quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Brasileirão 2010: faltando dez rodadas, não se pode prever o campeão

Na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro (que se completa nesta quinta-feira), os destaques na minha opinião foram três alvinegros.

O Santos, que, repleto de reservas e jovens da base, destruiu o Fluminense no Engenhão*, fazendo 3 a 0 com show de Zé Eduardo (autor dos três gols, dos quais dois golaços) e Arouca; o Atlético-MG de Dorival Júnior, que, de virada, derrotou o Corinthians por 2 a 1 em Sete Lagoas, numa partida em que o Galo demonstrou ser tecnicamente muito fraco, mas com uma garra que poucas vezes se vê e o apoio impressionante da fanática torcida (com essa pegada, o time não cai); e, como destaque negativo, o próprio Corinthians, que somou apenas dois dos últimos 12 pontos que disputou e cai de produção justamente na reta final do campeonato.

Veja os gols de Fluminense 0 x 3 Santos




Flu, Corinthians ou Cruzeiro?


A situação não está nada boa para os lados do Parque São Jorge. O time, que já não conta mais com Ronaldo, durante a semana perdeu Jorge Henrique (que, com ruptura do músculo, só volta em 2011) e Dentinho, que voltou ao departamento médico após poucos minutos de jogo contra o Galo. Desde a vitória contra o Santos por 3 a 2, o Timão perdeu para Inter (3 a 2) e Atlético-MG (2 a 1) e empatou em casa com Botafogo (1 a 1) e Ceará (2 a 2). Fora tudo isso, a equipe sofre com um desgaste físico visível (o caso mais óbvio é o de Roberto Carlos). E Elias defende a seleção brasileira.

O Fluminense parece que não quer mesmo ser campeão. Mesmo com todos os tropeços corintianos, o Tricolor carioca não decola. Se tivesse vencido o Santos – que, com todos os desfalques e muito diferente do primeiro semestre, demonstrou ser um time superior – teria colocado seis pontos à frente do Timão, que tem um jogo a menos.

**E o Cruzeiro vem logo atrás. Na noite de hoje, tem um difícil duelo contra o Goiás no Serra Dourada. Com um ponto a menos que o Corinthians e quatro atrás do Flu, o Cruzeiro ultrapassa o Timão se vencer esse jogo, e entrará nas últimas dez rodadas em ascensão, ao contrário dos desgastados Corinthians e Fluminense. No domingo, a Raposa recebe justamente o Fluminense, em Uberlândia.

Ainda hoje, tem Palmeiras x Avaí no Pacaembu. Se vencer, o Verdão vai a 42 pontos e continua sonhando com uma vaga na Libertadores, embora o time possa consegui-la pela Sul-Americana.

Reta final

Já os santistas, depois da vitória categórica contra o time de Muricy Ramalho, ainda têm motivos para sonhar. O Peixe, com 42 pontos, teoricamente pode chegar a 45 se vencer o jogo a menos que tem a fazer, na quarta que vem, 13, na Vila, contra o Internacional, mesma data de Vasco x Corinthians no Rio. Mas, antes, Neymar e cia pegam, também em casa, o bom Atlético-PR, também na Baixada, no sábado. O Furacão acaba de perder o técnico Paulo César Carpegiani para o São Paulo.

Na semana que vem, portanto, ninguém terá jogo a menos e aí veremos quem vai ter o fôlego de campeão. Lembrem-se, no ano passado, faltando dez rodadas para acabar o campeonato, o líder era o Palmeiras, com 54 pontos, 12 a mais que o Flamengo, então em sexto lugar. O Rubro-negro foi o campeão, como se sabe.

Veja a comparação entre as classificações de 2009 e 2010 faltando dez rodadas (**após Goiás 0 x 1 Cruzeiro e Palmeiras 4 x 1 Avaí):




















*Ao falar do jogo Flu 0 x 3 Santos, escrevi que havia sido no Maracanã. Errei. Foi no Engenhão. Atualizado às 14h38.

** (atualizado à 00h 55): O Cruzeiro venceu o Goiás no Serra Dourada na noite desta quinta, 7, por 1 a 0, e assumiu a vice-liderança do Brasileiro.
** O Palmeiras, mesmo goleando o Avaí no Pacaembu, por 4 a 1, continuou em 9° lugar, atrás de Santos e Grêmio, com os mesmos 42 pontos, pelos critérios de desempate.

5 comentários:

Gabriel Megracko disse...

A situação do Peixe ainda é bem menos difícil que a do rubro-negro em 2009.

Victor disse...

Bom, já tinha guardado a bandeira...então vamos lá...Santoooooossssss....Santooooosssss....heheh

Felipe Cabañas da Silva disse...

o corinthians precisa desesperadamente de um atacante, senão pode se concentrar em garantir a vaga para a libertadores. Além do mais, o Jorge Henrique não é um simples atacante. É uma das peças principais do time. Um homem que faz absolutamente tudo dentro de campo, ataca, marca, volta para ajudar a defesa, apóia os laterais e ainda faz gols de placa. E já faz por merecer vaga na seleção brasileira.

Até a contusão do Jorge Henrique eu tinha certeza absoluta que seríamos campeões. Agora, passo a ter dúvidas. Se o Ronaldo voltar, e voltar bem, talvez ainda possamos chegar lá.

Gabriel Megracko disse...

Na minha modesta opinião (mas para deixar registrado), os times da ponta do brasileiro serão - não sei em que ordem - Santos, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras... e talvez o Flu e o Inter. Acho que o Timão despenca. Mas não há motivo de preocupação... sou só um poeta amador opinando sobre futebol.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Meu caro amigo Gabriel, eu bebo e vc fica embriagado.

Grêmio???
Palmeiras???

O Santos eu até aceito, mas de resto, acho que vc está tirando sarro, ou então exagerou na pinga...