sábado, 21 de janeiro de 2012

Começa a temporada 2012 do futebol: veja as perspectivas dos grandes de São Paulo


A temporada 2012 começa neste fim de semana. Este post não tem a intenção de falar dos jogos de estreia dos estaduais, mas especular sobre o ano que começa. Em São Paulo, com o Paulistão, cada vez mais chato e sem sentido. Eu sempre defendi os estaduais, pela tradição e porque, no caso paulista, com quatro grandes (o quinto pode ser a Lusa) é mais difícil do que muitos nacionais da Europa.

Mas a politicagem impede que o estadual se mantenha viável. Com 19 rodadas e um regulamento que classifica os oito “melhores” para as finais, não há quem agüente e no fim de tantas rodadas os grandes estarão lá mesmo. É sem sentido e burro. Dito isso, segue uma pequena avaliação sobre o que esperar dos times, não só no estadual, mas para a temporada toda, se é que isso é possível.

O craque tem que jogar num esquema defensivo
Foto: Ricardo Saibun
Santos – Campeão paulista e da Libertadores em 2011, o Peixe entra na temporada em que disputa novamente a Libertadores mergulhado nas comemorações do centenário, em 14 de abril. O que pode ser motivo de preocupação, pois a tradição reza que, no ano em que os times fazem 100 anos, costumam ir de mal a pior. Muitos já abordaram esse tema, mas este blog foi talvez o primeiro a dar um post abrangente a respeito (leia aqui).

O fato é que, fora esse, digamos, misticismo, o Santos está com perspectivas não muito animadoras, para mim. A permanência de Muricy Ramalho não me anima. É um vencedor? É. Ganhou a Libertadores? Ganhou (embora, reconheço, não tenha sido uma edição muito forte da competição). Mas o estilo do treinador, defensivo, chato e super-pragmático, está anos-luz longe da tradição da escola do Santos.

Como se já não bastasse, o Peixe tenta contratar o fraquíssimo lateral Juan, que não deu certo nem mesmo em sua origem, no São Paulo. Fiel à tradição do futebol são-paulino, Muricy nega, mas sonha com outro ex-Morumbi, o zagueiro Alex Silva. Francamente, não acho que seria ruim o treinador voltar para seu berço e deixar a Vila voltar a ser feliz, futebolisticamente falando. Em relação a elenco, o clube trouxe o bom lateral uruguaio direito Fucile (do Porto e seleção do Uruguai), que, esperemos, suprirá com eficiência a vaga deixada por Danilo.

O Alvinegro da Vila jogará as primeiras cinco rodadas do Paulistão com o time B, o que mostra o desinteresse por um título que o time já conquistou quatro vezes nos últimos anos (2006-2007 e 2010-2011).
Campeão brasileiro/ Foto: VIPCOMM

Corinthians – Campeão brasileiro, o Timão já contratou para 2012 Vitor Júnior, do Atlético-GO, o zagueiro Felipe, do Bragantino, e o goleiro Cássio, do PSV-HOL, além do atacante Gilsinho, ex- Iwata-JAP. Apesar de muitas críticas, inclusive minhas, o técnico Tite vingou no Timão e, parece-me, é um trunfo para tentar livrar o clube da obsessão da Libertadores, que nunca ganhou. Mas, em 2012, a competição continental estará mais forte do que no ano passado, inclusive com a volta do Boca Juniors (dizem que forte) e, entre os brasileiros, o Vasco da Gama, que me parece um candidato em potencial.

O maior trunfo do Timão é justamente ter mantido o elenco, do qual não perdeu até agora nenhuma peça importante, que levantou o Brasileirão. Com um futebol pragmático e por vezes feio, porém muito eficiente, o Alvinegro começa a temporada com boas perspectivas. Mas, como o Santos, acho que não vai dar muita importância (e nem deve) ao estadual, que ganhou pela última vez em 2009.

Rugidos e incógnita/Foto: Reprodução
São Paulo – A grande incógnita no Tricolor me parece ser Émerson Leão, se ele vai ou não conseguir dar um padrão de jogo ao time, que trouxe vários reforços, entre os quais nomes que podem vingar no Morumbi: os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva, o lateral esquerdo Bruno Cortês (ex-Botafogo, revelação do Brasileirão passado, mas que caiu muito no fim do ano) e os meias Fabrício, Maicon e Jadson, este último com status, esperança de suprir o eterno problema tricolor da ligação meio de campo-ataque.

Como não ganha nada (só a Copinha 2010, diria um são-paulino) faz três temporadas (o último título foi o Brasileiro de 2008), o São Paulo vai continuar pagando pela língua de Rogério Ceni, que certa vez disse que não se imaginava jogando a Copa do Brasil. Penso que, devido às circunstâncias, às contratações e ao óbvio desinteresse dos alvinegros pelo estadual, o São Paulo pode conseguir levantar o “Paulistinha”, como a torcida tricolor acostumou-se a se referir ao Paulistão. O SPFC levantou o estadual pela última vez em 2005.

Com mais perspectivas/ Foto: Reprodução

Palmeiras – O Verdão, embora metido em problemas internos e disputas fratricidas sem fim, me parece mais arrumado neste início de temporada do que em 2011 e, devido às prioridades de Santos e Corinthians, acho que pode beliscar o Paulistão (ganhou pela última vez em 2008). Fez contratações importantes para o estilo de jogo de Felipão: o meia Daniel Carvalho (ex-Galo), o atacante Barcos (ex-LDU) e o zagueiro paraguaio Adalberto Román (ex-River Plate).

A chegada de César Sampaio no final de 2011, porém, para a direção de futebol, foi a melhor contratação do Alviverde. Deu tranqüilidade aos bastidores e vestiários do clube, deixando Felipão mais tranqüilo para treinar o time sem se meter muito em debates desgastantes.

Portuguesa - a Lusa tem como sua principal força o técnico Jorginho (ex-Palmeiras). Que, segundo dizem os que viram, mostrou um belo futebol em 2011. Como não vi, não posso dizer. Torço para que o clube encontre suas tradições e volte a encantar.

4 comentários:

Paulo M disse...

Boa análise do post, não tenho ressalvas a fazer. Acho que o Coringão vai ficar com as batatas no Paulistão este ano. Aquele futebolzinho eficiente do Tite deve ainda render pequenos lucros ao time do Fielzão. Aliás, já estreou ganhando com um gol contra aos 43 do segundo tempo.

Copa do Brasil, eu já tinha dito aqui, Grêmio. O Tricolor está investindo e vai ser osso jogar no Olímpico. Na Libertadores, acho que o Vasco, se continuar ascendendo como vem desde a segundona, é um candidato forte. Senão, apostaria num estrangeiro, o Boca (aff!) ou uma novidade uruguaia. Brasileirão, não faço ideia.

Enfim, hoje começou o ano futebolístico no Brasil e o ano novo do dragão na China. Quem sabe o Chio Lio Ping não dá uma sortezinha pro Timão na América.

João disse...

vai Parmera! cala boca Felipão!

Felipe Cabañas da Silva disse...

O Corinthians chega à Libertadores, apesar de ser o campeão brasileiro incontestável, como azarão, sem favoritismo, questionado e, ainda que com rigorosamente o mesmo time que venceu um dos campeonatos nacionais mais difíceis do mundo, sem nenhum reforço de peso. Ainda bem! Minha experiência corintiana de 28 aninhos (em breve 29) me diz que nada dá certo na vida do Corinthians quando é favorito.

Mas esse time do Corinthians pode ser definido como um time "copeiro". Ganha no fio da navalha, de virada, aos 45 do segundo tempo. Muitas vezes sofre barbaridade e não joga um futebol lindo de se ver, mas é dificílimo de ser batido. Outra coisa (algo que me bateu na cabeça esses dias): esse time (praticamente o mesmo que vai começar a Libertadores agora) mostrou, diante do Palmeiras de Scolari no Paulistão do ano passado, que bate pênalti com frieza e categoria, algo que pode salvar um torneio como a Libertadores.

Não vou fazer apostas vãs nem previsão nenhuma. A única é que para eliminar esse time da Libertadores os adversários terão de pelejar.

alexandre disse...

Pô, ainda bem que não tem Tolima esse ano, hein. Ufa!! heheh...