domingo, 7 de março de 2010

Portuguesa x Santos: jogo histórico para coroar a tradição

Não assisti, mas ouvi no rádio, ao melhor jogo do Campeonato Paulista 2010 até aqui, segundo várias fontes radiofônicas e televisivas: Portuguesa 1 x 1 Santos. Pela narração, o embate foi espetacular, com o time da Vila Belmiro sendo anulado pela Lusa no primeiro tempo. Em falha de Edu Dracena, que foi lento na marcação, Héverton se aproveitou e mandou bem, no canto de Felipe. O segundo tempo foi literalmente uma blitz santista. A todo instante a narração de Oscar Ulysses na rádio Globo encerrava um ataque santista: “Pra fora do goool!” Enervante. O drama aumentava, e o justo empate só chegou aos 44 do segundo tempo. Até que Zé Eduardo empatou. Parecia um jogo de antigamente. Veja os gols abaixo.



HISTÓRIA
O jogo me fez lembrar alguns duelos inesquecíveis, para mim, entre Santos e Portuguesa. O primeiro, de 1973, a final do Paulista que Armando Marques transformou numa das maiores polêmicas da história do futebol paulista. Também ouvi pelo rádio. Naquela época não era essa orgia de futebol ao vivo.

Peixe e Lusa foram campeões do primeiro e do segundo turnos, respectivamente, e decidiram o campeonato num jogo que acabou 0 a 0. Não lembro da partida em si, do alto de meus 12 anos. Minha memória dele começa na decisão por pênaltis. Após os dois times baterem três vezes, o placar era 2 a 0 para o Santos. Faltavam duas cobranças a cada time, o Santos bateria com Pelé e Carlos Alberto e tinha no gol o grande goleiro argentino Cejas, que já havia defendido duas cobranças (a Lusa chutou outra para fora). Mas Armando Marques encerrou (errou nas contas?), o Santos comemorou com a torcida... e a Federação Paulista decretou que os dois times foram campeões. Era 26 de agosto de 1973. Assista:

.

Pouco mais de dois meses depois, em 4 de novembro do mesmo ano, pelo Brasileiro, o tira-teima. Estava com a família no supermercado, rádio grudado no ouvido de vez em quando. O nervosismo não me deixava ficar ouvindo. Aquele jogo não podíamos perder, eu lembro. Mas de repente já estava 2 a 0 para a Lusa, até que baixou o santo no Santos de Pelé. Por fim, o negão recebeu um passe de Clodoaldo, meio de costas para o gol, matou no peito no ar, ao mesmo tempo em que trouxe a bola e chutou de canhota quando esta caía, de canhota. Foi um dos maiores gols que já vi. Esse foi o gol da virada, 3 a 2 no tira-teima após a final do Paulistão de 1973. Os dois gols de Pelé, da virada, estão neste link: Santos 3 x 2 Portuguesa, novembro de 1973.

E mais uma partida inesquecível foi em 1° de maio de 1993, no Canindé, pelo Paulistão, quando o craque luso Dener fez uma partida histórica e levou a Portuguesa a uma vitória por 4 a 2, memorável, de virada, depois de estar perdendo por 2 a 0. O time Rubro-verde fez quatro gols em menos de 20 minutos, no segundo tempo, num dia de chuva. Esse eu vi in loco. Dener fez nesse jogo um gol de placa, com cotovelada e tudo, falta clara que a história do futebol agradece ao juiz por não ter dado, confirmando o gol.

Outros jogos históricos:

- em 19 de outubro de 2002, a Lusa ganhou do Peixe de Robinho, Diego, Elano e companhia, em plena Vila Belmiro. 2 a 1 de virada. O time da Baixada, como se sabe, foi campeão nacional naquele ano e a Portuguesa, rebaixada à segunda divisão*;
-em 9 de abril de 2006, o Santos bateu a Portuguesa por 2 a 0, na Vila Belmiro (gols de Cléber Santana e Leonardo contra), quebrando um jejum de 21 anos sem conquistar o título estadual.

Por essas e outras, Santos x Portuguesa é um clássico. Pelo rádio, na TV ou no campo.

*Atualizado às 16h52

Nenhum comentário: