quinta-feira, 6 de maio de 2010

Flamengo detona sonho corintiano da Libertadores; Santos despacha o Galo na Vila

Segundo concluí dos relatos que ouvi, do jogo que não vi, sobre a mais importante notícia esportiva do dia 5 de maio de 2010, o Corinthians foi eliminado da Libertadores num jogo extremamente nervoso, que poderia ter se decidido a favor do Alvinegro numa cobrança de falta de Chicão, nos estertores da partida. Mas o goleiro Bruno defendeu.

De acordo com esses mesmos relatos, o Timão abafou no primeiro tempo e fez os 2 a 0 que lhe bastavam para ir às quartas. Mas a partida não foi boa, me disseram. “Se você assistir ao videotape, vai ver que, sem ser ao vivo, sem adrenalina, o jogo foi ruim e o Corinthians não fez muita coisa no segundo tempo”, disse um amigo que viu o jogo.

Como vimos aqui em casa Santos x Atlético/MG, um grande duelo, muito bem disputado, não posso ir além de dizer que o golpe foi duro nas hostes alvinegras do Parque São Jorge. Provavelmente, o santo guerreiro, que existe há muito mais tempo que o Timão, não ouviu os apelos dos que suplicaram por uma Libertadores no ano do centenário. Como eu disse aqui neste blog, os anos de centenário costumam ser cruéis para com os aniversariantes.

Mas provavelmente o time de Mano Menezes não teria caído logo nas oitavas se diante dele não estivesse a terrível camisa do Flamengo. Ironia: Vágner Love, ex-palmeirense, num golaço pela esquerda (não vi o jogo, mas vi os gols), decretou a derrocada corintiana. É mais do que comprovado que vencer uma camisa é muito mais difícil do que vencer um time.

Veja os gols de Corinthians 2 x 1 Flamengo :



Ao que parece, um árduo segundo semestre espera o Corinthians em 2010.

Santos na semifinal da Copa do Brasil
Depois da grande partida do Mineirão, quando perdeu por 3 a 2 num dia de Diego Tardelli, o Santos precisava de uma vitória simples. O time de Dorival Júnior, apesar de todo o espetáculo que deu no Paulistão e na própria Copa do Brasil, continua tendo que provar a toda hora que futebol bonito pode ganhar, apesar dos pragmáticos de plantão.

Não vou esquecer tão cedo a frase de José Trajano, no programa “Linha de Passe” (ESPN Brasil), quando da vitória do Peixe sobre o Corinthians (2 x 1) pelo Paulistão: “O Santos está sendo acusado de jogar bonito”.

No triunfo (mais uma vez) incontestável, desta vez sobre o Galo, Paulo Henrique Ganso de novo foi decisivo. Deu um passe desmontante (desculpe o neologismo) para Neymar cruzar e André fazer o primeiro gol; marcou, segurou a bola e fez o diabo.

Arouca jogou muito no meio, sobrecarregado como sempre. Pará fez outra partida exuberante, teoricamente como lateral direito. Mas ele se movimentou sem parar (trocadilho justo), cobriu lacunas no meio, deu bicão e (depois de recuperar a bola) deu o passe a Robinho, que cruzou para Neymar fazer o segundo gol.

O lateral esquerdo Léo foi de novo nota negativa do Peixe. Há muito tempo ele mais atrapalha do que ajuda. O problema é que não tem um reserva para Léo. Contundido, foi substituído pelo inseguro Alex Sandro (ou será Alexsandro?). Disse que já estava meio baleado antes. Ora, então por que entrou, eu perguntaria à comissão técnica? Para já queimar uma substituição de antemão?

O Galo diminuiria aos 45 do primeiro tempo, com Correa aproveitando uma sobra de “segunda bola” (mais uma falha da defesa santista), gol que permitiu ao time de Vanderlei Luxemburgo respirar no segundo tempo.

Confira os gols de Santos 3 x 1 Atlético/MG



Mas Ganso, na segunda etapa, voltou a ser protagonista. Exemplo: foi visto tirando de cabeça do centro da grande área de sua defesa uma bola que deveria ser de Durval ou Edu Dracena, que ninguém sabe onde estavam.

O terceiro gol saiu (de quem?) de Ganso, que dominou pela direita, tocou para Robinho (que fez um grande jogo, mais tática do que tecnicamente) cruzar para, no rebote, Wesley decretar o xeque-mate.

Palmeiras, São Paulo
A decepção paulista, fora o São Paulo que ganhou na bacia das almas de um timinho do Peru na terça-feira, começou antes, no início da noite, pelo Palmeiras. Apesar do gigantismo do grande goleiro Marcos, o Verdão tropeçou no pobre Atlético de Goiás.

Semifinais da Copa do Brasil

Santos x Grêmio
Atlético-GO x Vitória

Atualizado às 11h17

10 comentários:

Unknown disse...

O que eu queria comentar nem é sobre o resultado, pois estou orgulhoso do meu Corinthians, que perdeu pelejando e foi aplaudido pela torcida.

Mas mais uma vez quase fui ao Pacaembu e mais uma vez dei graças a Deus por não ter ido. Porque naquele fatídico jogo contra o River Plate eu quase fui, e dei eternas graças a Deus por não ter ido (justamente porque quando vou ao pacaembu sempre fico nas arquibancadas verdes e amarelas, onde foi a confusão). Ontem a torcida teve uma atitude nobre dentro do estádio, mas a praça Charles Miller se transformou num palco de guerra. http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Corinthians/0,,MUL1588814-9862,00.html

Quando vejo esses fatos sempre cresce em mim a convicção de que, embora o futebol seja muito bonito e emocionante, há muita energia desperdiçada e frustração transposta para os gramados. Prefiro concentrar minhas energias e emoções em coisas mais importantes e elevadas. Sou corintiano por herança genética e formação, mas cada vez mais distante de uma realidade que sinto que cada vez me diz menos respeito. Saudações!

Paulo M disse...

Centernada

"E pro Corinthia nadaaaa...
É pique, é pique, é pique, é pique...
É hora, é hora, é hora...
rá-tim-BUUUUMMM,
Corinthia, Corinthia, Corinthia..."

Anônimo disse...

O Corinthians na Libertadores é igual ao Chaves. A gente sabe o final, mas assiste porque é engraçado!

Fernando Augusto disse...

Corintiano, você não gosta de Libertadores?
O Vagner Love!!


Foi inaugurado novo shopping hoje em São Paulo. O CENTER NADA!!

Fernando Augusto disse...

Perder uma Libertadores é humano, perder todas é curintiano

Gabriel Megracko disse...

Aaaaah!, agora o futebol é um negócio menos elevado, distante... É, pro corinthiano, agora, qualquer coisa redonda dá dor de cabeça redonda. Pra mim, ultimamente, o futebol é arte. Só falta o Cruzeiro completar a Sinfonia Fúnebre Paulistana.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Futebol tem sua importância, mas me recuso a desperdiçar minhas energias... Meia hora pra mim basta para me recuperar de uma decepção como a de ontem. Isso se chama maturidade. Também não me importa com as gozações alheias... Aliás, gozação por gozação, prefiro não ter libertadores, ser chamado de pobre, maloqueiro e gambá, que ser chamado de BAMBI! he he he

paciência zero disse...

- Alô. É da Libertadores?
- É sim!
- O Corinthians está?
- Não, já saiu!

Gabriel Megracko disse...

Essa meia hora é que é o perigo, meu amigo.

alexandre disse...

nossa, mas que é qué isso? Curinthia fora da liberta? Jura!!Nem sabia!!!!bom, então é isso? mas os curintianos tão de parabéns, conseguiram ir longe até, não tem do que reclamar. Curtiram bastante.