quinta-feira, 14 de julho de 2011

Neymar cala a boca dos urubus. E Brasil faz 4 a 2 no fraco Equador

A verdade é que Neymar, Pato e Paulo Henrique Ganso salvaram a pele do Mano. O Brasil ganha do Equador por 4 a 2 e pega o Paraguai nas quartas da Copa América. Se dependesse do todo-poderoso, arrogante e frangueiro Julio César, do pastor e zagueiro Lúcio e do beque Thiago Silva, enfadonhamente incensados por nossa velha mídia, a vaca tinha ido pro brejo.


Quarto gol: Robinho tabela com Maicon
 Se dependesse do flamenguista Renato Maurício Prado e do Paulo César Vasconcellos, do Sportv, ambos com seu ranço carioca provinciano, seria melhor que a seleção brasileira perdesse do que Neymar e Ganso brilhassem. Nem viram a tabela de Robinho (que odeiam) com Maicon na jogada do quarto gol (ao lado - vejam os gols abaixo). Meu deus, que pensamentozinho pobre.

Observações que não querem calar:

- o lateral direito Maicon provou ser o titular do time, fechando assim a avenida Daniel Alves pela direita da defesa brasileira.

- a zaga com Lucio e Thiago Silva demonstrou desentrosamento e foi vulnerável a uma dupla de volantes (Lucas Leiva e Ramires) que falhou notoriamente na proteção.

- quando eu era moleque, bem moleque, lembro da velha rivalidade cariocas x paulistas toda vez que aparecia a seleção brasileira na parada. Como a CBF (antiga CBD) era historicamente comandada por cariocas, estes sempre se arrogaram o direito de ser os porta-vozes da verdade do futebol brasileiro. Os porta-vozes do óbvio ululante. Esses caras, tipo Renato Maurício Prado e Paulo César Vasconcellos, são tão decadentes como Ricardo Teixeira.

É um exercício de memória, inclusive, dizer isso. Porque em minha adolescência, embora seja santista (da cidade de São Paulo) desde sempre, um dos meus ídolos no futebol foi Zico, um carioca. Não tenho nada contra os cariocas e, pelo menos no futebol, os paulistas não têm nada contra os cariocas.

O Renato Maurício Prado dizer que o gol (o quarto da seleção) de Neymar “até minha avó fazia”, francamente, pega mal a um cara de sua reputação. A jogada surgiu de um toquezinho de muita categoria de Robinho, que devolveu para Maicon arrancar e cruzar. Antes, o terceiro gol do Brasil, do Pato, aos 16min do segundo tempo, num rebote do goleiro do Equador Elizaga, surgiu de uma jogada de Neymar que me lembrou Romário, no Parque Antarctica, em 1997 (eu estava lá). Em jogada quase idêntica, o “Baixinho” infiltrou pela direita, chutou e, no rebote do goleiro Veloso, Sávio conferiu. O Flamengo fez 1 a 0 e eliminou o Palmeiras da Copa do Brasil (você pode ver esse gol de 14 anos atrás aqui ). O segundo gol do time do Brasil hoje foi um passe de Ganso à la Santos, para Neymar estufar as redes.



Falo de Romário porque, como paulista, não entendo essa raiva que figuras como Renato Maurício Prado têm do futebol paulista.

Em ótimo artigo publicado no Observatório da Imprensa nesta quarta-feira, 13 de julho [nota: antes do jogo de hoje], Antonio Carlos Teixeira diz: “Ao mesmo tempo em que se colocam como algozes de Neymar, Galvão [Bueno], Paulo César Vasconcellos, Arnaldo [César Coelho] e Renato Maurício são os anjos da guarda de Ricardo Teixeira. Não é a primeira vez que esses mesmos profissionais tentam colocar rótulo no jovem atacante do Santos”. O artigo na íntegra está aqui .

Portanto, é como eu disse no título do post: Neymar cala a boca dos urubus.

Atualizado à 1:59

3 comentários:

carmem disse...

Eu até queria que o Brasil tivesse caído fora pra que os jogadores do Santos voltassem logo mas não consegui não torcer pra que eles fizessem o que fizeram. Torci porque esse pessoal da mídia ganha muito pra falar muuuuuita merda.

Pra mim, de três uma:
ou TODOS da Globo são mau caráter
ou olham mais pro ego (deles, lógico) do que pro jogo
ou são, de fato, umas verdadeiras antas.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Engraçado que no fiasco que foi o jogo contra o Paraguai (que o Galvão Bueno chamou de "força do futebol sul-americano"), o único que jogou, na minha modesta opinião foi o Ganso. E foi opinião geral na mídia (Folha inclusa) que o Ganso "ficou aquém". Lógico, com o resto do time jogando futebol de várzea... Quem salvou o Brasil nessa Copa América foi o Ganso, com aquele passe magistral para o Fred fazer um gol salvador na bacia das almas... Perdendo para o Paraguai o Brasil ia chegar no último jogo com o moral esfacelado. Era capaz que passasse o vexamão de ficar na primeira fase... Será que eu vi outro jogo?

Victor disse...

Vi pela Globo aberta, não tem diferença na qualidade dos comentários e nem nas narrações. Meio que assim, a narração e o comentário são o ruído do jogo. Eles narram outro jogo e ocmentam o que querem, parece que não tem telespec.
Nesse jogo até deu para torcer. Achei que os melhores foram o Maicon, Neymar, Robinho, Pato e Ganso. O Robinho merecia aquele quinto gol. Carmem se tiver que escolher um acho que tem uma mistura de mau caratismo com ego e burrice. Agora temos o Paraguai, superior ao fraco Equador, mas uma dureza, para o "melhor" futebol do mundo(sic). Lá vou eu depositar a confiança no Neymar mais solto e o Ganso evoluindo, Maicon que corre muito. Num tem outro jeito.