sexta-feira, 3 de junho de 2011

Santos x Peñarol fazem final da Libertadores e revivem 1962




X




Finais da Libertadores
2011



15 de junho – Peñarol x Santos – Montevidéu
22 de junho – Santos x Peñarol – São Paulo (Pacaembu) - Leia clicando aqui sobre o jogo que deu o tri ao Santos - atualizado às 16:08 de 23 de junho de 2011)

O Vélez Sarsfield ganhou do Peñarol na noite de ontem, 2 de junho, em Buenos Aires, por 2 a 1, pela outra semifinal da Libertadores (vi o tape na íntegra). Mas, como o time uruguaio havia vencido por 1 a 0 o jogo de ida em Montevidéu, classificou-se pelo critério de gol marcado fora de casa. Impressionante a dramaticidade desse jogo, no campo, nas arquibancadas do estádio El Fortin de Liniers.

Com isso, Santos x Peñarol farão a final da Libertadores, repetindo o duelo de 1962, quando o time da Vila bateu o adversário e se sagrou campeão continental pela primeira vez. O Santos chega à final depois de oito anos (em 2003 perdeu para o Boca Juniors). O Peñarol, após 24 anos (em 1987, venceu em final de três jogos o América de Cáli e foi campeão).

O time uruguaio tem cinco títulos (1960, 1961, 1966, 1982 e 1987). O Santos, dois (1962 e 1963).
O Peñarol eliminou o Vélez com justiça. O time preto e amarelo é difícil de bater, pois joga muito bem fechado, sai em contra-ataques bem organizados e tem um atacante perigoso na frente, Martinuccio, que lembra Valdívia do Palmeiras. Creio que o Santos pode levar certo favoritismo, com Neymar diante dos zagueirões pesadões (eles jogam com quatro zagueiros!) . Mas favoritismo em Libertadores é muito relativo.

É histórica essa final de duas grandes camisas voltar a acontecer. Mas acho que o Vélez, um time mais rápido e ofensivo, mas meio confuso e inseguro, seria mais fácil na final. Se pudesse escolher, eu preferiria que o jogo de volta fosse no Morumbi, porque cabe mais torcida e o campo é maior (o que é melhor contra um time retrancado).

Reproduzo abaixo comentário enviado por Alexandre ao post abaixo, antes de eu postar este:

“Que jogo esse, hein, Valez 2x1 Peñarol. Merecidamente o Peñarol é um dos finalistas nessa edição de Libertadores passados 24 anos, fazendo jus ao futebol uruguaio, quando na apresentação da última copa do mundo chegou à semi final com um bom futebol, em destaque o atacante Diego Forlan. E curiosamente, nessa última copa, o Uruguai chega a uma semifinal (contra a Alemanha, perdeu de 3 x 2 [na disputa do 3° lugar]) depois de quarenta anos. Coincidentemente chega à final de Libertadores, o Peñarol, contra o Santos. Sinal que o futebol uruguaio novamente dá as caras. Bela decisão. Santos x Peñarol." (Alexandre).

*Atualizado às 17h40 de 7/06/2011

6 comentários:

Felipe Cabañas da Silva disse...

Depois de assistir parte do jogaço Vélez x Peñarol venho concordar com o Edu. Era melhor pro Santos jogar com o Vélez. E o Santos pode agradecer à arbitragem pelo infortúnio (porque a anulação do primeiro gol do Vélez foi ridícula) e à perna-de-pau do Santiago Silva, que deu uma de Baggio.

O duelo Santos x Peñarol vai ser muito interessante. Futebol arte x raça porteña. O comentarista do Sportv falou uma coisa interessante. O Peñarol botou na cabeça que pode ser campeão da libertadores, os jogadores abraçaram a causa, metade do Uruguai acredita, e o diacho do time tem cinco estrelas de libertadores no peito. É uma potência do futebvol sul-americano. O Santos é mais time, mas vai ser duríssimo, e como vimos na semi-final o fator segundo jogo em casa pode não trazer muita vantagem, já que os visitantes levaram. Só que tem uma coisa, na final o gol fora deixa de valer mais, e não adianta o Peñarol fazer 1 x 0 lá porque sem o critério de gol fora 1 x 0 é muito magro e eles vão ser engolidos aqui. Interessantíssimo.

Mayra disse...

Legal. Vou ver se consigo acompanhar a final emocionante. Eu ia torcer pro Santos, mas ultimamente ando com uma simpatia extra pelo Uruguai. Deve ser bacana torcer pra dois times num mesmo jogo, não?!

Paulo M disse...

Não creio que o Peñarol vai ser mais difícil pro Santos do que seria o Velez. Foi um jogaço esse de ontem, mas o Peñarol jogou no máximo de seus limites: uma defesa aplicada e eficiente, que fechou os espaços contra um adversário bom, mas que tem um recurso a menos pra quebrar defesas bem postadas, o drible. O Santos tem Neymar, e a melhor defesa contra um time que tem Neymar é o ataque, caso do time argentino. O Velez é mais time que o Peñatol, tem mais toque de bola e ontem estava uma pilha de nervos, haja vista o pênalti em que o cara escorregou no pé de apoio e bateu ao mesmo tempo em que caía. O Velez teve um jogador a menos aos 20 do segundo tempo e isso também fez uma diferença em hora decisiva. Estou só de camarote, e acho que o Santos tem bem mais bola que o Peñarol, que, por sua vez, se perder vai vender caro: é o Peñarol de Martinuccio, um argentino que sabe jogar e que pode (ou podia) integrar o elenco alviverde depois da Libertadores. Seria uma contratação, essa sim, de peso, mas não vejo como peitar a Roma da Itália e outros poderosos da Europa. Felipão já adiantou: chance zero. Então vamos, nós palmeirenses, torcer pra que Luan não seja negociado.

alexandre disse...

Aí, edu, uma honra ter um comentário meu em seu blog. Só me faltou dizer algo mais sobre o Santos, que após anos, como vc já disse, qdo disputou a final com o boca em 2003, perdeu tragicamente, assim como o Palmeiras perdeu também para os mesmo Boca em 2000Mas é isso aí, libertadores é um espetáculo único, e qdo a gente observa, sem essa besteira que é torcer e sofrer, parece que temos mais condições e frieza em analizar um espetáculo como esse. Faço votos que seu Santos de Neymar vença essa guerra. Lembrando que o Peñarol desclassificou o inter, o Universidad Católica e o Velez omtem, todos, respectivamente em suas casas. Considerando o Santos com um time superior e Neymar apavorando.
Então Paulinho, depois dessa bela apresentação desse Martelucio ontem, certamente os europeus virão buscá-lo. Muito bom esse garoto. Não há chances pro Verde nessa. Já o Luan não seria bom ser negociado, é uma peça forte pro esquema tático do Felipão. É aguardar.

Victor disse...

A torcida para o Santos ser tri é enorme, e se for por torcida já estamos com a taça na mão, se for por time, tb. Não é impossível, mas é muito difícil não ganharmos este caneco por tudo que se apresenta.
E por falar em torcida, o "efeito" Neymar, o nosso astro pop do futebol, está formando no Santos a maior torcida feminina jovem do país ! É Santossssssss !!! rsrs
Espero que a organizada "torcida jovem" não faça mais o papelão que fez no Paraguai, apesar das fortes provocações. Tem 58 brasileiros presos em Assunção.

alexandre disse...

em tempo ainda para uma correção, sobre o nome do atacante do peñarol que escrevi de forma incorreta - correto = Martinuccio.
obrigado