quarta-feira, 20 de julho de 2011

Arenas de Corinthians e Palmeiras ganham respaldo político, legal e judicial

Com apoio de governantes, uma nova lei só para autorizar captação de recursos para obras em Itaquera e uma decisão da Justiça a favor do estádio palestrino, torcedores têm motivos para otimismo. Resta saber se a sociedade será beneficiada

Corintianos e palmeirenses tiveram notícias animadoras sobre seus estádios esta semana. A Arena Palestra e a Arena do Corinthians ficaram mais perto de ser realidade.

Observações necessárias sobre ambas:


Estádio do Corinthiansem Itaquera

O Itaquerão virou objeto de lei nesta quarta-feira, 20. Num evento onde não faltaram o governador do estado Geraldo Alckmin, o ministro dos Esportes Orlando Silva e o próprio Gilberto Kassab, o prefeito de São Paulo sancionou a lei que autoriza os incentivos fiscais de R$ 420 milhões, o que tributariamente quer dizer renúncia fiscal por parte da prefeitura. A empreireira Odebrecht não tem do que reclamar. Como se trata de dinheiro público, pergunta-se: esse investimento vai trazer benefícios à população de Itaquera, como melhor transporte público, mais postos de saúde, por exemplo? Se a resposta for sim, ótimo; se for não, será lamentável.

O estádio do Palmeiras ganhou uma batalha na Justiça, com a decisão do juiz Marcelo Sergio, da 2ª Vara de Fazenda Pública do Estado de São Paulo, negando liminar na segunda-feira, 18, pedida pelo Ministério Público, que pleiteava a interrupção das obras executadas pela empreiteira WTorre. O que me parece é que será grande o impacto no quadrado formado pelas ruas Turiassu, e avenidas Sumaré, Francisco Matarazzo e Pompeia. Na decisão em que nega a paralisação das obras, o juiz afirma: “Vale lembrar que não há notícia de que o erário público esteja sendo afetado com a realização das obras, de modo que, se for necessário o desfazimento da obra, o prejuízo será exclusivo das entidades privadas, que, cientes da presente ação, estão a assumir o risco pelo insucesso do empreendimento”. Ou seja, é uma situação bastante diferente da arena corintiana.
Arena alviverde na zona Oeste de São Paulo

Você pode ler na íntegra a decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública no blog Cartão Laranja neste link: Juiz decide: a Arena do Palmeiras vai continuar.

O que parece claro é que ambas as arenas serão erguidas. A zona Oeste da capital paulista deve receber a Copa das Confederações em 2013. A zona Leste, a abertura da Copa do Mundo de 2014. A ver.

Leia também: Verdades e mentiras sobre o estádio do Corinthians

Atualizado às 12:51

2 comentários:

Paulo M disse...

Me parece que a Arena do Palmeiras, ao contrário do Itaquerão, não obteve uma vitória, mas escapou de mais uma fria. Decerto porque o absurdo da liminar do MP não pretendia só paralisar as obras, mas também demolir o que já foi feito. Ué, pra que demolir? Não é porque eu sou palmeirense, mas forças do além parecem conjuminar pra que o estádio do Palmeiras não saia. Um dia desses, o COB (ou a Fifa ou o Alckmin, ou sei lá quem diabos) determinou que a Copa das Confederações não teria sede em São Paulo. Difícil saber o que se passa nesse meio...

alexandre disse...

acredito que possa haver um impacto, de fato, com a constrição da arena palestra, mas qual seria esse impacto, de fato? "Vale lembrar que não há notícia de que o erário público esteja sendo afetado com a realização das obras" É uma região de aglomerados, beleza, mas nas condições de uma contrução desse porte, com uma engenharia lógica, certamente terão escapes de entrada e saída para não haver congestionamentos principalmente em dias de jogo. Todo estádio ou quase todos estão junto à aglomerados urbanos normais. Onde pode-se ter um estádio? na caatinga, Amazônia? Acho um absurdo essas liminares, que são mais para sustentação política do que para uma preocupação com o meio ambiente, p/ ex. Toda hora ´vejo shopings sendo construidos e inaugurados e ninguém fala nada! E as primeiras arenas, estádios modernos brasileiros, ao modelo europeu, serão do palmeiras, se deus quiser, e corínthians, mudando o capítulo à nova era do futebol brasileiro. As arenas estão chegando para o bem do povo e felicidade geral da nação. Um estádio de futebol já não pode mais ocupar um grande terreno só para futebol. tem que ter "outras atações". Essa é a questão. Lá na z leste não tem problema nenhum, parece que é um brejo ainda. A construção de um estádio arena nos confins da z leste vai ajudar a região a progredir, consequentemente vão ter benefícios em função disso, acho eu.