terça-feira, 26 de outubro de 2010

Marilena Chaui denuncia possível violência para culpar PT às vésperas da eleição

Em encontro de intelectuais e pessoas ligadas à cultura, estudantes, professores universitários e políticos nesta segunda-feira, 25, na USP, em São Paulo, a filósofa Marilena Chaui denunciou uma possível articulação para tentar relacionar o PT e a candidatura de Dilma Rousseff a atos de violência.

Marilena disse que soube de uma possível ação violenta que seria montada para incriminar o PT durante comício do candidato José Serra na próxima sexta-feira, 29, quando não haverá mais propaganda eleitoral. “Não vai dar tempo de explicar que não fomos nós. Por isso, espalhem pelas redes sociais, divulguem”, pediu a filósofa.

A matéria com a denúncia, de Suzana Vier, foi publicada no site Rede Brasil Atual. Clique aqui para ler na íntegra.

12 comentários:

Mayra disse...

Pois é, a tal da 5ª onda continua. Passou do bolinhagate - que felizmente ficou só no patético espetáculo - e vem mais forte agora como uma possibilidade fantasmagórica, como ameaça de violência anunciada. Juro como estou esgotada e, definitivamente, assustada com o tanto de gente que não se importa com o rumo fascista que tomou a campanha do PSDB - ou que assina embaixo mesmo. Nunca havia sentido esse medo estranho, esse sentimento que deixa a gente à deriva, com a alma devastada. Só tinha visto/sentido isso em filme - naqueles grandes que refletem sobre o fascismo, como o gigantesco Saló, do Pasolini. Bem, já que a Dilma vai ganhar - porque deus tem que existir às vezes e a gente já passou quase 500 anos sob o domínio do demo - já vou fazendo avaliação positiva: foi legal o 2° turno porque não só a gente - petista, mais ou menos petista, não petista que acha legal o que foi feito nesses 8 anos, etc. - se mobilizou como há tempos não fazia, bem como o povo das sombras saiu das sombras e mostrou que existe. Pra mim, que não sabia mesmo da existência desse tipo de atitute radical de direita por aqui, tem sido uma baita oportunidade de esclarecimento sobretudo pro futuro. Saber que há esse tipo de pensamento, e com força, na sociedade brasileira vai ajudar a gente a ficar mais esperta daqui em diante. Espero.

Felipe Cabañas da Silva disse...

A campanha suja do PSDB não tem fim.

Eu estava no ato. Agora que saiu a matéria, mandei pra todos os meus contatos e todas as listas de discussão de que participo.

Mayra disse...

No blog Viomundo saiu artigo genial do Nicolelis traçando um paralelo sombrio entre os governos Bush e a campanha do Serra. Vale a pena ler.

Edu Maretti disse...

Bacana, Felipe. Faltam só quatro dias. Tudo o que puder ajudar da parte de todos nós será bem vindo, desde que de forma pacífica (porque o que eles querem são pretextos para descambar para a linguagem da violência).

E de fato, Mayra, é assustador e esgota. Não imaginei que pudéssemos voltar a viver coisas desse tipo, que nos leva de volta a 1989. O ruim é que isso revela a face assustadora das sombras; o bom é que já estamos mais espertos, temos anticorpos, e conhecemos essa face.

Edu Maretti disse...

O texto citado pela Mayra em comentário acima está neste link:

http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/miguel-nicolelis-uma-coisa-estranha-aconteceu-em-natal.html

Paulo M disse...

Parece que a Folha/Uol decidiu se adiantar sobre uma suposta irregularidade acerca de licitações na linha lilás do metrô, envolvendo o Serra. Ou seja, chutaram o balde, pularam do barco. Precisam agora recuperar a imagem danificada de imprensa investigativa e vigilante. Já era, a Dilma venceu por nocaute e eles sabem disso. Estão tentando consertar o estrago que o Lula e a ex-guerrilheira causaram em suas esculturas de plástico. Parabéns, não aos intelectuais da USP, mas ao povo do Nordeste e do Brasil.

Edu Maretti disse...

Mas olha, Paulo, até o domingo muita coisa pode acontecer. Não se pode ainda considerar as eleições ganhas de modo algum. Tem que trabalhar e estar atento até lá. Eu sou um que está com a pulga atrás da orelha com essas reportagens da Folha e... imagine, até o Jornal Nacional deu essas informações sobre o metrô hoje. Quero crer, como você, que "pularam do barco" reconhecendo a derrota. Mas, como Macunaíma, fico pensando: "aí tem coisa". Como lembrou Mayra acima, "o povo das sombras saiu das sombras e mostrou que existe". Folha, Estadão, Veja e Globo alimentam esse povo.

Victor disse...

Concordo com vcs, com Serra todo cuidado é pouco, depois que uma de suas balas de prata virou uma destruidora bolinha de papel, o que ele não poderá inventar para não perder sua última eleição. Em tempo: Tb estranhei a Globo ter divulgado o escândalo do Metrô.

Felipe Cabañas da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Cabañas da Silva disse...

A CNT/Sensus, que na semana passada foi a única a não detectar o aumento da vantagem de Dilma e dava praticamente empate técnico, acaba de divulgar sua pesquisa: Dilma 58,6; Serra, 41,4.

A Folha jogou a toalha sim. Eliane Cantanhede, que era a tucana mais em polvorosa até dias atrás, que comemorou o segundo turno como uma vitória, já disse que Serra tem 5 dias para conseguir a virada que não conseguiu o ano inteiro. Ou seja, ele precisa de uma bomba.

Se alguém aí leu a Carta dessa semana, não duvida mais que o sr. José Serra pode fazer qualquer coisa para subir a rampa do Planalto. Assim, a denúncia de Marilena Chauí tem muito sentido.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Ah, e não é só a imprensa que está pulando do barco, mas os doadores da campanha também. Serra chegará ao final da campanha endividado até o pescoço, porque com o distanciamento de Dilma a partir da semana passada, doadores que haviam prometido dinheiro pularam fora.

Paga um preço alto o sr. José Serra por sua auto-suficiência. Se isolou no PSDB apostando que bateria Dilma fácil, praticamente sozinho, para não ter depois de compartilhar o poder. E agora sabe que chegou ao fim da linha. Vai virar palestrante. Adeus!

Luciano disse...

Precisa dizer pro SERRA que a Dilma tomou cacetada e foi presa na DITADURA MILITAR.... Uma bolinha de papel na cabeça foi carinho!!! Deviam ter jogado mer** na cabeça dele!!!