domingo, 13 de junho de 2010

Balanço da Copa: Alemanha impressiona; Tshabalala, da África do Sul, faz o gol mais bonito até aqui

Nos três primeiros dias da Copa do Mundo na África do Sul, poucos jogos se salvaram. Nenhuma grande partida. Gostei de África do Sul 1 x1 México, Argentina 1 x 0 Nigéria e Uruguai 0 x 0 França, pelos motivos abaixo. Mas nada de encantar.

O time que mais jogou futebol foi, claro, a Alemanha, que impôs 4 a 0 sobre a ridícula Austrália. Mas a agressividade e objetividade dos germânicos desde já deixam todos os concorrentes com as barbas de molho. A camisa alemã é coisa séria. Com média de idade de cerca de 25 anos, a jovem esquadra do técnico Joachim Löw impressionou pela sede de gols e a quase perfeição tática. Lahm, Podolski, Müller, Ozil, Klose... Esse time pode surpreendentemente ser uma das sensações da Copa. No grupo D, com Grécia, Austrália e Gana, é barbada.

Os Bafana Bafana
África do Sul 1 x1 México pelo grupo A foi bom de ver, embora tecnicamente fraco, com os mexicanos se impondo e encurralando os Bafana Bafana na primeira etapa. Porém, o México não fez, e tomou no segundo tempo logo aos 9min, num lindo contra-ataque com passes de primeira: Tshabalala recebeu pela esquerda e chutou no ângulo, cruzado, fazendo o gol mais bonito da Copa até aqui, para mim. Aliás, o primeiro do Mundial.

O time de Carlos Alberto Parreira dominou o segundo tempo e poderia ter matado o jogo, mas sofreu o empate aos 34. O gol do mexicano Rafa Márquez (que joga no Barcelona) fez justiça ao placar. Destaque para o perigoso e hábil Giovani dos Santos, brasileiro naturalizado mexicano. Apesar da bela vitória alemã, destaco então África do Sul 1 x 1 México como o jogo desses três primeiros dias.

Veja os gols de Tshabalala da África do Sul e Rafa Marquez do México




Os hermanos

O tradicional futebol argentino, que reúne raça e técnica e sempre conta com um craque (Messi, no atual time de Maradona), se resumiu ao primeiro tempo na vitória suada, mas merecida, contra os nigerianos por 1 a 0, no domingo. Na segunda etapa, o preparo físico da Argentina acabou, e a Nigéria poderia ter empatado. O triunfo foi conseguido com um golaço de Heinze logos ao 7min, de cabeça. O domínio da seleção sul-americana foi quase total nos primeiros 45 minutos, e Messi mostrou que não joga só no Barcelona.

A questão é: será que os argentinos estão fazendo muito sexo ou estão fisicamente mal preparados mesmo? Na hora do mata-mata, esse “fôlego” pode ser fatal. Mas, num grupo que ainda tem Coréia do Sul e Grécia, a equipe comandada dentro de campo pelo impressionante Verón deve se classificar com facilidade. Depois é que o bicho pega.

Jogo de campeões do mundo
Já o futebol do 0 a 0 entre França e Uruguai, pelo mesmo grupo A, na sexta, não encantou ninguém, mas foi pra mim uma partida empolgante. Dois campeões do mundo, num jogo de estréia, não poderiam fazer mesmo senão um duelo extremamente disputado, pegado, calculado, como um jogo de xadrez. A França pressionou muito no fim, esteve a ponto de marcar, mas não conseguiu vencer a forte defesa uruguaia comandada por Diego Lugano. Achei o time francês melhor do que esperava. A equipe Celeste também poderia ter vencido, com seu tradicional contra-ataque.

O grupo A é imprevisível. Entre África do Sul, França, Uruguai e México, acho que uma vaga é dos Bafana Bafana, por jogar em casa e pela experiência de Parreira, que, porém, tem que trabalhar com um futebol naturalmente alegre (como será isso para Parreira?), mas um pouco inocente.

Inglaterra 1 x 1 EUA

Vi pouco desse jogo. O suficiente para confirmar que o defensivo mas eficiente futebol norte-americano dará trabalho. Os ingleses, favoritos, pressionaram, mas pararam no ótimo goleiro Tim Howard, enquanto seu próprio arqueiro, Green, protagonizou o primeiro frango da competição. Coitado.

A Inglaterra, para mim, ainda é uma incógnita.

Segunda-feira de bons jogos
Nesta segunda, dois jogos são especiais neste início de Copa do Mundo: às 8h30, Holanda x Dinamarca, pelo grupo E, que terá Japão x Camarões às 11h. A Laranja Mecânica é sempre uma atração à parte. Gosto de assistir. E, às 15h30, a atual campeã Itália pega o Paraguai pelo grupo F, jogo muito interessante, que ainda tem Nova Zelância e Eslováquia (jogam na terça).

Apenas na quarta-feira, 16, poderemos conferir se a decantada seleção da Espanha vai confirmar as expectativas, na partida contra a Suíça, às 11 horas. Antes, na terça, entra em campo o time de Dunga contra os norte-coreanos.

2 comentários:

Paulo M disse...

A Alemanha impressionou mesmo, passeou em campo, um treino, mas a Austrália tb fez a parte que lhe cabia. Vamos esperar um adversário um pouco mais envolvente pros germanos, contra Sérvia e Gana. Já os hermanos, pra mim, assustam mais, Messi resolveu jogar, Veron e Tevez tb arrepiaram, e a Nigéria é um adversário bem mais qualificado que a Austrália. A Argentina na defesa deixa a desejar, mas do meio pra frente é um gigante que às vezes dorme, mas na estréia da copa estava bem desperto. A Holanda também estrou bem hoje cedo e vamos ver Itália e Paraguai. Dizem uns que este é o melhor time que o Paraguai já montou, contra uma Itália de velhos. Sou mais os sul-americanos, mas a Azurra tem quatro títulos mundiais...

Anselmo disse...

copinha safada essa. falta gol, falta chute a gol...

A alemanha é um time. a argentina nao tem tanto conjunto.

e o mais importante é secar a itália agora.