terça-feira, 20 de julho de 2010

Um resumo do embate pelo morro Santa Teresa, em Porto Alegre

Este blog foi procurado, nos últimos dias, por alguns leitores em busca de informações sobre o eventual desfecho do embate entre movimentos sociais de Porto Alegre (RS) e o governo Yeda Crusius em torno do morro Santa Teresa.

O desfecho, ou pelo menos uma trégua, se deu há pouco menos de um mês, quando o governo estadual retirou sua proposta da Assembleia Legislativa. Proposta que, para os movimentos sociais, equivalia a uma capitulação ao mercado imobiliário.

Para resumir, sob o pretexto de descentralizar e reestruturar o atendimento da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase – leia-se: Febem), o governo Yeda Crusius (PSDB) queria vender (ou trocar) uma área de 73,5 hectares, na zona sul de Porto Alegre (morro Santa Teresa), pertencente à instituição. Trocando em miúdos, a intenção era vender à iniciativa privada uma enorme área pública que, agora, pode até virar um parque.

Leia:

Matéria do jornal Zero Hora, sobre a retirada do projeto na Assembleia.

Matéria do Jornal Já, sobre a história da disputa.

Um comentário:

Paulo M disse...

A Yeda Crusius deve ter perdido o interesse em vender a área em período eleitoral. Mas saudoso o morro Sta. Tereza em Porto Alegre, o popular Morro da TV, onde trabalhei e morei alguns meses e onde ficam os estúdios das emissoras de TV. Abrs. pra todos ali rsrs