sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Dilma fala em reunião fechada que "Pinheirinho é barbárie"

Quem aguardava e até exigia um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff sobre a brutal reintegração de posse no Pinheirinho (São José dos Campos/SP), pôde ficar sabendo hoje de uma econômica declaração.

Segundo Carta Maior, “a presidenta Dilma Rousseff classificou de ‘barbárie’ a operação de despejo de 1,6 mil famílias sem teto (...) Dilma comentou o episódio nesta quinta-feira (26) em reunião com cerca de 90 representantes do comitê internacional do Fórum Social Mundial, em um hotel na capital gaúcha”.

Ainda de acordo com Carta Maior, a presidente “foi provocada a tocar no assunto pelo empresário Oded Grajew, ex-presidente do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, segundo relato feito à reportagem por uma pessoa presente à reunião” e, em resposta, ela “criticou duramente o que aconteceu, embora, segundo este participante, não tenha culpado ninguém especificamente. “ ‘Pinheirinho é barbárie’, disse a presidenta de acordo com relato de um outro participante da reunião”.

Fora a fala a esse grupo restrito, publicamente, como se esperava, nada mais foi dito. Tanto que o governador Geraldo Alckmin, questionado sobre a fala de Dilma, disse que não comentaria “porque não ouvi isso da presidente" (segundo o Uol).

Segundo a matéria de Carta Maior, na mesma reunião fechada “a presidenta teria dito, porém, que apesar de discordar do que ocorreu, o governo federal não tem muito o que fazer, pois respeita as demais autoridades – no caso, o governo de São Paulo e a prefeitura de São José dos Campos, ambos comandados pelo PSDB, e a Justiça paulista”.

Leia também:

Pinheirinho: a justiça de São Paulo, o governo de São Paulo, o cinismo de São Paulo

Com a palavra, o governo federal

2 comentários:

Paulo M disse...

Acho muito complexo opinar sobre a ideia de o Governo Federal intervir ou não em um Estado que tem autonomia. Não sei realmente se há algo que Dilma possa fazer, a menos que seja por meio do Judiciário. Bem ou mal, o fascista Alckmin foi eleito pelo povo nas urnas e representa legitimamente o Estado de São Paulo. É por essas e outras a importância de se escolher com consciência um candidato a que quer que seja na hora de votar. O povão paulista preferiu esse desqualificado para representá-lo ao longo de quatro anos. E já tinha longa experiência com o PSDB. Não votam no PT, depois querem que o PT faça o papel de resgate. Hoje não há mais ninguém nas ruas armado e com disposição pra mudar tudo na base da bala, fazendo revoluções. É preciso apenas votar certo. O Alckmin não foi eleito por uma cúpula de militares, foi eleito pelo povo. As condições sociais não vão mudar apenas porque queremos, mas porque temos consciência, e ainda não temos consciência.

XAD disse...

MANIFESTO - DENÚNCIA DO CASO PINHEIRINHO À OEA
Juristas e entidades comprometidos com a democracia denunciam caso Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (OEA).

O manifesto está aberto à sociedade em geral:

http://www.peticoesonline.com/peticao/manifesto-pela-denuncia-do-caso-pinheirinho-a-comissao-interamericana-de-direitos-humanos/353

ASSINE E DIVULGUE!