quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Fora Muricy ou não?


Ricardo Saibun - Divulgação/Santos FC
Duas opiniões, opostas, sobre a questão: o Santos deve manter Muricy Ramalho ou deveria demiti-lo?

Olavo Soares, do blog Escanteio Curto (santista):

Pode soar um tanto quanto imediatista pedir a demissão de um técnico que deu ao Santos dois títulos paulistas e a tão sonhada Libertadores. Mas não há como não pensar diferente (...)

(...) o Santos, hoje, é um bando. Um time desorganizado, sem opções táticas (...) Não há criatividade ofensiva e nem mesmo uma solidez na defesa que poderia nos fazer crer que a insatisfação dos santistas com o técnico deriva de sua fama de retranqueiro.

(...) A ausência de Neymar em grande parte dos jogos deste ano era previsível (...) A previsibilidade é o que determina a falha de Muricy. Ele tinha a informação e, portanto, tinha a obrigação de saber lidar com ela. (...) Não há como fugir do óbvio outra vez: se não fosse Neymar e suas poucas aparições no Brasileiro, estaríamos na zona do rebaixamento.

(...) Por isso é hora de agradecer a Muricy pelo bom trabalho no primeiro semestre de 2011, e permitir que ele e o Santos tenham vidas novas, distantes um do outro.

Fora Muricy.


Rice Araújo, artista, ilustrador, chargista (e santista)

Eu acho que o Muricy deve continuar, sim. Claro que todos os times têm altos e baixos e se a cada curva negativa trocarmos as peças não teremos os benefícios de um grupo mais unido, sólido e estável. Não acho que a fase pela qual passa o Santos seja algo tão lastimável que só a troca do técnico consertaria.

Pra mim é uma flutuação normal de um time que tem que se reencontrar após um certo caos que ocorre após todas as mudanças, e a superexposição do Neymar, merecida diante de seu talento, deve estar causando também algumas dificuldades de relacionamento nos bastidores, o que era bem previsível que ocorresse em algum momento.

Creio que um técnico com a experiência do Muricy pode administrar os egos no vestiário e acelerar esse processo de acomodação da equipe, saindo dessa fase com um time tão unido quanto no final de 2011.

2 comentários:

Paulo M disse...

Concordo com o Olavo, exceto por sua afirmação de que "pedir a demissão de um técnico que deu ao Santos dois títulos paulistas e a tão sonhada Libertadores pode soar imediatista". O Santos também deu o título ao Muricy, e essa segunda proposição, aliás, me soa melhor.

O país que mais forma craques no mundo tem de formar técnicos também. Essas figuras despóticas e obsoletas (gostei da opção por Felipão como técnico do Brasil, eles se merecem, argh!) não sabem pensar além de suas limitações. Prova disso, no caso, foram os dois jogos do Santos contra o Velez este ano e os dois contra o Corinthians. Faltou exatamente o técnico em campo pra que o time desempenhasse melhor. Que o Neymar seria marcadíssimo era óbvio. O Muriçoca não soube sair da mediocridade e o resultado também foi óbvio. Ouvi num comentário no rádio esses dias que o Neymar há muito vinha insistindo pra que o Arouca jogasse mais perto dele. O orgulho do comandante, de início, falou mais alto. Pois bem, depois de meses o Muricy resolveu "acatar", porque temia a zona de rebaixamento do Brasileiro, e deu certo.
Acho que o Santos deveria ter demitido o Muricy depois do jogo contra o Barcelona. Com salário bem mais baixo, dá pra contratar um técnico no mínimo (ou no máximo rs) tão fraquinho quanto esse bando de marajás inertes.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Não acredito nessa conversa de problema de relacionamento porque o Neymar está superexposto, causando problemas de ego e brio com os companheiros. Nunca vou esquecer uma declaração do Edu Dracena, não me lembro mais em qual momento deste ano: "Nós sabemos quem são os nossos craques" - e me lembro exatamente dessas palavras. Uma declaração de humildade rara, que não anula a possibilidade de problemas dentro do elenco, mas mostra que até pouco tempo atrás todos sabiam exatamente qual era o seu papel e o conjunto rendia - tanto é que foi tricampeão da Libertadores.

Eu não sou santista, mas vejo que o problema do Santos não é tão simples. Me parece que o clube está se sacrificando para manter o Neymar no Brasil em detrimento de todo o resto - um caminho perigoso. Acho fantástico um jogador como o Neymar ficar no Brasil, como acho fantástico o esforço que o Corinthians está fazendo para manter o Paulinho, um volante de raro talento e forte personalidade, fundamental na campanha brilhante da Libertadores e que espero que ainda nos dê muitas alegrias. Mas isso não pode ocorrer em detrimento do resto do time.

Essa é a impressão que tenho sobre o Santos, e este é um problema que não envolve diretamente Muricy Ramalho. Mas o Muricy é um técnico cujo estilo de jogo eu detesto, desprezo, não queria no meu time e acho que deveria sair do Santos, inclusive para que o Neymar possa render mais do que vem rendendo, o que pode devolver razoavelmente a competitividade do time.