quinta-feira, 30 de junho de 2011

Câmara aprova incentivos fiscais para Itaquerão. Agora vai?

Ao que parece, pelo menos do ponto de vista político-legislativo, a batalha pela construção do estádio do Corinthians em Itaquera (zona Leste de São Paulo) vai chegando ao fim, já que a Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira, 29, em primeira votação, o projeto de lei 288/2011, do Executivo, autorizando a prefeitura a conceder incentivos fiscais de R$ 420 milhões para as obras.

Aurélio Miguel é contra
Foto: RenattodSousa
De um total de 51 no Plenário, 36 vereadores votaram a favor, 12 contra (veja lista abaixo) e 3 se abstiveram. O projeto ainda terá de ser votado em segunda sessão e a votação final deve acontecer nesta sexta-feira.

O vereador, ex-judoca e conselheiro do São Paulo Aurélio Miguel (PR) foi o que causou mais dificuldades à aprovação e agora promete tentar barrá-lo com uma ação popular contra a inconstitucionalidade que ele vê no texto, por “favorecimento a uma empresa milionária e, de quebra, a uma agremiação esportiva”. Ele promete: "Se eu não fizer isso, o Ministério Público fará”.

Curioso isso, brigas clubísticas pautando uma votação na Câmara. Outro são-paulino que votou contra foi Marco Aurélio Cunha (DEM). O vereador José Américo (PT), que votou a favor, defendeu o projeto: "fará um bem enorme para a zona Leste, que precisa de incentivos. Temos de criar vetores de desenvolvimento econômico naquela região”.

Pelas informações disponíveis, o Corinthians tem até 12 de julho para apresentar à FIFA as garantias financeiras que viabilizem a arena. Resta saber se serão superadas as dificuldades de engenharia, pois o terreno está situado em um local cheio de dutos da Petrobras, que terão de ser removidos.

De minha parte, acho meio hipócritas os protestos dos paladinos da moralidade pública contra a concessão de incentivos fiscais, pelos motivos já expostos neste blog (aqui). Por outro lado, me parece absurda a rejeição do Morumbi, por motivos claramente políticos e também pelos grandes interesses econômicos que giram como moscas em torno do projeto do Itaquerão.

Abaixo, os vereadores que votaram contra o projeto na Câmara Muncipal.

Adilson Amadeu (PTB)
Arselino Tatto (PT)
Attila Russomanno (PP)
Aurelio Miguel (PR)
Aurélio Nomura (PV)
Carlos Neder (PT)
Chico Macena (PT)
Claudio Fonseca (PPS)
José Ferreira, o Zelão (PT)
Marco Aurélio Cunha (DEM)
Sandra Tadeu (DEM)
Tião Farias (PSDB)

PS*: Nesta quinta-feira, a FIFA informou, em nota oficial, que o calendário da Copa do Mundo e as sedes só serão anunciados em outubro: "o Comitê Organizador se reunirá em Outubro de 2011, alguns dias antes das reuniões de 20 e 21 de Outubro do Comitê Executivo da FIFA, o qual ratificará o calendário de partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014", anunciou o órgão.

*Atualizado às 15:17

8 comentários:

Anônimo disse...

Vou espalhar a lista dos vereadores que votaram contra o desenvolvimento da zona leste, por motivos clubisticos, se depender de mim, nunca mais serão reeleitos.

Anônimo disse...

Eu também não vou dar moleza para esses vereadores que votaram contra o desenvolvimento da zona leste por motivos clubísticos.
Vamos divulgar essa lista no orkut e demais redes sociais.

josedasilva@mailfreeway.com

João disse...

e eu jah falei e fui ateh atacado neste blog... mas nao custa repetir q a Arena do Palestra vai ficar pronta antes!!!

Felipe Cabañas da Silva disse...

Estamos em uma semana em que o BNDES, um banco público, da nação brasileira, está discutindo o empréstimo de bilhões, a juros camaradas, para uma fusão que não interessa a ninguém, a não ser ao senhor Abílio Diniz. Trabalhadores e consumidores sairão, com toda certeza, perdendo.

Além do mais, renúncia fiscal em prol de obras particulares que atraiam investimentos para bairros ou regiões é uma prática corriqueira no capitalismo moderno, com a qual eu não necessariamente concordo. Mas o Corinthians está em evidência, nossos rivais não suportam ver o Corinthians crescendo, e aí fica esse discurso hipócrita, e os mesmos que criticam a renúncia fiscal são os que defendem o capitalismo selvagem dos mega eventos esportivos. Por mim não teria copa nem olimpíada no Brasil, não acho que o benefício à população local seja grande. É apenas uma geração de receitas turísticas momentâneas. Não traz desenvolvimento sólido e durável.

Luciano disse...

Vou fazer minha festa de aniversário em um salão que eu aluguei.
De repente o Zezinho que tbm faz aniversário no mesmo dia que eu, pediu pra gente fazer a festa junto com a minha...

Ele alegou que ficaria muito caro pra ele alugar um novo salão... e como o meu já estava alugado, ele queria rachar as despesas comigo.

Eu disse: Zezinho, minha festa vai ter 40 pessoas... comprei breja, carne (pro churras), refrigerantes etc pra 40 pessoas.

Se vc quiser podemos fazer a festa juntos.... mas vc que arque com a diferença das despesas dos seus convidados...

Na minha opinião... eu e o corinthians estamos sendo extremamente gentis com o Zezinho e a Cidade de São Paulo, respectivamente.

Se eu fosse presidente do Corinthians, desistiria oficialmente de fazer a Abertura da Copa em Itaquera...
O Governo Federal, Estadual e Municipal que construam um estádio e arquem com +ou- R$ 850mi para erguer um estádio com todas as exigências da FIFA.

CHEGA DESSE ASSUNTO! não ouvi ninguém falar do Morumbi (construído 100% com dinheiro do Governo Estadual e dado ao SPFC)

Sou contra a copa do mundo no estádio de Itaquera. Dane-se a cidade de São Paulo.

Felipe Cabañas da Silva disse...

O SPFC roubou o Morumbi do povo de São Paulo, isso é fato histórico.

Anônimo disse...

Vamos deixar de ser hipocritas...

Não é pq uma pessoa roubou alguma coisa no passado que temos o direito de fazer isso agora.....

Temos sim que lutar pelos direitos da sociedade, que é carente de coisas mais primordiais do que uma bosta de um estadio de futebol.

Essa é a chance que, nós brasileiros temos de tentat fazer alguma coisa decente por nós mesmos.

Luciano disse...

Vc quer que tenha sido construído com dinheiro privado, mas não foi. Teve um ou outro troquinho só de dinheiro privado.
A história do Morumbi começou com a doação do terreno. O governador Adhemar de Barros emprestou dinheiro público para a Imobiliária Aricanduva, cujo proprietário era o próprio Adhemar de Barros, para ele comprar o terreno que posteriormente foi doado pela mesma Imobiliária Aricanduva ao SPFC. Aqui está a escritura do terreno como prova: http://cruzdesavoia.files.wordpress.com/2008/12/escritura.jpg.
Depois, o Sr. Laudo Natel, que era vice-governador no mandato do Adhemar de Barros (e que depois foi governador tb) e que tb era presidente do Banco Brasileiro de Descontos (hj Bradesco) lançou o Carnê Paulistão cujo dinheiro ia pra construção do Morumbi. Para garantir o sucesso da operação, no Bradesco ninguém conseguia qq tipo de financiamento (inclusive CREDUC que era dinhiero do governo) sem comprar um bom lote de Carnê Paulistão tb, prática conhecida como venda casada e que constitui crime.
No mais, não faltam fontes no Google mostrando tudo isso. Quem quiser mais detalhes procure no google pelas palavras “biografia madame morumbi”.
E isso sem contar o histórico de roubos de estádio de vcs (Deustch Sportive e Portuguesa). O Palestra Itália vcs só não roubaram pq um general do exército que era torcedor do Palestra botou vcs pra correr com uma metralhadora vazia!