domingo, 11 de novembro de 2012

Fluminense de Fred e Cavalieri conquista Brasileiro de 2012 de maneira indiscutível


Reprodução
Centroavante é o artilheiro do campeonato, com 19 gols

Independentemente de minhas ressalvas, de um certo enfado quanto ao Brasileirão de futebol deste ano, o título do Fluminense, campeão de 2012, é mais do que indiscutível. Com a vitória sobre o valente, mas impotente Palmeiras por 3 a 2 em Presidente Prudente, o time de Nelson Rodrigues e Chico Buarque chega a seu quarto título nacional (o Robertão de 1970 e os Brasileiros de 1984, 2010 e 2012) e mergulha o Verdão ainda mais na segunda divisão.

Se é certo que um grande time começa com um grande goleiro, então o Tricolor das Laranjeiras já começa com uma formação campeã. Pois Diego Cavalieri – ironicamente formado nas categorias de base do Palmeiras, o que fez questão de lembrar ao final do jogo – foi um monstro na conquista do galardão. Talvez o melhor do time, junto com o matador Fred.

Se atrás o time tem uma muralha defendendo os três paus, ajudado pelo ótimo zagueiro Gum e uma equipe bem armada pelo pragmático Abel Braga, na frente o Flu tem o faro de gols, o carisma e a liderança de Fred, artilheiro do campeonato, até aqui com 19 gols (três a mais do que Luis Fabiano do São Paulo). O campeão brasileiro de 2012 tem o melhor ataque (59 gols) e a melhor defesa (28). Em 35 jogos, 22 vitórias, 10 empates e apenas 3 derrotas. Com 35 rodadas, faltando três, o time de Abel Braga tem 76 pontos, 5 a mais do que o Corinthians ao final do campeonato do ano passado após os 38 rounds regulamentares. Então, não há o que discutir.

O caro time do Fluminense, com um ótimo plantel, o que facilita que mantenha o equilíbrio mesmo quando desfalcado de alguns astros, se dá ao luxo de poder prescindir de Deco, outro grande jogador, que não tem condições físicas de disputar todas as partidas. Quando joga, desequilibra com a Inteligência e a cadência; quando ele não atua, o aguerrimento do time cuida de suprir sua falta.

Sobre o Palmeiras, nada a acrescentar em relação ao já dito aqui. Parabéns ao Fluminense, legítimo campeão brasileiro de 2012.

Seguem os gols do jogo do título do Tricolor carioca:



Relembre o post sobre o título do time das Laranjeiras em 2010: Fluminense conquista um título mais do que merecido .

Um comentário:

Paulo M disse...

Parabéns ao Fluminense. Torcia pelo Galo, que com a estrela Ronaldinho jogando o que sabe, acabou esmorecendo no final, e foi campeão, mas do primeiro turno. Sobre o Palmeiras, espero voltarmos em 2014. Bye, bye, Brasil, e até lá.