terça-feira, 5 de outubro de 2010

Abel pode estar chegando à Vila Belmiro. Ele é o cara?

Segundo matéria do jornal O Estado de S. Paulo, “a convicção da diretoria do Santos e do técnico Abel Braga de que tudo vai caminhar bem nas próximas semanas para que ele assuma a equipe é tão grande” que o treinador “já dá até palpites na formação do grupo para 2011”.

Abel está no Al Jazira, dos Emirados Árabes. Seu contrato vai até maio e a multa é de US$ 2 milhões, mas cai pela metade em dezembro. Abelão declarou na semana passada que, em dezembro, talvez resolva na conversa e consiga sair sem multa. Disse ainda: “Já treinei os quatro grandes do Rio, Inter, Atlético-MG, Atlético-PR e ainda quero trabalhar em São Paulo”, ao Jornal da Tarde. Como o time do Morumbi acaba de contratar Paulo César Carpegiani, seu destino pode se confirmar mesmo como sendo a Vila Belmiro.

Das opções cogitadas, entre as quais também Paulo Autuori, me parece que Abel é o melhor nome.

As grandes conquistas de Abel Braga foram a Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 2006, pelo Internacional. Até então, o treinador não tinha um cartel de títulos muito rico, tendo conquistado dois estaduais no Paraná (com Atlético Paranaense em 1998 e Coritiba, em 1999), e dois no Rio de Janeiro (Flamengo em 2004 e Fluminense, em 2005).

Em 2004, ele era o técnico do Flamengo quando o Rubro-negro perdeu a final da Copa do Brasil para o Santo André, no Maracanã, por 2 a 0, naquela que “foi a maior decepção na minha carreira”, segundo declarou na época.

Abel é também conhecido pelo temperamento forte.

PS (atualizado às 17h25): À ESPN Brasil, o treinador desmentiu os contatos com o Peixe. "Não conversei com o Santos. Tenho emprego aqui, um contrato em vigor".

Um comentário:

Olavo Soares disse...

Tenho minhas dúvidas. Abel faz parte daquela lista de técnicos "irregulares", da qual Autuori é o maior expoente: já foi campeão do mundo, mas também já deu vexames de deixar Nelsinho Baptista com inveja.