sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pensamento para sexta-feira [17] - Jorge Luis Borges


Episódio do inimigo
(Jorge Luis Borges)

     Tantos anos fugindo e esperando e agora o inimigo estava em minha casa. Da janela, vi-o subir penosamente pelo áspero caminho da colina. Ajudava-se com uma bengala, com uma torpe bengala que em velhas mãos não podia ser uma arma porém um báculo. Custou-me a perceber o que esperava: a débil batida na porta. Não sem nostalgia, olhei meus manuscritos, meu borrão semiconcluído e o tratado de Artemidoro sobre os sonhos, livro um tanto anômalo aí, uma vez que não sei grego. Outro dia perdido, pensei. Tive de forcejar com a chave. Receei que o homem desfalecesse, porém deu uns passos incertos, soltou a bengala, que não tornei a ver, e caiu em minha cama submisso. Minha ansiedade o tinha imaginado muitas vezes, mas só então notei que ele se parecia, de um modo quase fraternal, com o último retrato de Lincoln. Seriam as quatro da tarde.
     Inclinei-me sobre ele para que me ouvisse.
     - A gente crê que os anos passam para si - lhe disse - mas passam também para os demais. Aqui por fim nos encontramos e o que ocorreu antes não tem sentido.
     Enquanto eu falava, ele tinha desabotoado o sobretudo. A mão direita estava no bolso do paletó. Algo apontava para mim e eu percebi que era um revólver.
     Disse-me então com voz firme:
     - Para entrar em sua casa, recorri à compaixão. Tenho-o agora à minha mercê e não sou misericordioso.
     Tentei umas palavras. Não sou um homem forte e só as palavras poderiam salvar-me. Atinei em dizer:
     - É verdade que faz tempo maltratei um menino, mas você já não é aquele menino nem eu aquele insensato. Além disso, a vingança não é menos vaidosa que o perdão.
     - Precisamente porque já não sou aquele menino - replicou-me - tenho de matá-lo. Não se trata de uma vingança, mas de um ato de justiça. Seus argumentos, Borges, são meros estratagemas de seu terror para que eu não o mate. Você já não pode fazer nada.
     - Posso fazer uma coisa - respondi-lhe.
     - O quê? - perguntou-me.
     - Despertar.
     E assim o fiz.


Nota: Na última terça-feira, 14 de junho, completaram-se
25 anos da morte do escritor argentino Jorge Luis Borges
(Buenos Aires, 24 de agosto de 1899 — Genebra, 14 de junho de 1986)

Um comentário:

carmem disse...

Nossa!
Espero que se encontrar com o inimigo também possa acordar.