domingo, 14 de março de 2010

Santos x Palmeiras – Clássico de tradição
e grandes jogos

Hoje tem Santos x Palmeiras na Vila. Como se sabe, o Alviverde era o único grande time que de verdade tinha o hábito de ganhar do time de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. De 1958 a 1969 (até o São Paulo ganhar em 1970) a equipe da Vila só não foi campeã em 59, 63 e 66, anos em que o Palmeiras lavantou o título (veja lista de todos os campeões paulistas na Wikipedia).

A esquadra de Diego, Robinho, Elano, Renato e companhia levantou o Brasileirão de 2002 sem bater o Verdão, que foi rebaixado naquele ano, quando o nacional era em turno único. Na Vila, 1 a 1, gol de Robinho, uma atuação sobrenatural do goleiro Marcos e gol de empate de Arce, batendo falta, no finzinho do jogo.

Em 2003, o Palmeiras jogou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro e não houve duelo entre os times, já que eles não se encontraram pelo estadual.

Em 2004, 2 a 2 pelo Paulistão e ano em que o Santos viria a ser novamente campeão nacional. E, pelo Brasileiro, o Alviverde enfiou 4 a 0 em plena Vila Belmiro no primeiro turno, num jogo em que Vanderlei Luxemburgo, então treinador santista, poupou os principais jogadores para a Libertadores no primeiro tempo. O Verdão de Vágner Love não quis nem saber. Quando Luxemburgo pôs os titulares, já era. No returno, 2 a 1 para o Peixe na capital. Mas o Santos não era mais o time de Robinho e Diego. Este havia sido negociado no primeiro semestre com o Porto.

Em 2009, o Palmeiras goleou o Santos na fase de classificação do Paulista (4 a 1), mas na semifinal o Alvinegro eliminou o rival com duas vitórias de 2 a 1, na Baixada e na Capital. Pelo Brasileiro do ano passado, 1 a 1 no Parque Antactica e 3 a 1 para o Palmeiras na Vila.

O clássico tradicionalmente é imprevisível e sua história é repleta de grandes partidas. O que o Santos de Neymar,Ganso e Paulo Henrique Ganso está jogando o credencia a matar o Palmeiras. Mas nunca se sabe.

Voltarei a falar mais tarde, após a partida.

Nenhum comentário: