Em prisão domiciliar no seu chalé na Suíça, o diretor franco-suíço Roman Polanski continua sendo manchete. Seu novo filme, O Escritor Fantasma (The Ghost Writer), levou o Urso de Prata de direção no Festival de Berlim. Com distribuição da Paris Filmes, a película estréia no Brasil em 1° de maio.
O cineasta, claro, não foi a Berlim. Foi representado pelos atores Pierce Brosnan, Ewan McGregor e Olivia Williams, além dos produtores Robert Benmussa e Alain Sarde. Benmussa contou como o filme foi finalizado, já que Polanski foi preso, em setembro, antes disso. "Com a prisão, um editor realizou a montagem com determinações específicas de Polanski, que contatávamos através de um courrier", contou.
Já Polanski, em declaração que escreveu e foi lida pelo mesmo produtor, ironizou: “Mesmo se eu pudesse ir a Berlim para receber o prêmio, não iria. A última vez que fui receber um prêmio acabei na cadeia", em alusão a sua detenção no aeroporto de Zurique. Os Estados Unidos querem sua extradição para que ele cumpra pena por um caso de pedofilia ocorrido em 1977 do qual até mesmo a vítima já o perdoou (link abaixo).
O Escritor Fantasma é um thriller baseado em livro de Robert Harris. Ewan McGregor interpreta um ghost writer para escrever a biografia de um ex-primeiro-ministro britânico acusado de violar os direitos humanos (Pierce Brosnan faz o premiê e Olivia Williams, sua esposa). Depois de aceitar o trabalho, ele descobre que um outro homem, contratado antes para a mesma tarefa, apareceu morto misteriosamente. Os produtores dizem que qualquer semelhança com Tony Blair, que, submisso a George W. Bush, embarcou na aventura da guerra do Iraque, não procede.
A recepção da crítica à nova obra do diretor de O Bebê de Rosemary (1968), Chinatown (1974) e O Inquilino (1976) é das melhores.
Em tempo: o Urso de Ouro em Berlim foi para o turco Semih Kaplanoglu, por Honey, que se passa zona agrícola da Turquia e versa sobre a relação entre pai e filho na comunidade.
Leia também: A vida tormentosa de Roman Polanski , e confira a filmografia do cineasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário