quinta-feira, 28 de março de 2013

De Mirassol e Palmeiras – e de como se vai longe pensando em goleadas históricas



Mirassol 6 x 2 Palmeiras

Reprodução
Gilson Kleina: "Temos que levantar a cabeça"
Perder do Mirassol de meia dúzia a dois não é toda hora que acontece, pra nenhum time. Ainda mais sendo o goleado o Palmeiras. Nem o Verdão jogar sem oito titulares justifica o gigante tomar sova tão implacável (Maurício Ramos, Vilson, Leandro Amaro, Henrique, Souza, Maikon Leite, Kleber Pinheiro e o eterno Valdivia não atuaram). "Temos que levantar a cabeça", disse o técnico Gilson Kleina. Deu dó mesmo foi do zagueiro Márcio Vinícius, moleque ainda, zagueiro. Foi o primeiro jogo profissional do guri. Aos 40 segundos de jogo já fazia seu gol de estreia na carreira. Um gol contra. Haja terapia. Torço pra que o garoto se refaça do trauma.

Mas goleadas assim servem pra alguma coisa. Por exemplo, faz pensar em como o Santos de Muricy tem dificuldade em fazer gol. Não fez nenhum no Alviverde, na Vila, enquanto o poderoso Mirassol fez 6 só no primeiro tempo. Jogo engraçado esse Mirassol 6 x 2 Palmeiras. Todos os 8 gols marcados no primeiro tempo.

A segunda coisa em que um placar estranho como esse me faz pensar é em goleadas inesquecíveis. Lembro de algumas:

São Paulo 2 x 7 Portuguesa – Campeonato Brasileiro (20/09/1998) – lembro de ouvir a notícia do resultado ao ligar o rádio. Motivo de comemoração. “Grande Lusa”, pensei.

Palmeiras 2 x 6 Fluminense - Brasileiro (7/11/2001) – me recordo porque eu estava desempregado. Foi um jogo num horário imbecil, dessas invenções típicas dos gêenios que gerem o futebol brasileiro. Era um dia de semana, no meio da tarde.

Vasco da Gama 7 x 1 São Paulo - Brasileiro (25/11/2001) – ou será esse de cujo resultado ouvi a notícia ao ligar o rádio, e não o São Paulo 2 x 7 Portuguesa acima? Fiquei em dúvida. Mas com certeza também foi motivo de comemoração.

Palmeiras 2 x 7 Vitória - Copa do Brasil (23/04/2003) – não me lembro deste jogo a não ser de assistir aos gols, sendo que o último foi o goleiro Marcos dando um frango, meio que como se disse: “vai tomar no...”

Santos 8 x 1 Guarani - Copa do Brasil (14/04/2010) – até postei no blog sobre esse jogo, no contexto do aniversário de 98 anos do Santos F. C., no mesmo dia dos 8 a 1 (neste link). Foi no ano da graça de 2010, quando o Santos de Neymar e Ganso encantava o Brasil e o Peixe depois veio a ser campeão da Copa do Brasil.

Ah, e já ia esquecendo...

Corinthians 7 x 1 Santos (06/11/2005) – Brasileiro – bem, esse foi do Brasileiro de 2005, a maior esculhambação da história do futebol brasileiro, o dos 11 jogos anulados pelo então presidente do STJD Luiz Zveiter (algo jamais visto em campeonato algum), o campeonato em que circulou o nome do russo Boris Berezovsky, representado no Brasil pelo iraniano Kia Joorabchian, o Grande. Berezovsky, acusado de envolvimento com a máfia russa, morreu na semana passada, sob circunstâncias ainda não esclarecidas. Foi encontrado morto no banheiro de seu apartamento, em Londres.

Como se vai longe pensando em grandes goleadas!

Um comentário:

Paulo M disse...

Foi uma lavada ontem. Sem análises. Se servir pra lavar a alma...

Minha contribuição com a lembrança de duas goleadas históricas nas quartas de final que marcaram a Libertadores em 95 e fizeram surgir uma grande rivalidade:

Grêmio 5 x 0 Palmeiras
Palmeiras 5 x 1 Grêmio

O time gaúcho ganhou o título.