terça-feira, 23 de março de 2010

Confirmado: emperra cronograma de entrega de novas estações do metrô

Divulgação
Pois é. Na semana passada postei um texto sobre as dificuldades para conseguir informações sobre o metrô de São Paulo e o atraso das obras prometidas e não inauguradas ainda, entre outras informações que interessam à população.

Não sou eu, não são políticos em campanha petista que querem prejudicar nosso atuante governador, mas a Folha de S. Paulo de hoje a informar que "Metrô de SP atrasa e ameaça expansão".

É uma péssima notícia para a ainda não lançada campanha do governador José Serra (PSDB), de São Paulo, ao Palácio do Planalto.

"Gestão Serra já cita prazo até 2011 para concluir a primeira fase da linha 4-amarela; entrega da Luz e da República é incerta", diz a reportagem.

Segundo a matéria, "para os passageiros, a boa notícia é a expectativa de inauguração nos próximos dias de duas estações da nova linha 4-amarela: Faria Lima e Paulista". Mas são tantas promessas não cumpridas e desculpas esfarrapadas que fica até difícil encarar como boas as notícias de inaugurações de duas estações, de seis prometidas da Linha 4-Amarela, entre vários outros furos de calendário.

"A promessa do Estado veiculada em panfletos e na TV era de que '28 novas estações' de metrô e de trem seriam entregues de 2007 até este ano. Pelo menos seis, no entanto, vão atrasar: Adolfo Pinheiro e Brooklin-Campo Belo (linha 5-lilás), São Judas e Congonhas (linha 17-ouro), Luz e República (linha 4-amarela)".

A estação do Butantã, que citei na semana passada, é mencionada pela matéria da Folha como uma das que o governo Serra teria "a intenção de operar neste ano" na linha 4: Faria Lima, Paulista, Pinheiros e Butantã. Mas, pelo que parece, só as duas primeiras, de lugares chiques, estão certas.

A íntegra da matéria da Folha está aqui (para assinantes)

3 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

tb li isso hoje na folha... vc não mora mais em perdizes, né? mas estão fazendo prospecção na sumaré... aqui por perto vai ter a estação água branca, que não sei exatamente onde vai ser... mas me parece que vai ser lá embaixo na turiassu, perto do banco do brasil... vc sabe alguma coisa sobre isso? estou preocupado e vejo que a turiassu está numa puta decadência comercial porque acho que vai ter algumas desapropriações... abraços!

Eduardo Maretti disse...

Se tiver uma estação onde vc fala, deve ser lá pra 2018,2020, pelo menos. Ou quem sabe 2050!

Não tem sentido, se há tantos lugares precisando mais, já que ali perto tem a estação Barra Funda-Palmeiras.

Dúvida: estão fazendo prospecção na av. Sumaré de quê? De petróleo? Será que o pré-sal chega na av Sumaré? - he he

Felipe Cabañas da Silva disse...

cara... boa pergunta... mas que estao fuçando a terra por aqui estao... huahua... mas que vai ter estaçao vai... e a linha laranja, de brasilandia a agua branca... saiu na folha tb... (estou sem os acentos no meu teclado) abs!