A pesquisa CNI/Ibope sobre a corrida presidencial divulgada nesta quarta-feira, 23, mostra um dado novo em relação à de março. A anterior só incluía os três principais candidatos: Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV). De março para junho, com esse cenário ainda irrealista, Dilma subiu de 33% para 40%; Serra caiu de 38% para 35%; e Marina Silva foi de 8% para 9%.
Só que – como notou o colunista da Folha de S. Paulo Fernando Rodrigues, em seu blog – a pesquisa de hoje é a primeira a incluir todos os candidatos nanicos que fazem o papel de figurantes, mas, na somatória, interferem na eleição, como Ciro Moura (PTC), Eymael (PSDC), Zé Maria (PSTU) e outros.
Com esse cenário, os números são ligeiramente diferentes, e ainda assim essa diferença favorece Dilma: com todos os candidatos na pesquisa, ela aparece com 38,2%, contra 32,3% de Serra. A diferença é de 5% pró-Dilma no levantamento de junho só com os três principais nomes, mas sobe para 5,9% no cenário mais real, com todos os postulantes.
Evidentemente, para Serra a notícia é pior ainda. Porque, claro, ter 35% seria muito melhor do que 32,3%, e com tendência de queda, ao contrário de Dilma, que vem crescendo paulatina e consistentemente há muitos meses.
Brasil de Dunga
E há previsões ainda mais pessimistas para o candidato tucano, mas essas menos matemáticas e mais sociológicas, digamos, e que dependem de o Brasil de Dunga ganhar a Copa do Mundo. Se o hexa vier, garantem esses futurologistas, a eleição pode se resolver no primeiro turno. Com a economia estável, o emprego crescendo e outros dados econômicos favoráveis, um clima de euforia só ajudaria a campanha daquela que o presidente apoia. Um presidente com 80% de aprovação e que, entre outras virtudes, é um torcedor típico.
quarta-feira, 23 de junho de 2010
Nova pesquisa CNI/Ibope é pior para Serra do que parece
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
meu... estava escrevendo aqui sobre política, assistindo o segundo tempo do jogo da itália... Fiquei sem fôlego aqui. Sensacional. Típico da Azzurra, mas dessa vez sem classificação. Esse time da Eslováquia merece viu. ta que eu pariu!
Postar um comentário