sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dorival Júnior, o moralista

Foto: Eduardo Metroviche
O treinador Dorival Júnior resolveu dar uma de general. Os jogadores Neymar, André, Paulo Henrique Ganso e Madson foram afastados da partida contra o Atlético-GO, como punição por terem contrariado sua ordem para se apresentarem à concentração às 23h da quinta-feira. Eles só apareceram às 3h.

Os grandes e jovens jogadores do Santos acabam de ser campeões paulistas e levar o clube a uma final inédita de Copa do Brasil, doando-se como se doam os grandes, tendo levado o Santos novamente às manchetes do mundo todo.

“Ué, mas eles não acabaram de conquistar tudo agora? Deixa os meninos irem na balada. Que moralismo!”, ouvi de um jovem são-paulino agora há pouco.

É muitas vezes nos maiores momentos que os homens mostram se são de fato grandes ou medíocres. Os atletas citados e punidos deveriam ter sido recompensados com alguns dias de folga e liberados da partida contra o Atlético-GO, como prêmio por tão grandes alegrias que deram a sua torcida. Ao invés disso, moralismo e punição neles.

Dorival Júnior – que já errou escalando-os contra o Ceará – deveria saber que um grande exército comandado por um general inferior não terá sequer a sua Waterloo.

PS (terça, 25, 12h30):
Na minha modesta opinião (nunca joguei futebol como profissional), não há nada mais importante em um elenco do que o chamado "alto astral" e a união. Não quero ser mal interpretado com o que escrevi acima na sexta-feira. Como profissionais que são, os jogadores têm, sim, de respeitar as normas. Mas, em casos específicos como esse, as punições me parecem contraproducentes.

Será que o dr. Sócrates, por exemplo, apoiaria tal punição? Mais: afastar e negociar o meia Mádson, após uma campanha vitoriosa do time neste semestre, é o melhor, considerando que o baixinho é tão querido no elenco e pela torcida? Ou Dorival vai angariar antipatias e promover divisões no elenco, com sua postura de general? Minha antipatia ele já tem.

Vinte e cinco anos depois da “democracia corintiana”, algumas coisas têm de ser consideradas, afinal tudo muda na história, e o futebol não está fora da história.

Mas o estilo militar continua. O "comandante" antecipou para segunda-feira a concentração (que deveria ser na terça, 25) dos jogadores solteiros para o jogo com o Guarani. Não sei. Os tempos mudaram. Dorival pode ser bem sucedido nesse estilo linha dura, mas também pode quebrar a cara.

7 comentários:

Fernando Augusto disse...

Apoiado. Dorival deveria apenas ter dado uma dura internamente nos caras. E não escancarado a história.

Felipe Cabañas da Silva disse...

De fato, esse time do Santos é muita areia para o caminhão do Dorival...

Eduardo Maretti disse...

Nem estaríamos falando disso aqui ou em qualquer veículo de imprensa se o episódio tivesse ficado dentro do Santos e, como disse o Fernando, os jogadores tivessem recebido uma "dura internamente". Ponto. Acabava aí.

Paulo M disse...

Como diria o Luxemburgo, tirar os jogadores do time não é punir os jogadores, é punir o Santos, que precisa deles em campo. Mas tb não acho que se trate de moralismo. Eles estavam concentrados e tinham um horário... Senão vira baderna, vide o Palmeiras esta semana. Lidar com molecada não deve ser fácil, não...

Magui disse...

Precisam parar de tratar estes jogadores como crianças. Não são mulecada nem meninos.Se estavam comemorando o aniversário do companheiro na sua própria casa e chegaram tarde ( meia noite segundo eles) não deveriam ser punidos mas uma conversa exclareceria de parte a parte.Achei falta de respeito a punição pior que o atraso.

João disse...

ei Paulo, mas o buraco do parmera é mais embaixo, muito mais embaixo. sem comparação. os meninos disputaram 8 mata mata, deviam estar esgotados,mereciam mais entendimento por paerte da diretoria e do dorival. meu parmera nao ganha nada e ta uma zona e ninguem se entende. nem diretoria nem jogadores nem ninguem. ta pior que 2002

Felipe Cabañas da Silva disse...

puts... sem querer cornetar, até porque como corintiano tenho sido alvo das mais variadas gozações e cornetações, mas a zona no parmera está realmente de dar dó... dizem que os rivais se odeiam e se desejam o pior... mas o que seria de nós todos sem nossos rivais e arquirivais? tudo fica muito sem graça... não quero que o palmeiras seja rebaixado de novo, sem ironias... hehehe