixou claro que a emoção dos recentes mata-matas pelas finais dos estaduais, da Copa do Brasil e da Libertadores vai como que ofuscar, deixar em segundo plano o início do mais importante campeonato do país. Só depois da Copa do Mundo as coisas vão começar a se esclarecer e ficar mais interessantes.

Os campeões do Rio e de São Paulo abriram as cortinas, como diria Fiori Giglioti, e fizeram um bom espetáculo no sábado, no Engenhão. Botafogo 3 x 3 Santos.

Neymar deixou sua marca no Engenhão
O time misto do Santos (que poupou Robinho, Paulo Henrique Ganso, Pará, Edu Dracena e Arouca) teria saído com os três pontos não fosse a defesa, que continua vulnerável, tomando sem parar gols em rebotes na entrada da área. Foi assim o único gol do Atlético-MG na vitória peixeira (3 x 1) pela Copa do Brasil na quarta-feira, gol que ameaçou até o fim a classificação do Santos às semifinais. E foram assim os dois primeiros tentos dos três do time do Botafogo na abertura do Brasileiro. No terceiro, de Herrera, no apagar das luzes, Felipe saiu na indecisão caçando borboleta. Não dá, é muito gol. Preocupante.

Com razão, o centroavante André saiu de campo reclamando, tanto no fim do primeiro tempo como no término do segundo no Engenhão: “não podemos tomar esses gols bobos”. De fato: nos últimos cinco jogos (quatro decisivos – contra Santo André e Atlético-MG - e um importante, com o Botafogo), a defesa santista tomou cinco gols do Santo André (3 x 2; 2 x 3), quatro do Galo (2 x 3; 3 x 1) e três do Botafogo (3 x 3). Média de 2,4 por partida.

Veja os gols de Botafogo 3 x 3 Santos:





Palmeiras sofre

Não assisti à vitória de 1 a 0 do Palmeiras contra o Vitória no Palestra. Segundo ouvi, o time de Antônio Carlos foi recebido pela torcida aos gritos de “time sem vergonha”. No momento, as perspectivas do Palmeiras são meio sombrias. Se o time não se achar, pode ser rebaixado.

Parece que falta vontade ao atual elenco alviverde. Para piorar, o clube começa o Brasileiro com o treinador na corda bamba. A sorte do Palmeiras (que será azar para outros times) é que o Nacional deste ano ficará uns 40 dias parado durante a Copa do Mundo.


Flamengo 1 x 1 São Paulo

Assisti a esse empate morno entre o atual campeão brasileiro, Flamengo, e o anteriormente tricampeão São Paulo (2006-2007-2008). Ambos com a cabeça na próxima quarta-feira, quanto têm compromissos decisivos pelas quartas-de-final da Libertadores.

O time do Morumbi pensando na dificílima partida em BH contra o Cruzeiro; o Flamengo, no perigoso Universidad de Chile que vai receber no mesmo dia, no Maracanã.

O Rubro-negro jogou sem Leonardo Moura, Adriano e Vágner Love, poupados. O São Paulo não levou a campo Hernanes, Dagoberto e Alex Silva, pelo mesmo motivo. Tudo pela Libertadores.


Timão sem convencer

E o Corinthians conseguiu estrear vencendo, sem convencer. De virada, 2 a 1, contra o Atlético-PR no Pacaembu, mas com dois jogadores a mais e um pênalti discutível (veja os gols abaixo). O Timão pelo menos conseguiu sair do trauma da eliminação da Libertadores vencendo.

O discurso do Mano Menezes agora é o de buscar o título ou no mínimo uma vaga na Libertadores. Obsessão.

Com base no que vejo hoje, diria que o campeão brasileiro seria um desses quatro: Cruzeiro, Santos, Grêmio e Flamengo. Talvez (talvez) o Atlético-MG correndo por fora, com Luxemburgo mais inspirado... Mas hoje não é amanhã. Ninguém sabe o que será o pós-Copa do Mundo.

Veja os gols de Corinthians 2 x 1 Atlético-PR:


3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Edu... que bronca com o Corinthians... você coloca o Flamengo como candidato ao título e não coloca o Corinthians de Ronaldo, Roberto Carlos, Dentinho, Danilo, Iarley, etc, etc??? Será toda essa bronca por que ganhamos um título do Santos muito recentemente?

E obsessão pela libertadores todos os clubes têm... o discurso de Mano Menezes ao começar o campeonato brasileiro é idêntico ao de todos os treinadores de clubes grandes... queremos ganhar o campeonato ou conseguir uma vaga ao torneio mais importante da américa latina... e daí? O São Paulo é muito mais obsessivo com libertadores que o Corinthians, com essa mania burguesa de ter o passaporte cheio de viagens... por isso durante muito tempo o São Paulo desprezou completamente os campeonatos locais e nacionais... corintiano que é corintiano não depende de títulos para torcer... por isso passamos 23 anos na fila e nossa torcida continuou crescendo... tudo no corinthians é mais sofrido, é mais suado, é mais espetacular e mais comemorado... a torcida corintiana é, sem sombra de dúvida, a mais apaixonada... e por isso todos nos odeiam...

Eduardo Maretti disse...

Felipe, eu disse: “Com base no que vejo HOJE”, eu diria que o campeão seria Cruzeiro, Santos, Grêmio ou Flamengo. HOJE, entendeu? HOJE, o Corinthians não está jogando o excelente futebol que apresentava há um ano.

Aliás, desde o segundo semestre do ano passado, seu futebol não convence ninguém, nem corintianos mais sensatos, e não sou eu quem constata isso. HOJE, acaba de ser eliminado da Libertadores. E, como você sabe, vários jogadores, entre os quais Dentinho e Elias (fundamentais) serão negociados na janela, como o próprio Andrés Sanchez disse e eu pus num post. Se Chicão e/ou William saírem, quero ver.

Ronaldo jogou UMA partida decente este ano, exatamente contra o Flamengo no Pacaembu. UMA. Sempre fui fã de Ronaldo, mas está em fim de carreira e gordo. Pode ser que me desminta, mas... Dos que você cita, Danilo!!!!? Francamente. É um jogador mediano e Iarley é ciclotímico.

É lógico que o que eu vejo HOJE é apenas hipotético, porque todos os times sofrerão transformações. Mas os times citados por mim seriam, sim, favoritos hoje, se mantivessem o elenco. É a minha opinião e não tem nada de bronca aqui. Se o Corinthians se acertar, se conseguir reforços à altura dos que, como anunciado, devem sair, se conseguir motivação, se Mano ficar, tudo isso o faria de novo candidato. Acho isso.

Um abraço

Felipe Cabañas da Silva disse...

Edu... o próprio do corintiano é ser insensato... se fossemos sensatos nao seriamos corintianos... Abracao!