sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Show!




Antes de postar uma crônica sobre minhas difíceis relações com o verão e os insetos, para a série “Pensamento para sexta-feira”, publico esta nota para falar sobre a espetacular atuação de Neymar na vitória do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, pela sexta rodada do Paulistão, por 4 a 1, no velho Estádio Santa Cruz que viu nascer Sócrates. O campeonato estadual está tão ruim que não tenho me animado a comentar. Mas Neymar é impressionante. Depois de apanhar o primeiro tempo inteiro, num jogo em que seu time parecia contaminado pelo calor e pela falta de criatividade e de vontade, o craque que acaba de fazer 20 anos resolveu mudar a história da partida que o Peixe perdia até 31 minutos da segunda etapa.

A marcação implacável, por mais implacável que seja, uma hora acaba cansando. E o Santos praticamente assistiu Neymar destruir sozinho a pesada zaga botafoguense. Ele empatou de cabeça aos 31, em jogada quase idêntica ao gol contra o Palmeiras, cruzamento de Ganso em cobrança de falta; roubou uma bola, driblou a zaga, sofreu pênalti, cobrou e desempatou aos 33. Após receber passe primoroso de Felipe Ânderson, fez um gol de cavadinha que quase quebrou a espinha do goleiro; e fez uma grande jogada dando o quarto gol de bandeja a Felipe Ânderson, retribuindo o passe que recebera no terceiro.

Os gols de Santos 4 x 1 Botafogo:




Observações que não querem calar
:

- Felipe Ânderson dá dinâmica, inteligência, movimentação e criatividade ao meio de campo santista. Penso que ele poderia muito bem jogar na meia direita. Sairia quem? Elano, embora Elano tenha jogado mais adiantado, e portanto melhor, nas duas últimas partidas (contra Palmeiras e Botafogo). Mas ele continua sem a melhor condição (física ou mental).

- Fucile estreou muito bem. Finalmente o Santos tem um lateral direito, que, aliás, pode jogar também na esquerda. Não é à toa que defendeu a seleção uruguaia quarta colocada na Copa do Mundo de 2010.

- O momento é de Alan Kardec, para jogar no ataque com Neymar. Borges tem que segurar o banco por um tempo. Não está resolvendo. Mas Kardec ainda está meio sem saber onde se colocar. Acho que cabe ao professor Muricy arrumar isso.

Nenhum comentário: