quarta-feira, 6 de julho de 2011

Fina apela à Corte Arbitral no caso Cesar Cielo

A Federação Internacional de Natação (Fina) encaminhou uma apelação à Corte Arbitral do Esporte (CAS) da decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, que apenas suspendeu os nadadores brasileiros Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicolas Santos e Vinícius Waked, aparentemente “flagrados” em exame antidoping que teria detectado a substância furosemida, um diurético que poderia “mascarar” a presença de outras drogas.


Cielo em coletiva sobre o caso/Reprodução

A informação da apelação foi divulgada pela própria Fina em seu site oficial. "A Fina decidiu apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) das decisões do painel de doping da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos no assunto dos testes positivos de doping para a substância furosemida para os nadadores”, afirma a entidade, que esclarece: "Os atletas não estão atualmente suspensos e a apelação, em princípio, não tem efeito de suspender seus direitos de participação em eventos na pendência de uma decisão”. A federação esclarece que o CAS é a “única autoridade” que poderia tomar uma decisão de uma suspensão provisória.

Portanto, a princípio Cielo deve participar do Mundial de Esportes Aquáticos em Xangai, na China, entre 16 e 31 de julho.

O que eu penso da questão doping de atletas e os questionáveis sistemas antidoping já escrevi no post Cesar Cielo, o doping nos esportes e a condenação a priori.

A quem interessar, íntegra da nota oficial da Fina em seu site (em inglês) está neste link.

Nenhum comentário: