segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Brasileiros adiam decisão. E o estado de São Paulo volta a afirmar: sou ignorante e reacionário

Dilma Rousseff não ganhou no primeiro turno. A notícia não é tão ruim, pois é quase impossível que perca a eleição no segundo round daqui a quatro semanas.

Quando vi o presidente Lula admitir hoje de manhã que poderia haver segundo turno, achei que haveria mesmo [esse texto foi postado na madrugada de segunda-feira, para mim ainda domingo...*] . Arredondando, Dilma ficou com 47%, Serra com 33% e Marina com 19%.

Em 2006, Lula também não levou no primeiro turno: teve 48,61% dos votos válidos, contra 41,63% de Geraldo Alckmin. A situação dos tucanos em 2006 era melhor do que hoje. Mas, em 2010, há o fator Marina Silva. A esquerda dissidente há 4 anos era Heloísa Helena, que teve apenas 6,85% dos votos (6,6 milhões). Na eleição de hoje, Marina Silva (uma estranha dissidente da esquerda, abraçada pela direita e pela mídia) recebeu 19% (19,6 milhões de votos). Uma votação surpreendente. Mas seus eleitores esperam mais do que um apoio acrítico a Serra. Vai ser interessante saber o que a suposta discípula de Chico Mendes tem a declarar, e para onde vão seus quase 20 milhões de votos – o lado de cá ou o lado de lá?

A campanha de Dilma Rousseff errou feio, ao entrar na onda da despolitização. Preferiu jogar pelo 0 a 0. Marina Silva aproveitou esse vacilo e levou a eleição ao segundo turno. Conseguiu roubar muitos votos que Dilma não conquistou pela falta de um mínimo de agressividade. E que Serra não conquistaria porque não tem de fato um discurso decente, nem proposta clara para o país.

Sobre São Paulo: é triste ser paulista. Que povo reacionário, e ignorante. Mais uma vez Alckmin. Tiririca, com mais de 1,3 milhão de votos, o deputado federal mais votado! E quase que nem Marta Suplicy se elege para o Senado. Foi por pouco. Muitos dos que votaram em Marta anularam o segundo voto para senador, por discordarem do segundo candidato da chapa, Netinho de Paula, que, como político, é um ótimo enganador. E o voto nulo acabou sendo decisivo. Não fosse ele, o estado teria colocado, no Senado, Aloysio Nunes Ferreira e o tal Netinho de Paula.

Os bons ventos vêm do Rio Grande do Sul e da Bahia, dois grandes colégios eleitorais, que elegeram Tarso Genro e Jaques Wagner.

E vamos então ao segundo turno, pelo Palácio do Planalto.

Leia também: 

Do Jornal JÁ, de Porto Alegre: Vitória de Tarso abre nova era na política gaúcha

*atualizado às 21h45

6 comentários:

Victor disse...

Finalmente é preciso entender que pesquisa indica tendência e nunca é exata. No meu balanço, ganhamos o primeiro turno, apesar dos boatos e escândalos produzidos pela mídia e pela internet.
A Marina uniu os empresários ditos verdes da classe média e os evangélicos dispersos, para mim esta foi a sua diferença. Até onde eu a conheço ela é ética e não combina com o jeito de ser do PV. Acredito que ela se filiou porque era o partido que mais se adequava ao seus objetivos, pois no PT ela não tinha mais espaço para crescer.
No meu ponto de vista Dilma vai ganhar no segundo turno é por isso que vou lutar. Ganhamos e vamos confirmar.
O Netinho e o Tiririca eu concordo com vc Edu. Acho que o pior é o Netinho, ele não vai desistir.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Vladimir Safatle escreveu um artigo muito bom hoje na Folha sobre a situação política dos verdes, chamado "Marina Silva em Wall Street". O título já diz muito, mas ele analisa internacionalmente a situação política dos verdes e mostra como os "ambientalistas" foram migrando da esquerda para o centro incorporando setores do "empresariado sustentável", e, instalados no centro, passaram a defender teses econômicas liberais. Na Alemanha, por exemplo, mostra como os verdes estão muito mais próximos da CDU (partido da Angela Merkel) que do tradicional partido social-democrata (SPD). No final das contas, na europa, os verdes têm uma grande parcela de participação no desmonte do estado de bem estar social.

Se o Chico Mendes estivesse vivo talvez cuspisse na cara da Marina Silva.

Há muito tempo eu disse aqui nesse blog que votaria Marina Silva. Obviamente, acordei para a farsa do PV a tempo de não jogar meu voto na lata do lixo.

Eu espero que ela tenha a hombridade de ficar neutra e não declarar apoio ao Serra.

Felipe Cabañas da Silva disse...

Sobre o tiririca e o Alckmin, vou me poupar de comentar para não estragar meu dia. Mas alguém precisa estudar o voto Tiriricalckmin, que parece ser a cara do "povo" de São Paulo.

Edu Maretti disse...

Acho que não podemos falar com o fígado agora. Temos 27 dias para sacramentar a eleição. Temos que manter o foco, como se diz no esporte...

Atacar Marina, estrategicamente, não será producente agora. Dilma precisa manter seus 47,6 milhões de votos e conseguir mais uns 3,5 milhões dos 20 milhões de Marina. O PT precisa sair da defensiva e politizar a campanha. Desmentir as mentiras e boatos. Temos que unir forças e ganhar votos até a vitória!

Abraços

Victor disse...

Quem deve ser atacado, que tem que correr atrás é o Serrágio. Quem deve se explicar porque mente é ele. E ele tem muita coisa para explicar, do que fez e do que não fez. O governo Dilma/Lula tem muita coisa para mostrar, realizou e fez bem. Ele só tem abacaxi. A questão número 1 e que a imprensa vai aumentar os boatos de Dilma e diminuir o erros de Serra. Mas os Blogs Progressistas revelarão as armações insistentemente. A Dilma vai ganhar no segundo turno.

Victor disse...

Tem um artigo interessante do diretor do Instituto Sensus dizendo que o efeito Marina foi menor do que parace, para ele a abstenção no Norte e Nordeste foi o motivo principal.