quarta-feira, 23 de junho de 2010

Donovan faz justiça e, de quebra, manda covarde Eslovênia embora

Dramática, mas muito justa, a vitória dos Estados Unidos por 1 a 0 sobre a Argélia, com o gol de Landon Donovan aos 46 minutos do segundo tempo. Justa não só pela partida em si, pois os norte-americanos jogaram pela vitória, ofensivamente, com o coração; mas também porque o gol nos estertores da partida tirou das oitavas a Eslovênia.

Pela segunda rodada desse grupo C, dia 18, após estarem perdendo por 2 a 0 da mesma Eslovênia, os EUA reagiram espetacularmente, chegaram ao empate e só não conseguiram a virada histórica porque o árbitro Koman Coulibaly, do Mali, anulou um gol de Maurice Edu, aos 39 da segunda etapa. Até agora, ninguém sabe o que o juiz viu de ilegal no lance. Só pode ter sido má-fé.

Na rodada decisiva de hoje, os eslovenos mantiveram a postura conformada de um time covarde: com a derrota parcial que sofriam por 1 a 0 para a Inglaterra e o empate sem gols que teimava no jogo EUA x Argélia, a Eslovênia estava se classificando. Mas bastava só um golzinho esloveno contra os ingleses para não dependerem do outro jogo e mandarem os súditos da rainha para casa. Preferiram ficar na defesa. E o castigo merecido veio: o gol de raça do norte-americano Donovan no finzinho mandou os covardes eslovenos para casa (bem feito) e corrigiu o erro do árbitro contra o time americano na segunda rodada.

E outro motivo para saudarmos a vitória americana: segundo post do Futepoca, o futebol é mais um pretexto para a direita dos Estados Unidos atacar Barack Obama. Segundo os direitistas de lá, "futebol é um jogo de pobre". E mais: "a esquerda está impondo o ensino de futebol nas escolas americanas" e "a América está se "amarronzando".

Veja o gol de EUA 1 x 0 Argélia



Uruguai e México: mais justiça

Ontem, com os resultados México 0 x 1 Uruguai e França 1 x 2 África do Sul, o grupo A definiu-se com o Uruguai (1°) e México (2°) classificados. Aqui, mais uma vez a Justiça passeou nos gramados. O Uruguai é a melhor surpresa para mim nesta Copa. Jogando um futebol bonito, eficiente e clássico, não tomou nenhum gol na primeira fase, conseguindo um empate (0 a 0 com a França) e duas vitórias, contra África do Sul (3 a 0) e México (1 a 0), time este que também merece estar nas oitavas.

Hermanos

Mas, nas oitavas, os mexicanos encaram ninguém menos que a Argentina, franca favorita, pelo belo futebol que vem jogando. Contra a Grécia, pela definição do grupo A, também ontem, com 7 reservas, os Hermanos ganharam fácil, com show de Messi. Pelo mesmo grupo, a Coréia empatou com a decepcionante Nigéria (2 a 2) e ficou com a segunda vaga. Entre Grécia, Nigéria e Coréia, tanto faz. São todos muito ruins. Sorte do Uruguai, que encara os coreanos pelas oitavas e já pode ir pensando nas quartas-de-final.

PS: Alemanha se classifica bem, num grupo péssimo (atualizado às 17h33)

Com Gana 0 x 1 Alemanha e a zebra Austrália 2 x 1 Sérvia, à tarde, os germânicos, que começaram arrasando, terminaram esta fase como decepção, classificando-se em primeiro lugar e Gana, em segundo, no grupo D.
Depois que a Austrália fez 2 a 0 na Sérvia, Alemanha e Gana, que já estava 1 a 0, virou um jogo de compadres. Feio. Esse me pareceu o pior grupo da Copa.
Agora, alemães enfrentam a Inglaterra, enquanto Gana pega os EUA. Aposto em Inglaterra e Estados Unidos. Nem Alemanha nem Gana mereciam disputar oitavas-de-final de uma Copa do Mundo.
Entre os africanos, só Gana se salvou. África do Sul, Nigéria e Camarões já deram adeus. Costa do Marfim tem chances matemáticas no grupo do Brasil.

Oitavas-de-final:

26/06 (sábado)

11h - Uruguai x Coreia do Sul
15h30 - Estados Unidos x Gana

27/06 (domingo)
11h - Alemanha x Inglaterra
15h30 - Argentina x México

Um comentário:

João disse...

vai Gana!